Entenda porque você não deve usar o seu shampoo no seu pet

  • Entenda o que é a humanização pet e os riscos dessa atitude
  • Risco do uso de cosméticos em animais de estimação
  • O que o ph tem haver com tudo isso?

É quase impossível achar alguém que não goste de cachorros, ou melhor ainda, tenha um. Considerado o melhor amigo do homem, os cachorros estão sempre presentes em nossa vida. Seja um pet que você teve na infância, ou um cachorro de rua que você se familiarizou.

Esse amor, muitas vezes é expresso de maneira errada. Muito se ouve sobre a humanização dos animais de estimação, atitude que pelo bem do próprio animal não deve acontecer.

Entenda a humanização pet

pet

Quando adotamos ou mesmo compramos um animal de estimação ele começa a integrar a família. Não há nada de errado nisso, pelo contrário. Quando adotamos, compramos, trazemos um animal para casa edevemos tratá-lo muito bem, somos responsáveis por ele.

O problema se esconde quando deixamos esse “fazer parte da família” transformar o animal em um humano. Vamos explicar isso melhor. As pessoas passam a ver e a tratar o animal como se fosse  humano, parte da família. É basicamente como ver o seu cachorro como um filho.

Os riscos da humanização pet são terríveis. Para falar apenas alguns, o cachorro passa a sofrer com a falta de socialização. Com roupas e trejeitos humanos, o cachorro acaba não sendo bem aceito em grupos com outros cachorros. Embora seja um animal doméstico, onde você tem apenas um animal, o convívio e a socialização para os pets são importantes.

Outro grande problema da humanização é que ao aproximar o animal das nossas características, não respeitamos as dele. Em outras palavras, quando você dá ao seu cachorro a sua comida, deixa de fornecer a dele que é, ou deveria ser, balanceada para dar ao pet todos os nutrientes necessários para o seu pleno desenvolvimento.

Evite a humanização, trate o seu animal de estimação como membro da família, mas respeite as suas limitações. No máximo uma roupinha para ajudá-lo no frio e nada além disso.

Sobre o uso de cosméticos humanos em seu pet

pet

Devemos nos preocupar com a higiene de nosso cachorro ou gato tão quanto nos preocupamos com a nossa, para falar a verdade, deveríamos nos preocupar ainda mais, devido ao pelo, e as variáveis da espécie e as suas necessidades.

Muitos tutores até os mais prestativos e atenciosos podem acabar “caindo nessa”, neste erro. O uso dos cosméticos humanos em nossos animais. Produtos destinados a nós, não devem ser usadas nem mesmo em último caso em nossos animais.

Quais os riscos?

pet

Quando aplicamos nossos produtos em nosso pet, um dos menores riscos que o expomos são irritações e alergias no couro. Uma vez que o produto não é próprio para ele e não atende as especificidades de sua espécie.

Cremes, talcos, sabonetes, shampoos, condicionadores, apresentam um ph (o ph pode ser entendido como a unidade que expressa o nível de acidez de um determinado produto que será aplicado em uma determinada superfície) não compatível com o ph animal.

A pele humana apresenta ph médio de 5,2. Enquanto o do seu cachorro é um ph de 6, dos felinos o ph é ainda mais alto, em torno de 7.

Por que o ph é importante?

pet

Quando você aplica um creme, talco, shampoo ou qualquer outro cosmético com o ph diferente do médio para você ou para o seu animal de estimação, você estará causando um desequilíbrio. O ph tem a função de inibir o crescimento de bactérias e mantém a nossa pele, e no caso do nosso cachorro ou gato (o couro) natural e saudável.

Quando desequilibrado o ph pode resultar em pele seca e sensibilidade deixando propensa a infecções, doenças de pele, isso vale para o seu pet também.

Comentários

2 respostas para “Entenda porque você não deve usar o seu shampoo no seu pet”

  1. […] Entenda porque você não deve usar o seu shampoo no seu pet […]

  2. […] Entenda porque você não deve usar o seu shampoo em seu pet […]