É possível vencer a ansiedade sem medicamento?

  • Vencer a ansiedade sem medicamentos é possível?
  • Técnica de relaxamento é a aposta dos pesquisadores
  • Mindfulness é uma das opções disponíveis

A ansiedade já é considerada o mal do século. Alguns estudos apontam que a necessidade com que se consome e com que se deve produzir e essa típica agilidade da vida moderna seja o seu principal fator desencadeante. Independente do que de fato a causa o que se te atualmente é uma busca incansável por meios de se vencer a ansiedade.

Leia mais

Descubra alimentos que são proibidos para seu o seu pet

Emagrecimento Saudável: Sinto fome o dia todo, por quê?

Muitos pacientes diagnosticados com o Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou TAG, como também é conhecida, sabe muito bem dos problemas que o nervosismo e a espera pelo futuro causam. São estes pacientes também os mais interessados em como vencer a ansiedade. Todos nós sabemos, entretanto, que há medicamentos no mercado indicados para estes pacientes e para pessoas com quadros ansiosos. São os medicamentos conhecidos como ansiolíticos.

Todavia o que abordaremos neste post é a possibilidade de atenuar os sintomas e quem sabe até mesmo vencer a ansiedade. Isto é, sem o uso de medicamentos. Mas seria possível? Seria possível vencer a ansiedade com mudanças e terapias corporais e ou comportamentais? É isso o que vamos descobrir juntas.

Vencer a ansiedade, conhecendo o problema e as abordagens

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Segundo dados da organização cerca de dezoito milhões de brasileiros convivem com o transtorno. Para quem desconhece a ansiedade como um problema (visto que é uma característica ou capacidade humana natural) o mesmo se configura como uma crescente e constante preocupação com o futuro, com o que está por vir.

Os tratamentos como adiantamos são fundamentados em medicamentos e terapia. Mas há outras frentes que podem ajudar quem sofre a lidar com o problema.

De acordo com estudos desenvolvidos por uma universidade de Colúmbia nos Estados Unidos, algumas técnicas de relaxamento são promissoras. Ou seja, podem auxiliar significativamente na melhora dos sintomas o que poderíamos caracterizar com uma vitória sobre a doença.

Dentre as técnicas que foram estudadas podemos mencionar o ioga e o mindfulness por exemplo. De acordo com os estudos que foram realizados estas técnicas se tornam efetivas pois auxiliam no desenvolvimento do auto controle e também do pensamento positivo. Como sabemos estas são características importantes para se vencer a ansiedade.

Quais as abordagens estudadas para vencer a ansiedade?

Você deve estar se questionando sobre mais informações acerca das técnicas que foram analisadas pelos pesquisadores norte americanos e vamos te ajudá-la.

Ioga: o ioga é uma pratica indiana milenar que consiste na execução de asanas (posições do ioga) e de meditação. Desta forma, tem como premissa de ação o controle da mente de modo a esvazia-lá em busca de paz interior, dentre outras coisas.

Mindfulness: essa técnica tem se popularizado. Cada vez mais temos ouvido falar de seus benefícios e meios de execução. Em tese é excelente para o combate a ansiedade. Mas como sabemos cada indivíduo reage de maneira diferente a cada um dos estímulos com os quais interage.

Resumidamente podemos esclarecer que o mindfulness é uma técnica de treinamento. Técnica esta que visa prender a sua mente ao momento presente. Desta maneira isso dificulta que a mesma viva em constante preocupação com o futuro.

Apesar disso…

vencer a ansiedade

Apesar de trazermos aqui duas opções comprovadamente eficazes para atenuar e ou mesmo vencer a ansiedade não estamos defendendo a interrupção do tratamento medicamentoso. Isso caso seja administrado. De maneira periódica as técnicas podem sim eliminar a necessidade de medicamentos ansiolíticos mas somente um médico responsável poderá fazer esta avaliação.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

É possível vencer a ansiedade sem medicamento?

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

2 respostas para “É possível vencer a ansiedade sem medicamento?”

  1. […] É possível vencer a ansiedade sem medicamento? […]

  2. […] É possível vencer a ansiedade sem medicamento? […]