Gripe ou resfriado? Saiba identificar cada um deles

  • Saiba como identificar uma gripe e um resfriado
  • É resfriado?
  • Formas de contagio

Estamos na melhor época do ano para a gripe, ou seria resfriado? Sintomas como dores no corpo, febre, dor de garganta e tosse podem ser presente nos dois casos tanto na gripe quanto no resfriado. O que dificulta a diferenciação de cada uma delas. Mas será que há diferença? É sobre isso que falaremos hoje.

Leia mais

Dicas para poupar sem sofrimento

A importância do desmame no tratamento com psicotrópicos

Para muitas pessoas a diferença entre um ou outro, gripe ou resfriado está justamente no eventual agente causador. Sendo a gripe resultado do contato com o vírus que a transmitiu e o resfriado de chuvas e outras exposições que fazemos. Mas será que assim?

É gripe ou resfriado?

Para determinar se é gripe ou resfriado é preciso conhecermos cada um dos dois. A gripe é de fato causada por um vírus que pode ser do tipo A ou do tipo B. Dentro desses tipos, temos outros subgrupos, no caso do tipo A temos a mais conhecida e perigosa gripe, a H1N1. No caso do tipo B temos a menos comum, Yamagata por exemplo.

Os sintomas presentes na gripe costumam aparecer cerca de três a quatro dias após a exposição ao agente infeccioso. Os sintomas mais recorrentes costumam ser febre alta, dores no corpo, tosse, dor de garganta, indisposição dentre outros. Na gripe, há uma consistente indisposição e a necessidade de repouso.

A gripe também é responsável por desencadear outros problemas, dentre eles um bastante grande e muito comum, a pneumonia. A pneumonia se não tratada a tempo e adequadamente pode levar a morte. Além de poder desencadear novos problemas como a pneumonia, a gripe também pode agravar quadros já existentes. Dentre eles temos quadros de asma e histórico de problemas cardíacos. Assim sendo a gripe se torna mais grave e mais perigosa que o simples resfriado.

É resfriado!

Ao contrário do que muita gente imagina o resfriado também é ocasionado por um vírus, só que no caso dele os vírus que podem desencadeá-lo são os mais diversos, não se limitando, desta forma, ao tipo A e B.

Os sintomas que o resfriado apresenta também são mais amenos do que de uma gripe. Costumam ser desde tosse, coriza, febre, espirros e correlatos.

Formas de transmissão e sua sazonalidade

Seja gripe ou resfriado as formas de transmissão dos dois se assemelham bastante. Ambos podem ser transmitidos por meio de gotículas espalhadas por pessoas contaminadas. Pode ser passadas por meio de espirros, tosse, beijos, e também por meio do contato com objetos infectados. Objetos infectados também podem transmitir a doença. No caso de objetos nos referimos a objetos que receberam gotículas de alguém infectado.

A gripe, ao contrário do resfriado é mais comum no outono e também no inverno, isso por conta das características dos vírus que a transmite. No caso do resfriado o seu contágio pode acontecer durante todo o ano. Em ambos os casos podemos ter um predomínio da manifestação de ambas no inverno. Isso acontece porque nessa época as pessoas tendem a permanecer em lugares fechados.

Grupos de risco

gripe ou resfriado

Os grupos de risco são mais especialmente destinados para casos de gripe. Os grupos de risco são constituídos por doentes crônicos, idosos, crianças dentre outros e são as pessoas mais vulneráveis ao contágio da gripe por conta de deficiências em seu sistema imunológico.

O resfriado todavia não tem diretamente um grupo mais propenso a ele, e pode atingir desta forma, qualquer pessoa. Contudo, como mencionamos anteriormente, seus sintomas são mais leves e a sua recuperação costuma ser mais rápida.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Gripe ou resfriado? Saiba identificar cada um deles”

  1. […] É gripe ou resfriado? Descubra aqui […]