Vitamina B2: o que é, para que serve e como consumir?

  • Conheça as funções da vitamina B2
  • Quais os níveis recomendados de B2?
  • Como identificar a deficiência dessa vitamina?

Estar atento aos níveis de vitamina B2 no organismo é fundamental para evitar problemas sérios de saúde, como anemia por exemplo. Essa vitamina também é conhecida como riboflavina e isso é essencial para que o sangue produza glóbulos vermelhos suficientes e em níveis aceitáveis.

Leia mais

Gás do refrigerante provoca celulite? Mito ou verdade?

Gaslighting: o que é e como identificar?

Por isso ela é essencial para ajudar a prevenir a anemia, também ajuda no fornecimento de uma grande quantidade de antioxidantes, auxilia no processo de renovação das células além de prevenir o envelhecimento precoce.

Confira a leitura para saber os motivos da vitamina B2 ser importante para o organismo e como fazer o seu consumo na alimentação do dia a dia.

Qual a função a vitamina B2?

A B2 é uma vitamina que está no grupo das chamadas vitaminas do complexo B, que tem na composição as seguintes vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

Mas, se engana quem pensa que por serem do mesmo grupo ou do mesmo complexo, elas possuem as mesmas funções.

Cada uma delas tem um papel diferente no organismo e atua de forma distinta. Veja quais as funções da B2 no funcionamento do corpo: ela tem papel de antioxidante, o que previne doenças sérias como câncer e aterosclerose. Tem ação de melhora na incidência e intensidade das dores ocasionadas em crises de enxaqueca, auxilia no processo do crescimento e desenvolvimento, principalmente na infância, ajuda na manutenção da saúde facial e bucal, manutenção dos níveis das hemácias sanguíneas (estruturas que são responsáveis por levar oxigênio a todo o corpo), além de ajudar na manutenção da saúde ocular e o bom funcionamento do sistema nervoso.

A B2 também está ligada a produção de energia no organismo.

Por se tratarem de um complexo de vitaminas B, todas as vitaminas nesse grupo atuam juntas. Um dos exemplos é que sem a B2, a vitamina B6 e o ácido fólico não tem a função adequada no corpo, o que pode causar problemas.

Qual quantidade é recomendada para consumo?

vitamina B2

Essa resposta depende da idade e o gênero de quem fará o uso da B2. Homens tem uma necessidade maior que a mulher. Por isso é importante estar atento ao consumo:

Crianças de 1 a 3 anos devem consumir 0,5mg enquanto as que tem de 4 a 8 anos já podem consumir 0,6. As que estão na faixa entre 9 e 13 anos o consumo indicado é de 0,9mg.

Já no caso de homens acima de 14 anos já podem consumir diariamente 1,3mg e adolescentes do sexo feminino entre 14 e 18 anos apenas 1mg. Chegando a fase adulta, mulheres com mais de 19 anos devem consumir 1,1mg.

Não existe contraindicação para gestantes e lactantes. Por ser importante para interação com o ácido fólico, substância importante para o desenvolvimento do feto, mulheres grávidas devem consumir 1,4mg. Já as que estão em fase de amamentação podem ingerir 1,6mg de B2 por dia, pois é uma vitamina que auxilia no desenvolvimento infantil.

Como identificar deficiência de vitamina B2?

Pessoas que sigam sobretudo um plano alimentar prescrito por nutricionista conseguem ter toda necessidade nutricional suprida. Mas, essa não é a realidade de todas as pessoas, por isso é importante estar atento aos possíveis sinais de deficiência de alguma substância e mineral essencial para o bom funcionamento do organismo.

Problemas acontecem não só em caso de deficiência mas também no caso de uso exagerado de qualquer vitamina, neste caso a B2. Neste caso, é importante ficar de olho nos sinais.

Confira quais são: sinais de cansaço e indisposição, anemia, em caso de crianças pode acontecer um crescimento mais lento do que o comum, dor de garganta frequente, diversos tipos de inflamação como na pele e feridas localizadas nos cantos a boca, a língua pode ficar inchada e com sinais de vermelhidão, sensibilidade à luz e a famosa sensação de “vista cansada”.

Mesmo sendo considerada segura, o consumo exagerado e em doses muito altas causam dormência, coceira, sensibilidade à luz, diarreia, mudanças na tonalidade da urina chegando a ficar em tons amarelados ou alaranjados, além de sensação de queimação e formigamento.

Além de estar atento à deficiência ou ao excesso de consumo, a utilização em períodos longos de qualquer vitamina do complexo B pode afetar o funcionamento das demais. Por esse motivo, muitas pessoas preferem suplementar as vitaminas desse grupo para garantir a administração correta.

Vale ressaltar que pessoas que seguem dietas vegetarianas ou ainda veganas tem mais propensão em apresentar deficiência da B2. Mas, não são só elas: pessoas que em algum momento da vida tenham passado por cirurgias ou queimaduras, ou ainda que apresentem doenças crônicas como tuberculose ou diabetes também devem ficar atentas ao consumo da vitamina.

Quais alimentos contém a vitamina B2?

vitamina B2

É possível consumir e inserir alimentos que possuam a B2 na composição. Confira a seguir alguns alimentos que estão na lista.

No caso de proteínas animais, é possível encontrar principalmente em ovos, carnes em geral: porco, salmão, frango, bacalhau, carne vermelha e também em frutos-do-mar, como mexilhão

Folhas verdes escuras também possuem bons índices da vitamina, por exemplo o espinafre.

Para quem gosta de consumir frutas, pode apostar sobretudo em uvas, maça e abacate.

Também há outros alimentos que podem ser consumidos com esse fim, como: aveia, leite e derivados, levedo de cerveja, tomate, feijão-vermelho e cogumelos.

Atenção: as dicas deste artigo não substituem todavia a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.