Hidratação: Dicas para que você passe a beber mais água

  • Problemas que a falta de hidratação pode ocasionar
  • Dificuldades para perder peso podem estar atreladas a baixa ingestão de água
  • Como beber mais água diariamente

Você já deve ter visto que a recomendação é de que deveríamos ingerir dois litros de líquidos diariamente. Isso para a boa hidratação, entretanto boa parte deste valor deve ser de água. Você acha que não tem se hidratado o quanto poderia? Tem mantido sua ingestão muito abaixo do recomendado? Separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Leia mais

Qual o melhor adoçante? Artificial ou Natural? Você vai se surpreender com a resposta

Dicas para facilitar a lavagem de suas roupas

Por que eu devo me hidratar?

Sabemos que a água é fundamental para a nossa existência, entretanto o conhecimento dessa informação não nos faz beber mais água, pelo contrário. Há quem não abra mão de um copo de refrigerante e um suco.

É preciso destacar aqui os riscos que a desidratação pode provocar no nosso organismo. O que praticamente ninguém sabe é que a falta de água além das famosas pedras nos rins pode levar até mesmo a morte em casos extremos.

Se você é destas pessoas que passam horas sem ingerir um único gole de água, veja abaixo alguns riscos sob os quais você está se expondo.

Mudanças na temperatura do seu corpo: quando a hidratação está abaixo do esperado o seu corpo pode sofrer com alterações em sua temperatura normal.

Mau funcionamento do sistema digestivo: Intestino lento? Baixa absorção de nutrientes mesmo em uma dieta balanceada? Saiba que isso pode ser resultado da pouca ingestão de água e da baixa hidratação. Quando o nosso corpo passa a trabalhar com menos água do que o necessário não somos capazes de produzir as enzimas necessárias, nem mesmo o suco gástrico para uma boa digestão e plena absorção dos nutrientes.

Dificuldade para perder peso: Está tentando de todo o jeito perder peso, mas, não tem conseguido? Talvez o fracasso da dieta esteja justamente na pouca hidratação. Com a falta de água às vezes o nosso corpo emite a mensagem de que estamos com fome quando é apenas sede. Desta forma, acabamos ingerindo mais alimentos do que de fato precisamos.

Agora que você já sabe alguns dos riscos da desidratação, separamos algumas dicas para que você comece a beber mais água.

Comece o dia com um copo de água e melhore sua hidratação

hidratação

Se você acha muito difícil beber água durante o dia, tente começar logo pela manhã com este hábito. Desafie-se a beber pelo menos 500 ml’s antes de sair para o trabalho, enquanto se arruma.

No início se você não tem o costume de beber água, 500 ml’s pode ser um verdadeiro desafio, com a pratica constante você se habituará e poderá até mesmo começar a beber mais água do que estes 500 ml’s iniciais.

Você gosta de chás ou bebe suco?

hidratação

Quem tal antes de fazer a ingestão de qualquer coisa (exceto as refeições principais como almoço e jantar) ingerir um copo de água?

Nós devemos fazer pequenos lanches de três em três horas, entre o café da manhã e o lanche da manhã tente encaixar um copo de água, talvez dois. Essa ingestão fará com que você consuma até menos alimentos.

No caso das refeições principais respeite o tempo mínimo de meia hora antes ou depois de comer.

Utilize garrafas no trabalho

hidratação

O simples movimento de termos de buscar água pode nos desmotivar a beber. Por isso leve garrafinhas de casa para deixar na sua mesa de trabalho para que possa beber durante o expediente.

Leve garrafas com um litro e desafie-se a beber durante o dia. Só o fato de olhar o dia todo para a garrafa sabendo que deveria estar bebendo-a pode fazer com que você se esforce mais.

Inicialmente será difícil beber totalmente a garrafa enquanto está no trabalho. Mas não desista, você só vai mudar este hábito se passar a ingerir mais água diariamente.