Produção de velas ecológicas

Velas

O preço da parafina usada para fazer velas artesanais está disparando no mercado e a alta já passa dos 30%. Com isso está surgindo no mercado uma emulsão feita a partir de produtos vegetais como a soja, arroz, palma ou o girassol para substituir a parafina.

“A matéria-prima ecológica é uma tendência”, diz o presidente da Abrafave, Jozarba Cavalcante Rodrigues. Segundo ele, o material está se firmando como uma opção ao uso da parafina, derivada do petróleo e fabricada exclusivamente pela Petrobras. Hoje, 5% das velas produzidas no País usam a matéria-prima vegetal. “O viés é de alta, já que as empresas usam a cera na produção das velas aromáticas e decorativas, que é o segmento que mais cresce”, diz Rodrigues.

Segundo estudos levantados, o setor de velas artesanais movimenta certa de 700 milhões de reais por ano e 40% são de micro e pequenas empresas do setor.

Uma das indústrias que fabricam este tipo de emulção é a Megh Ceras e Emulsões.  É um mercado que ainda está começando e deverá crescer muito para poder abastecer o mercado.

Nota: Na fabricação de velas não se utiliza emulsões. Comercializamos o produto Meghwax CAW 100 como alternativa a parafina.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - FranciscoEm: outubro 10, 2008 | Em Vela Parafina  | Tags: , , ,  

55 respostas para “Produção de velas ecológicas”

  1. JOCELI disse:

    onde posso encontrar a tal materia prima ecologica para fabricação de velas.

  2. Arnaldo disse:

    como posso fabricar velas feita com esses materias ecológicos? e quem pode me fornecer os produtos? Agradeço.

  3. edson dos santos disse:

    Achei muito interressante o rpoduto ecologico gostaria de saber mais noticias e onde eu posso compralos

    obrigado

    edson

    • Natalia disse:

      Boa noite,
      utilizo massa para velas a mais de 6 anos, e vou passar algumas coisas que aprendi, primeiramente existe diferença entre a massa para velas e o sebo hidrogenado, a massa para velas, tem o ponto de queima e o ponto de derretimento mais proximos da parafina e portanto você poderá utilizar um volume maior dela na mistura (40% a 60%). Ja no sebo hidrogenado consegui utilizar no maximo 40%. Por ser uma gordura (isto vale tanto para as gorduras animais ou vegetais) elas tendem a oxidar (amarelar) portanto é muito importante que não ultrapasse 90 graus no aquecimento. Me dei bem quando acrescentei 2 cabos a mais no barbante da vela, pois obtive uma luminosidade melhor do que com a parafina e acabei com escorrimento. Na produção tire o excesso com a mistura ainda mole, importante dizer que como a densidade da massa é um pouco maior do que a parafina, tenha um agitador no tanque da mistura (pode ser uma pá de madeira) por fim, se for utilizar sebo hidrogenado ou a massa para velas, compre de fornecedores que desodorisem o produto, para evitar mal cheiro na queima da vela, aconselho a Priante Industrial, pois eles tem um ótimo produto sem variações de lote para lote.

  4. Donizete dos Santos disse:

    Gostaria de saber se esse produto ecológico pode ter aplicação industrial na área de tintas à base de água, como texturas e massas corridas, por exemplo.

    Donizete dos Santos

    Aparecida de Goiânia – GO.

  5. deolinda disse:

    moro em porto alegre rio grande do sul e gostaria de saber onde adquirir o produto megh waxcaw 100 para produzir velas ecológicas obrigado

  6. Thais de Andrade disse:

    Gostei muito dessa massa pronta para velas. Mais qual a proporção dessa massa para cada kg de parafina?

  7. Gabriel Pine disse:

    Olá a todos, já trabalhei com a tal parafina derivada da soja, o manuseio é semelhante a tradicional porem possui uma textura mais aveludada.

    Alem de ser uma opção diferenciada, contribuimos com o meio ambiente, não utilizando derivados do petroleo.

    Para os Paulistas, podem encontrar na Casa das Essências, foi onde encotrei, só que na filial de Campinas.

    Abraços.

    Gabriel.

  8. carmen santos disse:

    olá. Faço velas para igrejas e gostaria de saber onde comprar matéria prima para vela ecológica. O produto serve para fabricação de velas para igreja?

    Pode fabricar vela branca?

    O processo é o mesmo da parafina?

    Tipo de corante?

    Aguardo resposta no meu e-mail se possivel.

    Obrigado pela atençao.

    Carmen

  9. Francisco serr&atild disse:

    Olá a todos,

    estou a contactar a partir de Portugal.

    Gostaria de saber onde posso comprar a matéria prima da vela ecológica, preços, se o processo de fabricação é o mesmo da parafina, se os corantes podem ser os mesmos, etc.

    Obrigado pela atenção.

    Francisco Serrão

  10. Rosana Messias disse:

    Olá, moro em Vinhedo e gostaria de saber onde encontro esse material que substitui a parafina na confecção de velas. Já faço velas artesanais hà alguns anos e gostaria de saber também se o modo de fabricação é o mesmo.

    Agradeço muito e aguardo resposta

    Rosana Messias