Entenda porque a pipoca é mais saudável do que muitas frutas

Não há quem resista aquela pipoquinha durante um filminho em casa ou no cinema. A pipoca é sem dúvida um dos melhores aperitivos que temos atualmente. E não apenas em questão de preço, praticidade e sabor, mas além disso principalmente pelos benefícios que pode trazer para o nosso corpo.

Embora não pareça, ela é extremamente benéfica. Contudo, o seu rico valor nutricional só tornou-se conhecido recentemente. Um dos estudos mais sobre estes benefícios foi lançado em 2013. Muito pouco tempo não é mesmo?

Leia mais

Invista no consumo de biomassa de banana verde e desfrute de seus inúmeros benefícios

Como organizar o seu banheiro improvisado

Apenas para citar alguns benefícios, a pipoca é rica em fibras, vitaminas do complexo B e acima de tudo é uma poderosa aliada no processo de emagrecimento (isso graças a sua alta concentração de fibras).

A forma de preparo diz tudo

Você já tentou estourar sua apenas com calor? Isso mesmo, apenas a panela quente e milho? Isso parece uma loucura para você? Mas é justamente o excesso de óleo, de sal ou qualquer outro tipos de condimento artificial que pode anular de uma vez os benefícios que a pipoca apresenta. Além de certamente torna – lá mais caloria do que ela é de fato.

Cem gramas de pipoca têm apenas 31 kcal. Preparada com óleo, entretanto, esse valor mais do que dobra em relação a mesma quantia feita.

Para fazer a sua pipoca e desfrutar de todos os seus nutrientes para o preparo no fogão, apenas coloque o milho em uma panela com tampa. Mexa a panela tampada regularmente. Esse é o segredo, em poucos minutos você vai ouvir o milho começar a estourar surpreendentemente.

Agora que você já sabe como fazer de modo mais saudável. Sem sal ou óleo, conheça os seus benefícios. Em caso de pipoca industrializada, como as de microondas atenha-se a quantidade de sódio e as calorias.

O melhor aperitivo

A pipoca tem fama de que engorda, mas é considerada um dos melhores aperitivos que você pode consumir naquela roda de amigos ou em casa entre uma refeição e outra. Ao contrário dos salgadinhos, amendoim e outros aperitivos, ela  tem uma boa quantidade de fibra, poucas calorias e gorduras.

Saciedade e digestão

Não poderíamos começar a falar dos benefícios sem falar da sua direta relação com a sensação de saciedade. Como sabemos isso acontece graças às fibras presentes neste alimento.

Com o consumo de pipoca você se sentirá saciado por mais tempo evitando a produção do hormônio da fome e consequentemente acabará consumindo menos alimentos.

E por falar em fibras, elas atuam diretamente no processo digestivo melhorando todo o trânsito intestinal.

A pipoca, os radicais livres e as doenças cardiovasculares

A pipoca é rica em um antioxidante denominado polifenóis. Um poderoso antioxidante natural. A cada porção de pipoca você estará ingerindo cerca de 3g de polifenóis, praticamente o dobro do encontrado em algumas frutas e hortaliças, o que deixa à pipoca a frente de muitas opções que você julgaria como saudáveis.

Os antioxidantes em nosso organismo previnem a ação dos radicais livres que levam a degeneração progressiva das células. A baixa de antioxidantes pode levar a um quadro de oxidação celular que resulta em danos sérios e progressivos a órgãos vitais do nosso corpo e consequente do coração.

Se você não deixa nada no balde de pipoca, mas acaba logo em seguida se arrependendo quando as cascas grudam em seus dentes, não se preocupe. Segundo especialistas o consumo das cascas aumenta a sua ingestão de polifenóis que podem inclusive atuar na prevenção do câncer.

Tenha mais energia e disposição

pipoca

Pode parecer curioso atrelar o consumo de pipoca a uma maior disposição e energia, mas sim, isso realmente acontece. A pipoca é rica em tiamina e niacina que juntas facilitam a conversão de carboidrato em energia, ou seja, o que você consome diretamente se transforma em energia disponível para queima. Você se sente revigorado e mais disposto.

Comentários

2 respostas para “Entenda porque a pipoca é mais saudável do que muitas frutas”

  1. […] Entenda porque pipoca é mais saudável do que muitas frutas […]

  2. […] Entenda porque pipoca é mais saudável do que muitas frutas […]