Como acostumar o seu gato a outro gato?

  • Cheiros, cheiros e mais cheiros
  • Cômodos separados é uma alternativa de aproximação entre gatos
  • Brinquedos podem facilitar a aproximação e o convívio

Quem é tutor de um animal de estimação sabe que não há nada mais difícil do que acostumar um gato a um novo membro da família. Também não é nada fácil introduzir o gato a um ambiente com outros pets.

Leia mais

É possível vencer a ansiedade sem medicamento?

Cross training: Conheça e veja os benefícios da prática

Quando temos um cachorro e fazemos a adoção de um novo animal o máximo que vai acontecer é uma cheirada aqui, outra acolá e nada além disso.

Agora para quem é tutor de gato a introdução de um novo membro a família não é nada fácil, ainda mais quando se trata de um outro gato. Arranhões aqui, outros ali, mas será que é possível introduzir um novo mascote de maneira pacífica?

O seu gato e o seu novo pet

seu gato

A forma como você coloca para o seu gato a chegada de um novo animal ao lar pode ditar todo o relacionamento que eles terão no futuro. Desta forma, a introdução é fundamentalmente importante.

A regra geral para estes casos é que o animal seja introduzido de modo a não gerar estresse tanto para ele próprio quanto para o seu gato. Já adiantamos que para tanto, será necessário paciência e muita dedicação.

A dica mais interessante neste primeiro momento antecede a chegada do novo membro a família. E há duas coisas que podem ser feitas. Uma delas é introduzir a manta do novo pet a cama do seu gato. Isso fará com que o animalzinho que já está em casa se acostume com a presença de outro animal, entretanto sem sentir medo ou intimidação quanto a sua presença física.

Este truque pode dar certo porque os gatos possuem um excelente olfato. Se aproveitando desta característica inclusive você pode em contrapartida levar uma camiseta sua, com o seu cheiro para o local onde o gato está antes da adoção. Desta forma, ele se acostumara com o ambiente e com o seu cheiro.

O Feliway pode ajudar

seu gato

Se você está passando pelo processo de introduzir um novo gato a sua casa talvez o Feliway possa ajudar. O Feliway é um produto que pode ser comprado em casas de ração e afins. Ele simula um feromônio que promove no gato alívio das tensões e do estresse o que pode facilitar o processo de introdução de um novo gato para o seu gato.

Embora não apresente um preço muito atrativo (o Feliway mais o seu difusor pode ser adquirido pelo preço médio de R$170) os resultados são bem satisfatórios.

Outras opções mais em conta são sprays com essa mesma finalidade. Estes sprays podem ser encontrados com preço médio de trinta a quarenta reais.

Um gato, um cômodo, dois gatos, dois cômodos

seu gato

No início da aproximação do seu gato com outro é indicado que cada um fique em um cômodo da casa. O seu gato que já reside com você deve ficar onde sempre ficou e o novo gatinho deve ser alojado em um outro cômodo. Mas nada de deixá-lo sozinho. Sempre vá visitá-lo para que ele saiba que agora esta é a sua casa.

Este cômodo deve conter uma caminha para que o animal possa descansar. Água e ração para que possa se alimentar. Uma caixa de areia também deve ser colocada longe da água e da comida. Isso faz com que o gato assimile que há locais para as suas necessidades fisiológicas e para se alimentar.

Brinquedos também são muito bem vindos. E por falar em brinquedos, a hora da brincadeira é um excelente momento para que os animais sejam introduzidos juntos. Trate os dois pets de maneira igualitária. Quando interagirem juntos lembre-se de acarinha-lós ou até mesmo ofertar o alimento favorito do seu gato a ambos. Isso faz com que o gato que já estava em casa assimile a interação com o novo gatinho como algo prazeroso por conta de seu alimento favorito.

Comentários

Uma resposta para “Como acostumar o seu gato a outro gato?”