Natural x Artificial: Qual o melhor adoçante?

  • Exageros na ingestão de açúcar x O uso do adoçante
  • Adoçantes como uma opção saudável
  • Qual escolher?

Seja para manter o peso ou mesmo por conta de nossa saúde nós travamos de fato uma guerra com o açúcar e isso tem uma explicação. O Brasil se comprometeu a diminuir o uso de açúcares nos produtos industrializados para fazer com que a população diminua consequentemente a sua ingestão.

Esse compromisso foi assumido com a Organização Mundial da Saúde, a OMS uma vez que segundo dados o brasileiro ingere mais açúcares diariamente do que a dose recomendada que corresponde a apenas 10% das nossa ingestão calórica diária.

Leia mais

Dicas de como emagrecer após o parto

Remédios naturais para acabar de vez com a ansiedade

Em números absolutos, com base na ingestão calórica de um adulto que é de 2000 kcal, o ideal seria que no máximo 200 kcal fosse oriundo de açúcar. Ou seja, 50grs. Um valor considerado baixo se formos analisar a nossa alimentação diária.

Veja um exemplo simples, três torradas integrais tem praticamente 5% deste valor recomendado para o dia todo.

E os adoçantes?

Já pensou em poder usufruir do sabor adocicado do açúcar sem se submeter aos seus malefícios? Essa é a premissa básica dos adoçantes que tem a cada dia ganhado mais é mais adeptos. Segundo dados de uma pesquisa norte americana o consumo cresceu cerca de 200% nos últimos anos.

De acordo com a mesma pesquisa praticamente 40% da população usa regularmente algum tipo de adoçante. Contudo, se analisarmos novamente a nossa alimentação teremos uma triste surpresa. Até mesmo os alimentos que prometem ter um percentual de açúcar menor em sua composição utilizam adoçante e açúcar, resultando em um número muito superior ao indicado para o nosso consumo.

No Brasil não é possível determinar quão o consumo de adoçante pode ter aumentado nos últimos anos. O que se sabe é que a busca por hábitos de vida mais saudáveis tem crescido e como resposta ao problema da obesidade muitos têm se conscientizado sobre os exageros e descompassos a mesa.

Com o crescimento no número de usuários, cada vez mais o mercado tem diversificado as opções de consumo. Se antes encontrávamos no mercado apenas adoçantes feitos com sacarina, hoje temos stevia, sucralose dentre inúmeros outros como xilitol.

Qual adoçante escolher?

adoçante

Claramente com moderação os adoçantes são melhores que o consumo do açúcar de fato. Contudo, qual o melhor? Os naturais possuem vantagem sobre os artificiais?

Quando falamos em adoçantes naturais estamos falando daqueles extraídos da natureza, como por exemplo o próprio xilitol que é originário do milho e de inúmeros outros vegetais. Os artificiais são feitos por meio de substâncias químicas processadas em laboratório.

Se você não abre mão dos adoçantes naturais saiba que eles não apresentam praticamente nenhuma diferença significativa em relação as versões artificiais e por isso todo o uso deve ser feito de maneira moderada evitando, desta forma, exageros.

Não é porque estamos utilizando adoçantes que devemos abusar do seu uso uma vez que pode acostumar o nosso paladar com esse sabor extremamente doce.

Listamos abaixo os mais conhecidos e utilizados adoçantes do mercado. Entretanto, o uso ou a escolha por um deles deve levar em conta apenas o seu paladar porque nutricionalmente são muito semelhantes.

Sacarina: o mais comum e o mais barato. A sacarina sódica também é um dos adoçantes mais antigos do mercado, sendo uma das opções artificiais.

Sucralose: assim como a sacarina é um adoçante sintético, feito a partir da sacarose. Este adoçante tem o poder adoçante até 500x maior do que a sua matéria prima.

Stevia: o primeiro adoçante natural da nossa lista é produzido partir da flor de Stevia. Podendo substituir o açúcar em toda e qualquer preparação.

Xilitol: o xilitol é um adoçante também natural como a stevia, sendo encontrado nas fibras de muito vegetais. Sendo comumente produzido a partir do milho e da framboesa.

Comentários

Uma resposta para “Natural x Artificial: Qual o melhor adoçante?”

  1. […] Qual o melhor adoçante? Artificial ou Natural? Você vai se surpreender com a resposta […]