5 Dicas Importantes Para Organizar De Vez O Seu Guarda-Roupa

Você sabe que o guarda-roupa merece tanta atenção quanto qualquer outra parte da casa, certo?

Aprenda 7 Tutoriais De Decoração Para Fazer Em Casa

Veja Quais São As 13 Coisas Que As Pessoas Sempre Reparam Quando Vão À Nossa Casa

Então hoje é dia de conferir as dicas de especialistas em organização para deixar tudo no seu devido lugar e acabar de vez com a bagunça na sua casa e criar um ambiente harmonioso e agradável em cada espacinho da sua casa.

1 – Quando for arrumar o guarda-roupa, tire tudo mesmo de dentro dele

E não importa se o seu armário serve também para guardar outras coisas. O ideal é tirar tudo mesmo de dentro dele ao mesmo tempo, porque assim você sabe exatamente quanto tem de cada tipo de roupa, de roupa de cama, sapatos, acessórios, bolsas e tudo mais.

A melhor forma de organizar isso é verificar no armário qual é o melhor lugar para colocar cada tipo de peça e já entender de qual forma é melhor guardar, já que cada tipo de peça tem um volume bem diferente e quantidades bem diferentes.

Assim, vale a pena entender e organizar seu armário a partir desses pressupostos da quantidade, volume e melhor forma de guardar.

2 – Pratique também o desapego na hora de organizar tudo

A premissa de que as peças que não foram usadas no último ano nunca mais serão usadas vale sempre a pena lembrar, porque, saiba: a metade das roupas que você tem dentro do seu armário estão prontas para nunca mais serem usadas.

Então é bem importante que você, na hora de organizar seu guarda-roupas, já deixe por perto três sacolas: uma para a doação, uma para fazer ajustes e outra que vai diretamente para o lixo. Assim você já sabe o que precisa ser feito com aquelas roupas excedentes e impede que elas voltem para seu armário.

E é bem importante também manter um objetivo: todas as peças que saírem do armário para a sacola de doação, não devem voltar para ele. As que forem para a sacola do lixo, devem ir no mesmo dia para o seu posto de coleta. A terceira sacola, a de ajustes, só pode ter peça dela voltando para o armário depois de ser mesmo ajustada.

 

3 – Categorizar é importante

Depois que você já tirou tudo do armário e tirou tudo o que não vai voltar para dentro dele, chegou a hora de criar categorias de roupas. Aqui sugerimos o seguinte:

  • Camisas
  • Camisetas
  • Calças sociais
  • Calças jeans
  • Calças de outros materiais casuais
  • Vestidos curtos
  • Vestidos longos
  • Roupas de praia
  • Roupas íntimas
  • Pijamas
  • Saias
  • Shorts
  • Sapatos
  • Bolsas
  • Acessórios

Seguindo esse esquema de separação, agora é possível verificar qual parte do guarda-roupa é melhor para acomodar tudo, já que isso deve estar associado imediatamente à quantidade de cada uma.

As gavetas são os lugares ideais para guardar as suas peças de roupa íntima, bem como seus pijamas. Já as prateleiras são ideais para colocar as roupas mais pesadas, como calças e malhas.

Depois, para colocar os vestidos, vale a pena investir em cabides mais finos, o que acaba por ocupar menos espaço no armário e ainda proporciona melhor organização das peças.

4 – Veja quais são as melhores dobras para cada tipo de roupa

Quando fazemos as pilhas tradicionais, sempre que vamos puxar uma peça de baixo, acabamos por desarrumar todo o resto das roupas que estavam por cima dela.

Quando colocamos tudo em gavetas – como no caso das camisetas – conseguimos pegar exatamente a peça que queríamos, sem que todo o resto da gaveta seja desarrumada.

Assim, vale a pena investir em um modelo diferente de arrumação para manter tudo no seu devido lugar, mesmo quando a vida estiver corrida: dobre tudo na forma tradicional e faça mais uma dobra pelo meio. Aí então arrume de forma que as peças fiquem enfileiradas ao invés de sobrepostas.

Já quando o assunto for arrumar os sapatos, organize-os por cor. Assim, ainda que você não tenha uma grande sapateira, você consegue arrumar tudo de forma que fique sempre acessível e fácil de manter organizado.

5 – Aproveite todos os tipos de organizadores

Quando você investe em organizadores, acaba tornando mais fácil de organizar as suas peças, já que ele acaba retendo boa parte da possível bagunça quando delimita um espaço para cada coisa.

Assim, quando começar a pensar em arrumar tudo, já providencie colmeias para calcinhas e meias, para que você coloque cada peça em um espaço em que ali ela também vá ficar.

Outra coisa interessante é já providenciar também caixas organizadoras, plásticas, em que você possa colocar itens que são menos usados, tais como cachecóis, lenços, luvas e gorros.

Em outra, você pode também organizar seus lençóis e colchas, de modo que sempre fique fácil já puxar um conjunto inteiro (que você pode dobrar e colocar dentro da fronha correspondente para deixar tudo ainda mais perfeitinho).


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “5 Dicas Importantes Para Organizar De Vez O Seu Guarda-Roupa”

  1. […] 5 Dicas Importantes Para Organizar De Vez O Seu Guarda-Roupa […]

  2. […] 5 Dicas Importantes Para Organizar De Vez O Seu Guarda-Roupa […]