Sensibilidade: a dor de dente pode ser um importante sinal

  • A sensibilidade dentária o que é
  • Tratamentos utilizados
  • Dicas de como evitar

A sensibilidade nos dentes pode ser um problema extremamente incomodo. Imagine você abrir feliz e contente a geladeira. Encontrar um lindo e suculento pedaço de bolo e na primeira mordida sentir aquele arrepio.

Aquela dor que dura o tempo suficiente para ser incomoda e despertar a nossa atenção. Você deve estar pensando, possivelmente que essa dor ao comer um pedaço de bolo pode ser originada por conta do bolo estar gelado, entretanto essa não é a causa.

Leia mais

Empréstimo pessoal, consignado e com garantia: qual a melhor opção?

Dicas para que você comece a correr hoje mesmo

Veja, normalmente o tipo de sensibilidade mais comum que conhecemos é desencadeada pela ingestão de alimentos extremamente gelados, ou em alguns casos, alimentos muito quentes. Mas sabia que também é possível sentir essa mesma sensação com alimentos doces?

Pois é! A irritabilidade ou dor ao ingerir alimentos doces, assim como alimentos gelados ou quentes pode ser um alerta para a sensibilidade. É preciso estar atento.

Mas o que vem a ser a sensibilidade?

A sensibilidade dentária nada mais é do que essa dor ou incomodo ao ingerir alguns alimentos, como vimos, alimentos doces, quentes ou gelados.

É ocasionada quando a dentina que normalmente fica protegida pelo esmalte do dente acaba ficando exposta. Essa exposição pode ser desencadeada tanto por retração da gengiva, que acaba expondo um pouco mais o seu dente, como também por fraturas ou rachaduras nos dentes, assim como a perda de restaurações feitas.

O que causa a sua sensibilidade?

Descobrir o que causa a sensibilidade dentária em você é fundamental para tratar o problema. Todavia será necessário que você procure um profissional de sua confiança para que ele possa avaliar o seu caso e indicar os melhores tratamentos possíveis.

Por isso nada de enrolar e postergar o tratamento, quanto mais cedo você consultar um dentista mais rápido e eficiente acaba sendo o tratamento.

Se as dores que você sente se concentram apenas no momento em que estes alimentos são ingeridos (alimentos quentes, ácidos, gelados ou doces) possivelmente o uso de cremes especiais e aplicação de doses de flúor podem ajudar a tratar o problema.

Agora caso a dor seja mais prolongada e traga ainda mais incomoda será necessário avaliar a gravidade e a extensão do problema para poder tratá-lo. Nestes casos pode ser indicado aplicações de flúor tão como a realização de restaurações nos dentes comprometidos.

Embora a solução possa parecer simples nunca, em hipótese procure soluções caseiras para o problema da sensibilidade dentária. Este post tem apenas o instituto informativo e não exclui uma consulta com um profissional especializado.

Como evitar a sensibilidade?

sensibilidade

Saber as causas do problema e como o tratamento é feito é importantíssimo. Mas saber como evitar o problema é fundamental.

1º Tenha uma ótima higiene bucal: essa pode parecer uma dica óbvia mas é importante ressaltar. Boa parte dos problemas em nossos dentes, se não todos, poderiam ser evitados com uma boa higiene bucal. Por isso tenha extrema atenção ao escovar os dentes. Assegure que está usando fio dental de maneira correta.

Tão como o fio dental é indispensável o uso de cremes próprios para dentes sensíveis e enxaguante bucal.

2º A escolha da escova é importante: tenha atenção redobrada ao escolher a sua escova. Prefira sempre escovas de cercas macias. Escove os dentes de maneira suave. Evite colocar força durante a escovação.

3º Espere trinta minutos antes de escovar os dentes: o ideal é esperar ao menos trinta minutos da sua refeição para escovar os dentes. Esse tempo deve ser respeitado principalmente após a ingestão de alimentos ácidos. Uma vez que a escovação apenas ajuda a friccionar o ácido ainda mais nos dentes.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Sensibilidade: a dor de dente pode ser um importante sinal”

  1. […] A dor de dente pode ser um sinal de sensibilidade […]

  2. […] A dor de dente pode ser um sinal de sensibilidade […]