Dicas para o retorno ao trabalho presencial

  • Precisa realizar o retorno ao trabalho presencial?
  • Veja dicas para que o retorno seja agradável
  • Esteja atento aos cuidados relacionados a higiene

O retorno ao trabalho presencial tem gerado sentimentos conflituosos nos trabalhadores. Muitos tem encarado isso de uma boa forma. Outro estão encarando esse momento com grande angústia. Tudo isso, claro, varia conforme a personalidade e temperamento de cada um.

Leia mais

Conheça os benefícios do óleo de semente de abóbora

Vitamina B2: o que é, para que serve e como consumir?

As pessoas que são mais extrovertidas, sociáveis e gostam de se comunicar estão felizes da vida com a possibilidade de voltar a conviver com os colegas de trabalho, ver gente todos os dias e conversar sobre diversos assuntos.

Já os mais introvertidos e menos adeptos à socialização têm encarado esse momento com mais cautela e até um pouco de insegurança. Não só pelo medo de se infectar, mas também por gostar mais de ficar em casa.

Nesse caso também existe a preocupação de que a nova realidade possa elevar o sofrimento e diminuir a produtividade no trabalho.

Pensando que essa é a realidade que deverá ser enfrentada por grande parte dos trabalhadores, visto que a pandemia caminha para se tornar uma endemia, o que deixa tudo mais normalizado.

Por isso, se esse for o seu caso, fique atento a essas dicas para minimizar o sofrimento e encarar esse momento da forma mais tranquila possível.

Dicas para enfrentar o retorno presencial

retorno ao trabalho presencial

Esteja atento aos cuidados relacionados a higiene: importante não se descuidar, mas também estar atento para não exagerar no cuidado. Mantenha sempre a utilização correta da máscara, cobrindo nariz e queixo, higienize as mãos sempre que possível ou utilize álcool em gel e mantenha o distanciamento indicado.

Observe como está sua insegurança: reflita se o medo de retornar ao trabalho presencial existe pelo fato disso apresentar um controle menor dos cuidados ou se é por outro motivo. Entender e reconhecer a origem do medo e da insegurança é importantíssimo para conseguir lidar melhor com a situação.

Agora, se a situação for mais a grave e o medo chegar ao nível de paralisar as ações, como ir até o ambiente de trabalho e desempenhar de forma eficiente as tarefas, é imprescindível procurar ajuda profissional, como psicólogo ou psiquiatra, para tratar de forma mais adequada.

Equilibre suas energias: o retorno ao trabalho presencial representa uma grande mudança na rotina e na dinâmica do dia a dia. Aquele ambiente de casa terá outras funções e é importante equilibrar as energias para conseguir dedicar o tempo necessário para que cada coisa e tarefa seja cumprida.

Por isso é importante entender as necessidades e priorizar as atividades para conseguir desempenhar todos os papeis.

Em relação à energia e vitalidade física, busque sempre manter uma alimentação mais equilibrada e saudável, priorize um sono de qualidade e procure praticar atividades físicas, por pelo menos, 30 minutos diários.

Mas, é importante também estar atento a energia emocional, pois ela é parte essencial para conseguir passar por todos os desafios no dia a dia.

Dicas que também podem ajudar

retorno ao trabalho presencial

Busque se manter otimista, pois essa característica fará com que seja possível enxergar soluções onde parece não existir. Ao treinar esse hábito, o dia a dia passa a ser menos sofrido e a rotina do trabalho presencial, menos pesarosa.

Além disso, é importante cuidar da energia mental, pois é ela quem proporciona concentração e foco nas atividades diárias. Por isso é importante seguir as dicas de: alimentação, sono de qualidade e prática de exercícios físicos é tão importante, pois auxilia em todas essas questões.

Esteja disposto a se readaptar: o fato é que muita coisa se alterou na rotina de trabalho para quem adotou o sistema de trabalho remoto ou home office durante os períodos mais críticos da pandemia, que teve início em março de 2020. Além do ambiente, até mesmo a questão de uniforme ou ainda as roupas utilizadas para trabalhar podem ter mudado.

Outra mudança é que com o longo período trabalhando dessa forma, os hábitos e a forma de realizar as coisas também se alterou. Ouvir música, comer durante o trabalho ou ainda realizar ligações durante o trabalho passaram a ser mais comuns, visto que estando em casa, as pessoas naturalmente acabam ficando mais relaxadas em alguns aspectos.

Isso conflita diretamente com a rotina antiga de trabalho presencial, pois é necessário manter velhos hábitos para conviver de forma harmoniosa com todos.

Busque enxergar os pontos positivos do retorno: já citamos que um dos pontos importantes nesse momento é se manter otimista, por isso, tente lembrar os pontos positivos que o trabalho presencial pode proporcionar. Por exemplo: lembrar dos colegas que tem mais afinidade e o contato pode ser próximo. Assim como ter uma vida social mais ativa, se concentrar apenas no trabalho enquanto estiver no expediente, entre outros pontos.

Quais mudanças conseguem melhorar esse retorno?

retorno ao trabalho presencial

Com certeza muita coisa mudou desde o último dia de trabalho presencial, logo que a pandemia se iniciou. Com isso, muitos locais se adaptaram, novos funcionários e colegas podem ter chegado e medidas de segurança acabaram sendo tomadas, o que não acontecia antes.

Por isso, é interessante enxergar esse momento como um recomeço, como algo novo na vida que pode impulsionar outras mudanças profissionais daqui para frente. Observe o que foi possível aprender neste período de trabalho remoto ou home office e tente adaptar ao novo escritório e à nova realidade.

Outras mudanças que surgiram no período podem ser em outras esferas da vida. Muitos começaram a se exercitar, a comer de forma mais saudável, a aprender algo novo, a cozinhar, entre outros hobbies desenvolvidos.

Por isso é importante identificar os hábitos que vão te ajudar a manter a nova rotina.