Receitas de inseticida natural

Para produção de produtos naturais, sem agrotóxicos, tem várias receitas caseiras e muito usadas pelos agricultores de produtos orgânicos. Os produtos cultivados sem o uso de inseticidas são uma opção saudável de cultivo e trazem muitos benefícios para a saúde da população.

sem agrotóxicos

Saiba como espantar moscas com produtos que você tem em casa

Use o óleo de citronela como repelente natural para insetos

Macerado de alho

Esmagar 10 dentes de alho em 2 litro de água e deixar descansando por treze dias. Misturar em 20 litros de água e pulverizar nas plantas atacada por pulgões.

Camomila

Fazer um chá com as flores da camomila e aplicar nas plantas. Serve como estimulante para plantas fracas. Combate várias doenças.

Coentro

Bater 200 gramas de folhas de coentro no liquidificador com 1 litro de água e pulverizar as plantas. Combate ácaros (pequenos aracnídeos – da família da aranha) e pulgões (são insetos muito pequenos, geralmente sem asas, com 1 a 5 milímetros– atacam principalmente couves e repolhos).

Eucalipto

Coloque algumas folhas de eucalipto no recipiente para evitar insetos em grãos armazenados.

Clique aqui e conheça 4 dicas rápidas que fazem as Moscas sumirem da sua casa!

Manjericão

Esmagar 100 gramas de folhas de manjericão em 1 litro de água e aplicar. Serve como inseticida contra moscas e mosquitos e ajuda a controlar algumas doenças. O melhor remédio é a prevenção. Folhas velhas e restos de culturas são os locais preferidos dos insetos – pragas. Não deixe esses materiais amontoados na horta: incorpore-os ao solo ou use–os no composto.

Fonte de pesquisa IAPAR – Instituto de Pesquisa do Paraná

Óleo de Citronela para espantar mosquitos e insetos

O Óleo Essencial de Citronela é um produto muito usado para afastar bichos e como repelente de mosquitos. A citronela é considerado um repelente natural e pode ser feito artesanalmente em sua casa, para isso, basta pegar 20 ml de óleo de citronela ou a essência de citronela e misturar em 100 ml de veículo para perfumaria, álcool de cereais ou na falta pode ser até com água mesmo. No caso da água, o óleo não vai misturar e é preciso sacudir o frasco na hora de  aplicar.

Vela de Citronela

A vela de citronela pode ser útil para espantar as moscas que estão em um ambiente. Se, por exemplo, num momento de um jantar importante aparecerem mosquitos, a vela pode ser acendida. Além de dar um agradável aroma, ela é muito charmosa!

Material:

  • Parafina
  • Panela grande
  • Colher de pau de cabo longo
  • Pavio ou barbante encerado
  • Forma no formato desejado
  • Óleo essencial de citronela

Modo de fazer: 

Derreta a parafina em banho-maria, mexendo com a colher de pau.  Tão logo ela derreta, desligue o fogo e continue mexendo até que ela fique totalmente líquida. Adicione óleo de citronela (para cada 1 kg de parafina você pode adicionar 100 ml) e coloque na forma desejada. Deixe secar e desinforme.

Você pode decorar a vela com barbante e ramos secos.

Você pode encontrar o Óleo de Citronela a venda em lojas especializadas de essências ou até em supermercado.


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

172 respostas para “Receitas de inseticida natural”

  1. Avatar de CLAUDIA PATRICIA GON
    CLAUDIA PATRICIA GON

    Gostaria de saber alGUMA RECEITA CASEIRA DE TRAÇAS NAS PAREDES E ARANHAS NOS TETOS, ME AJUDEM TODA SEMANA LIMPO TUDO NA OUTRA VOLTA TUDO DE NOVO, BEIJOS CLAUDIA.

  2. Avatar de mariana vieira
    mariana vieira

    fabrico doces caseiros como espantar abelha?

  3. Avatar de Dara
    Dara

    eu gostaria de saber como matar pernilongos com algum ingrediente caseiro.por exemplo:sal ou sumo de laranja.

  4. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Gostaria de uma instrução de como acabar com lesmas. Tenho um terreno grande, porém um tanto húmido, e quase todas as noites inúmeras lesmas saem de seus esconderijos, se dirigindo principalmente a ração de meu cachorro. Estou tendo um grande prejuizo com elas, pois a cada ataque jogo todo o pote de ração fora, pois acho nogento demais para deixar que meu cachorro coma. Eventualmente utlizo sal para combater.

    Grato.

    Gaspar.

    1. Avatar de Nadja Jonsson
      Nadja Jonsson

      Gaspar ,em 1º lugar vc não deve deixar a ração do seu cão no prato a não ser no horário que ele come .E para afastar lesmas vc guarda todas cascas de ovos usados e torra no forno.Não precisa deixar muito tempo,só o necessário para secá-los.Depois vc esmaga com as mãos de formas que fique aqueles pedacinhos.As lesmas se cortam se andarem sobre as cascas.Esperimente e verá.Boa sorte.

    2. Avatar de ROSA RODRIGUES
      ROSA RODRIGUES

      E um tanto trabalhoso mas cinza afugenta as lesmas foi assim que acabei com muitas q tinhan em meu kintal o sal grosso tb é mais eficiente q o sal comum e deve ser utilisado com mais frequencia até q elas acabem e no terreno dos vizinhos tb e procure ver se tem como diminuir a umidade ok espero ter ajudado.

  5. Avatar de francisco

    Matar não mata, mas é um repelente que espanta os bichinhos:

    Citronela e veículo para perfume

    Mistura 100 mls de citronela com 500 mls de veículo de perfume, coloca em um spray para pulvelizar os locais.

    Veja em nossa loja virtual: http://www.essenciaz.com.br

    Lá tem citronela, veículo para perfume e até os frascos de 120mls spray.

  6. Avatar de Lara Isis
    Lara Isis

    como faze uma inseticida pra matar pernilongos dentro de casa?

  7. Avatar de Lara Isis
    Lara Isis

    Como é eu posso faze uma inseticida natural para matar os mosquitos(pernilongos) entro de casa?

  8. Avatar de Gleice
    Gleice

    Gostaria de saber algum repelente para abelhas pois não encontro, é um restaurante e elas ficam em cima das sobremesas, aguardo resposta.

  9. Avatar de Sirleine
    Sirleine

    Gostaria de saber algum rtepelente natural para aranhas.

  10. Avatar de vera
    vera

    gostaria de saber como fazer para espantar abelhas….trata-se de uma escola onde circulam crianças, portanto nao podemso utilizar metodos como : fumaça, inseticida….ja procuramos a colmeia , mas acreditamos que ela nao esteja dentro do terreno da escola, mas que as abelhas sejam atraidas por restos de lanche das crianças, como refrigerantes, doces….

    se alguem puder ajudar….

    obrigada

    1. Avatar de Raquel
      Raquel

      ola
      procure ajuda com os bombeiros de sua cidade.