Veja Quais São Os Hábitos De Cozinha Que Você Deve Mudar Agora Mesmo

Hábitos são dessas coisas que a gente sabe que são bem difíceis de mudar.

Veja Quais São Os 6 Problemas Da Sua Casa Que Você Pode Resolver Usando Vinagre

Aprenda Em 10 Dicas Como Reaproveitar O Espaço Interno Das Portas Do Seu Armário

Mas, embora não haja solução mágica para isso, você pode, com algum esforço e alguma atenção, perceber que sua vida pode melhorar caso comece a pensar em estabelecer algumas novas regras para o seu trabalho na cozinha, seja lá como for ele: cotidiano, esporádico, gourmet ou trivial.

Abaixo, listamos algumas coisas que merecem sua atenção na hora de ir para a cozinha e que podem ser alteradas para você aproveitar melhor a sua estada por lá e ainda contribuir com os cuidados com a sua própria saúde e com o meio ambiente.

Lavar alimentos na pia é um dos hábitos prejudiciais à nossa saúde

Muitas vezes a gente nem se dá conta que lavar alimentos na pia pode ser um hábito mais prejudicial do que positivo para a nossa saúde. Isso se deve a um elemento muito simples, mas que pode comprometer todo o processo da dita lavagem.

Você lava a pia antes de lavar alimentos nela?

A gente nem percebe, mas esse lugar é um grande acumulador de resíduos que podem e certamente irão mais sujar o seu alimento e contaminá-lo do que efetivamente higienizá-lo.

Assim, ainda que a correria do dia-a-dia seja intensa, vale mais a pena colocar dentro da pia uma bacia ou mesmo uma panela ou pote e lavar o alimento dentro dela. Pelo menos dessa forma você se certifica da limpeza do lugar antes de tentar limpar outra coisa dentro dele.

Lavagem e higienização de tábua de corte de carne

Conforme se usa uma tábua de corte é evidente que ela também será suavemente cortada, criando ranhuras em sua superfície. E, seja como for, se de madeira ou de plástico, uma tábua de carne usada pode conter bactérias altamente prejudiciais à nossa saúde e requer uma atenção muito especial.

Assim, quando você for usar a sua tábua de corte, é muito importante que imediatamente após o uso ela seja lavada com detergente e vinagre de álcool. Isso faz com que você evite a proliferação de bactérias no interior dessas ranhuras, o que pode comprometer – e muito – a sua saúde.

É bem importante nesse processo de lavagem que você se habitue a não deixar a tábua dentro da pia nem mesmo deixar-se enganar pelo “deixei de molho”. Isso tudo vai fazer com que a sua comida seja, além de saborosa, muito saudável e muito mais segura, se o assunto for higiene e qualidade.

Latas e caixas abertas não podem ter lugar na sua geladeira

Por mais tentador que seja comer um pouco de um doce ou de uma caixa de leite condensado e guardar o restinho para depois dentro da geladeira, esse hábito pode se tornar um sério problema para a sua saúde e para todos os alimentos que estão armazenados no refrigerador.

Quando você abre uma caixa ou uma lata de alguma coisa que seja armazenada dessa forma, você rompe também as barreiras de proteção daquele produto com o meio.

Assim, é bem importante que, para evitar qualquer tipo de contaminação da sua comida toda que está dentro da geladeira, você transfira sempre o conteúdo de uma caixa ou lata para um recipiente de vidro ou de plástico antes de colocar ali, uma vez que assim você garante mais durabilidade de tudo que está ali guardado.

A forma com que você lava seus panos de prato pode ser também um perigo para sua saúde

Não importa se seu pano de prato tem as bordas de crochê ou a pintura manual feita por sua tia avó: ele deve ser o seu melhor amigo quando na cozinha, não uma fonte de proliferação de bactérias.

Saiba: geralmente panos de prato são coisas mais repletas de bactérias que até mesmo a tampa de um vaso sanitário – o que você, definitivamente, não quer para a sua cozinha e nem para a sua vida.

Então, crie o devido hábito de trocá-los diariamente ou em, pelo menos, dias alternados para garantir a minimização de bactérias e outros microrganismos nocivos para a sua saúde, que podem ficar presentes até mesmo quando você lava seu pano de prato de forma inapropriada.

A forma ideal é reservar água quente e água sanitária para a lavagem, deixando também por um tempo de molho antes de enxaguar e estender para secar.

Para descartar o óleo, é uma péssima ideia despejá-lo no ralo da pia

Uma simples gota de óleo é capaz de contaminar milhares de litros de água e torná-la imprópria para o consumo, além de ser absolutamente poluente para o meio ambiente, além de ser um grande problema para os encanamentos da sua casa, que podem entupir com frequência considerável dada a gordura.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Veja Quais São Os Hábitos De Cozinha Que Você Deve Mudar Agora Mesmo”

  1. […] Veja Quais São Os Hábitos De Cozinha Que Você Deve Mudar Agora Mesmo […]