Receitas de inseticida natural

Para produção de produtos naturais, sem agrotóxicos, tem várias receitas caseiras e muito usadas pelos agricultores de produtos orgânicos. Os produtos cultivados sem o uso de inseticidas são uma opção saudável de cultivo e trazem muitos benefícios para a saúde da população.

sem agrotóxicos

Saiba como espantar moscas com produtos que você tem em casa

Use o óleo de citronela como repelente natural para insetos

Macerado de alho

Esmagar 10 dentes de alho em 2 litro de água e deixar descansando por treze dias. Misturar em 20 litros de água e pulverizar nas plantas atacada por pulgões.

Camomila

Fazer um chá com as flores da camomila e aplicar nas plantas. Serve como estimulante para plantas fracas. Combate várias doenças.

Coentro

Bater 200 gramas de folhas de coentro no liquidificador com 1 litro de água e pulverizar as plantas. Combate ácaros (pequenos aracnídeos – da família da aranha) e pulgões (são insetos muito pequenos, geralmente sem asas, com 1 a 5 milímetros– atacam principalmente couves e repolhos).

Eucalipto

Coloque algumas folhas de eucalipto no recipiente para evitar insetos em grãos armazenados.

Clique aqui e conheça 4 dicas rápidas que fazem as Moscas sumirem da sua casa!

Manjericão

Esmagar 100 gramas de folhas de manjericão em 1 litro de água e aplicar. Serve como inseticida contra moscas e mosquitos e ajuda a controlar algumas doenças. O melhor remédio é a prevenção. Folhas velhas e restos de culturas são os locais preferidos dos insetos – pragas. Não deixe esses materiais amontoados na horta: incorpore-os ao solo ou use–os no composto.

Fonte de pesquisa IAPAR – Instituto de Pesquisa do Paraná

Óleo de Citronela para espantar mosquitos e insetos

O Óleo Essencial de Citronela é um produto muito usado para afastar bichos e como repelente de mosquitos. A citronela é considerado um repelente natural e pode ser feito artesanalmente em sua casa, para isso, basta pegar 20 ml de óleo de citronela ou a essência de citronela e misturar em 100 ml de veículo para perfumaria, álcool de cereais ou na falta pode ser até com água mesmo. No caso da água, o óleo não vai misturar e é preciso sacudir o frasco na hora de  aplicar.

Vela de Citronela

A vela de citronela pode ser útil para espantar as moscas que estão em um ambiente. Se, por exemplo, num momento de um jantar importante aparecerem mosquitos, a vela pode ser acendida. Além de dar um agradável aroma, ela é muito charmosa!

Material:

  • Parafina
  • Panela grande
  • Colher de pau de cabo longo
  • Pavio ou barbante encerado
  • Forma no formato desejado
  • Óleo essencial de citronela

Modo de fazer: 

Derreta a parafina em banho-maria, mexendo com a colher de pau.  Tão logo ela derreta, desligue o fogo e continue mexendo até que ela fique totalmente líquida. Adicione óleo de citronela (para cada 1 kg de parafina você pode adicionar 100 ml) e coloque na forma desejada. Deixe secar e desinforme.

Você pode decorar a vela com barbante e ramos secos.

Você pode encontrar o Óleo de Citronela a venda em lojas especializadas de essências ou até em supermercado.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - FranciscoEm: agosto 25, 2007 | Em Dicas diversas, Geral  |

172 respostas para “Receitas de inseticida natural”

  1. christiane daiana di disse:

    gostaria de saber como posso espantar abelhas de uma sorveteria sem precisar de veneno,aguardo respostas,obrigado.

  2. christiane daiana di disse:

    gostaria de saber como posso espantar abelhas de uma sorveteria sem precisar de veneno,aguardo respostas

  3. rosivaldo disse:

    estou tendo problemas com môfo na parede e

    teto do quarto. já passei impermeabilizante por fora e por dentro. já passei anti-môfo. já passei massa acrílica e pintei duas vezes, na esperança de vencer o maldito e não deu resultado algum.

    então pergunto: tem algum produto natural que

    eu possa usar. já que o quarto é da minha "bêbê", e não quero mais usar produtos

    químicos?

    aguardo resposta.

    obrigado.

  4. adriana disse:

    como fazer o cachorro parar de fazer coco na grama tem alguma coisa de espante eles ? obrigado..

    • MRMB disse:

      É SÓ CORTAR A GRAMA!

    • lorena da rosa silva disse:

      ah!!!tenho esse problema também,mas não adianta cortar a grama !as pessoas criam os cães na rua e a gente tem que aguentar a minha rua não tem calçamento ,eu tenho grama na calçada ,dai é um infrtno!!!gostaria que alguém me ajudasse também.

  5. Rose Regina Franco J disse:

    Bom dia!!

    Tenho algumas dificuldades:

    – as bijuterias que monto acabam aparecendo bichinhos e fiquei sabendo q é possível inibir este aparecimento utilizando o eucalipto, o extrato do Canadá e a copaíba. O meu problema é que não sei se é usada a essência dos três juntos ou a proporção de cada um.

    – faço papel com fibras vegetais e utilizo a soda caustica. Qual o tratamento que deveria dar a este caldo do cozimento para não danificar o meio ambiente ou se há outra forma de fazer papel sem agredir a natureza.

    Aguardo uma resposta

    Rose Regina Franco Junqueira

    Cel 011 71104297

  6. arteblog.net disse:

    Uma das mais usadas é a base de óleo de citronela. O ÓLeo é natural e é um repelente de mosquitos.

  7. Lucimeire disse:

    gostaria de saber alguma receita de veneno caseiro não prejudicial a saúde para espantar pernilongos em casa

  8. Elisabete disse:

    Estou à procura de um produto natural, que possa ser feito em casa, e funcione como insecticida para matar cochonilho (também conhecido por algodão) ou oídio. Será que me podem ajudar?

  9. francisco disse:

    Pode ser usado o Óleo de Citronela ou a essência que é um repelente natural.
    http://www.essenciaz.com.br

  10. Claudia Regina disse:

    Estou procurando uma receita de inseticida natural que possa ser feito em casa, para matar pernilongo, mosquito e outros incetos, pois em S. J de Meriti está tendo um surto de pernilongo e estamos gastando muito com inseticidas e estes não são recomendados para a saúde, principalmente das crianças

    • leandro disse:

      amigo sem de uma receita que e nota dez o extrato de NEEM cv pega 500 grama e mistura em dois lts de agua deide agir de um dia pro outro dpois e so pasa o pano e retirar o bagasso das folhas coloque em uma bomba e pulverise na casa toda incetos nem um xegara na sua casa inclusive pode se administrados em lantas atacadas por incetos as pragas nao encostam de jeito nem um nem que a unica alternativa seje morrer de fome