Diferenças da educação EAD e presencial: qual escolher?

  • Conhecendo a educação a distância
  • Quais as diferenças entre uma e outra?
  • Qual escolher?

Há quem se interesse pela EAD (Educação a Distância). Mas fica em dúvida na hora de se decidir pelo estigma que pode ser criado antes de a conhecer. Também existe pessoas que têm certo preconceito. Preconceito este de achar que a educação a distância não tem o mesmo valor o diploma de uma educação presencial.

Leia mais

Hipocondria: o medo de adoecer

Gripe ou resfriado? Saiba como identificar

Mas as pessoas que assim pensam talvez não tenham conhecimento sobre a educação a distância. Uma vez que essa modalidade de ensino tem leis, diretrizes e bases de educação assim como a presencial. Isso para que o objetivo, que é a aprendizagem do estudante, seja realmente alcançado.

Conhecendo a educação EAD

Dentre estas legislações estão, a mesma carga horária de uma educação presencial; avaliações periódicas presenciais exigidas pelo MEC (Ministério da Educação). Por este motivo a EAD também pode ser chamada de semipresencial, já que é assim que deve ser.

Entre outras atividades que uma educação deve ter para avaliar a aprendizagem do aluno, como notas mínimas de provas e trabalhos, além da frequência mínima também estão presentes no EAD.

Agora se você continua desconfiado, com medo e com um pé atrás por ainda não ser uma forma de ensinamento e aprendizagem muito habitual. Isso se comparado a mais comum até hoje, a presencial, mesmo diante de tanta tecnologia. Temos um exemplo que podemos dar:  a educação a distância tem o mesmo valor que a presencial e não tem nenhuma rejeição dentro de concursos públicos pelo diploma.

Quais os prós e contras em relação a educação presencial?

Em contrapartida, alguns pesos e medidas devem ser analisados na hora de tomar esta decisão. Essa decisão deve ser embasada através do seu autoconhecimento. Uma vantagem da EAD que a presencial já não tem é que você pode flexibilizar e adaptar suas aulas conforme sua disponibilidade de horário.

Por outro lado, algumas pessoas dizem não ter tanta disciplina com o planejamento e a administração do seu tempo sozinhas. Dependendo, desta forma, de um estímulo para isto, como ter um horário fixo para sair de casa e estudar.

Ou seja, este é um fator que tem muita relevância na hora de se decidir entre uma EAD ou educação presencial. Você é do tipo que não tem problema em montar seu próprio horário sem que alguém, como um professor, tenha que o controlar? Neste caso, talvez a EAD seja uma opção para você.

Pontos a se considerar

ead

Outros fatores são muito relevantes na hora desta importante escolha. Dentre eles o fato de algumas pessoas precisarem de outros tipos de estímulos para aprenderem. Como um professor podendo o auxiliar e o ajudar em caso de dúvidas, um ambiente que não seja o seu quarto, com outros alunos e que haja interação. Com isto lhe jogo outra pergunta para te ajudar a se decidir. Você tem dificuldade de concentração em seu quarto sozinho, tendo como auxílio e ajuda materiais como áudios, apostilas e exercícios? Isso ao invés de um professor?

Se a resposta também for sim, talvez você se encaixe nesta forma de aprendizagem e formação. Se você se identificou ou não e ainda não conseguiu tomar sua escolha, vamos a alguns outros fatores sobre o EAD.

Quem já estudou presencialmente, não era habilitado e não tinha veículo próprio, sabe que a única saída acaba sendo ônibus com passe de estudante. O passe estudante alivia mais o orçamento, que naturalmente já é apertado ou van escolar. Esta que acaba saindo menos em conta, mas tem mais comodidade e segurança, por pegar na porta e deixar na porta de casa, o que é ainda melhor em dias de chuva ou para quem estuda a noite.

Outra questão a favor, é a alimentação, que no caso de quem vai direto do trabalho para o curso ou faculdade, por exemplo, também acaba gastando mais, o que pode ser evitado com uma EAD.

Comentários

Uma resposta para “Diferenças da educação EAD e presencial: qual escolher?”

  1. […] Diferenças da educação EAD e presencial […]