O preço da parafina usada para fazer velas artesanais está disparando no mercado e a alta já passa dos 30%. Com isso está surgindo no mercado uma emulsão feita a partir de produtos vegetais como a soja, arroz, palma ou o girassol para substituir a parafina.
“A matéria-prima ecológica é uma tendência”, diz o presidente da Abrafave, Jozarba Cavalcante Rodrigues. Segundo ele, o material está se firmando como uma opção ao uso da parafina, derivada do petróleo e fabricada exclusivamente pela Petrobras. Hoje, 5% das velas produzidas no País usam a matéria-prima vegetal. “O viés é de alta, já que as empresas usam a cera na produção das velas aromáticas e decorativas, que é o segmento que mais cresce”, diz Rodrigues.
Segundo estudos levantados, o setor de velas artesanais movimenta certa de 700 milhões de reais por ano e 40% são de micro e pequenas empresas do setor.
Uma das indústrias que fabricam este tipo de emulção é a Megh Ceras e Emulsões. É um mercado que ainda está começando e deverá crescer muito para poder abastecer o mercado.
Nota: Na fabricação de velas não se utiliza emulsões. Comercializamos o produto Meghwax CAW 100 como alternativa a parafina.
Comentários
55 respostas para “Produção de velas ecológicas”
[…] no mercado velas que usam apenas cera de parafina, derivada de petróleo. Já há inclusive velas de emulsão vegetal – à base de soja, arroz, palma ou […]
[…] no mercado velas que usam apenas cera de parafina, derivada de petróleo. Já há inclusive velas de emulsão vegetal – à base de soja, arroz, palma ou […]
Estimados,
Estamos desenvolvendo cera vegetal aora fabricação de velas. Caso tenha interesse entre em contato [email protected]