Emagrecimento saudável: Como ajudar alguém a emagrecer?

  • Emagrecimento saudável e o conselho de terceiros
  • O que eu devo fazer?
  • Só hoje nunca mais

Dieta é uma coisa um tanto quanto complicada para ser feita e principalmente para dar resultado. Para se ter uma ideia quando pensamos em emagrecimento saudável as dietas estão entre as técnicas para emagrecer mais fadadas ao fracasso.

Isso acontece porque as dietas pregam uma guerra declarada com os alimentos que gostamos, estabelecendo muitas vezes uma relação conturbada e nada saudável com o que comemos. Nos tornamos paranoicos e dificilmente os resultados veem.

Leia mais

Por que fazer terapia?

É gripe ou resfriado? Descubra aqui

Ainda é por meio das dietas que estamos mais propensos ao efeito safona uma vez que não passamos por um processo de reeducação alimentar. Estamos apenas restringindo determinados alimentos (muitas vezes proibir um alimento pode despertar ainda mais a vontade de consumi-lo) tornando-os verdadeiros vilões.

Mas essa questão daria um outro post, aqui falaremos de como ajudar alguém a emagrecer de maneira saudável.

Emagrecimento saudável, estamos fazendo isso certo?

Você não deve comer isso, você deve praticar atividades físicas diariamente. Você precisa restringir o consumo de açúcar, já cortou o refrigerante? Pese-se diariamente para ver as suas variações de peso. Quão motivado você se sente se estivesse tentando emagrecer e ouvisse esse tipo de conselho ou dica?

Por mais que esse tipo de comentário seja um tipo de conselho, mais tende a desmotivar do que motivar alguém que está tentando emagrecer.

Mas por que isso acontece? Você deve estar se perguntando. De acordo com o nosso próprio exemplo você se sentiria desmotivado e isso já seria uma prova contundente do quão desmotivador podem ser essas declarações. Contudo, temos ainda mais uma prova de que realmente ouvir estes conselhos não tem nada de aconselhador. Veja, quando ouvimos conselhos indiscriminados de alguém que não recebeu nossa autorização para dá-los criamos uma certa resistência quanto a mensagem passada. Distanciando o receptor da mensagem passada pelo interlocutor.

Pior do que afastar o receptor da mensagem proposta ainda temos a chance que o indivíduo crie um comportamento oposto ao aconselhado. Essa característica vale para todas as áreas da nossa vida e não apenas para o processo de emagrecimento. Entretanto, nessa área, de busca pelo emagrecimento saudável a resposta pode ser desastrosa. Além de evitar a perda de peso, ainda pode levar o indivíduo a engordar e acabar ainda mais frustrado com o seu processo de emagrecimento saudável.

Mas o que fazer então?

emagrecimento saudável

Antes de mais nada é preciso que a pessoa esteja disposta a emagrecer. A emagrecer e a entrar de cabeça em um processo de emagrecimento saudável. Isso porque de nada vai adiantar você estar sedento para ajudar, se a pessoa não tiver tomado essa decisão por si própria.

Por isso é preciso que a pessoa esteja pronta para o seu processo de emagrecimento por seu próprios motivos. A partir de então, descubra se a pessoa precisa de sua ajuda e dos seus conselhos. Não tem nada pior do que sair dando conselhos a torto e a direito sem permissão para isso. Se a pessoa permitir que você a auxilie no processo de emagrecimento saudável evite os discursos prontos e antigos. Discursos como, você pode ficar doente desse jeito, você tem que gostar do seu corpo como ele é. Ou ainda, emagrecer para que? Obviamente sabemos que esse comportamento não ajudará em nada.

Se você possui uma relação próxima com a pessoa que está tentando emagrecer evitar chamá-la para comer pode ser uma boa opção. Ou então levá-la para comer em locais onde as opções não pesariam em seu plano alimentar. E nunca, em hipótese alguma diga “só hoje”, ou “só um pedaço”, isso pode minar a determinação e principalmente os resultados.

Comentários

Uma resposta para “Emagrecimento saudável: Como ajudar alguém a emagrecer?”

  1. […] Como ajudar alguém a emagrecer de maneira saudável? […]