Doenças que podem se manifestar pelos nossos olhos

  • Os nossos olhos dizem muito mais sobre nós do que podemos imaginar
  • Desde câncer a toxoplasmose são apenas algumas das doenças que atingem o sistema ocular

Há quem acredite que os olhos sejam afinal espelhos da alma. Certamente isso parece muito poético, mas mais do que espelhos da alma, os olhos também são espelhos de como anda a nossa saúde.

Hoje falaremos de algumas doenças que apresentam os seus sintomas através de nossa visão. Caso estes pequenos sintomas sejam ignorados você estará colocando a sua saúde em risco. Mais do que isso estará colocando também a sua visão em risco. Muitos problemas que identificamos em nossos olhos por vezes não são apenas problemas na visão. Muitos destes problemas, como visão turva, embaçada, desconforto na região dos olhos, podem esconder outros problemas. Falaremos sobre isso neste post.

Leia mais

Diferenças da educação EAD e presencial

Jejum prolongado pode ser prejudicial à dieta

A primeira doença que se manifesta pelos olhos quando em estado avançado é a tuberculose. Isso mesmo, embora seja pouco conhecido a tuberculose pode se manifestar pelos olhos.

Tuberculose e a saúde dos seus olhos

A tuberculose muita gente conhece como sendo uma doença característica do sistema respiratório. Atinge os pulmões e dentre os seus principais sintomas estão a falta de ar, a tosse e a dificuldade em respirar. Contudo, quando em estágio mais avançado sem tratamento inicial, o Koch, bactéria responsável pela tuberculose pode mudar a sua atuação. Essa bactéria pode se alojar então no globo ocular e causar danos irreversíveis como cegueira, por exemplo.

Para evitar que a bactéria de Koch chegue ao olho o tratamento deve ser iniciado ao primeiro sintoma de tuberculose.

Câncer

O câncer é outra doença que pode causar sintomas visíveis em nossos olhos. A propósito, a retinoblastoma é um tipo de câncer comum as crianças e se manifesta como uma névoa no olho quando exposto à luz artificial. Assim como no caso da tuberculose, o diagnóstico precoce garante cura e reversão dos sintomas apresentados.

Outro tipo de câncer que também pode apresentar sintomas no olho é o câncer de hipófise.

O câncer de hipótese causa um crescimento anormal que pode pressionar o nervoso ocular.

Toxoplasmose e os sintomas em nossos olhos

A toxoplasmose é uma doença causada por uma parasita de nome tão difícil quanto o parasita toxoplasma. Este parasita pode entrar em contato com nós através principalmente de alimentos no qual o processo de higiene foi deficiente. Também é comum a exposição quando há o contato com fezes de gatos.

Os sintomas iniciais estão longe dos olhos e envolve desde febre, a coriza e cansaço. Sintomas que podem levar facilmente a confundi-la com gripe.

Quando em estado elevado de desenvolvimento os sintomas se tornam mais severos e se manifestam também nos sistema ocular. Causando vermelhidão aparente, inflamação e dor. Sem tratamento pode causar igualmente cegueira.

Com atendimento médico já nos primeiros sinais o tratamento é extremamente simples e não há danos permanentes. Quando identificada no estágio inicial a toxoplasmose pode ser totalmente combatida com antibióticos.

Dengue, chikungunya e Zika também são alguns exemplos

olhos

Estamos em diversos estados da federação, sofrendo com epidemia de dengue. Um dos principais sintomas tanto da dengue quanto da chikungunya é a dor atrás dos olhos. São sintomas iniciais e extremamente incômodos.

A Zika por sua vez há estudos que cerca de 50% dos infectados pelo vírus desenvolveram conjuntivite. A relação ainda não é conhecida.

Qualquer um destes três quadros clínicos devem ser diagnosticados pelo médico para que o tratamento seja iniciado.

Caso apresente algum dos sintomas que possam indicar dengue, zika ou chikungunya não tome nenhum medicamento por conta própria. Isso porque a automedicação nunca deve ser uma opção.


Publicado

em

por