Conheça os benefícios do óleo de semente de abóbora

  • Você conhece os benefícios do óleo de semente de abóbora?
  • Óleo de semente de abóbora ajuda na redução da queda de cabelo em homens
  • Como consumir?

O óleo de semente de abóbora possui vários benefícios. A substância é extraída diretamente da semente de abóbora e tem sido utilizada para tratar e melhorar sintomas de diversas doenças, melhorando a saúde e outros aspectos.

Esse tipo de óleo não é muito conhecido, no entanto, seus princípios ativos e versatilidade são excelentes para o corpo.

Leia mais em:

Vitamina B2: o que é, para que serve e como consumir?

Gás do refrigerante provoca celulite? Mito ou verdade?

Ele possui altas quantidades principalmente de vitamina A, o que é essencial para a saúde da pele, dos olhos, do cabelo. Além de possuir zinco, magnésio, potássio entre outros minerais.

Aqueles que desejam consumir o óleo de abóbora para adquirir as propriedades terapêuticas, pode fazer isso através da alimentação, através do uso da semente in natura ou ainda em torradas, ou receitas, em saladas ou ainda através da suplementação em cápsulas.

Confira a seguir quais são os benefícios, as principais propriedades e sobretudo as indicações que podem auxiliar a saúde ao consumir o óleo de abóbora em cápsulas.

Confira abaixo quais os benefícios do óleo de semente de abóbora

Essa substância é muito usada principalmente em tratamentos fitoterápicos em diversas questões relacionadas à saúde e também auxiliando o tratamento de algumas doenças.

Alguns estudos relatam melhora nos sintomas em algumas doenças, como: transtorno do trato urinário, sintomas da pós-menopausa, e de problemas que surgem após o tratamento da menopausa e também no Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna, a HPB.

Ainda existem outras recomendações para o uso do óleo de abóbora que podem ajudar na prevenção e durante o tratamento do câncer de próstata além de melhorar a proteção do órgão.

O óleo de semente de abóbora atua inibindo o crescimento e proliferação de células cancerígenas na região. Porém, ele também possui alguns benefícios ligados a outros tipos de câncer, como estômago, colorretal, mama e pulmão.

A utilização desse óleo também melhora os níveis de LDL, colesterol e triglicerídeos, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Alguns estudos indicam que também apresenta bons resultados contra o envelhecimento precoce, pois age diretamente combatendo os radicais livres.

O óleo de semente de abóbora também tem bons efeitos no que se refere à saúde mental, melhorando os aspectos do humor e também prevenindo a depressão.

Igualmente apresenta bons resultados no tratamento da artrite, pois possui agentes e funções anti-infamatórias, sendo um ótimo aliado no combate de doenças com natureza inflamatória, como a artrite.

Basicamente o uso do óleo diminui as dores naturais da doença e melhora a saúde das articulações, por conta da grande concentração de antioxidantes, ácidos graxos e outros compostos.

Rico em antioxidantes

A presença de antioxidantes naturais e ácidos graxos poli-insaturados nas sementes de abóbora, principalmente de vitamina E, realiza a proteção da célula e acaba amenizando os efeitos dos radicais livres que modificam a estrutura da pele.

Já a vitamina E também atua diretamente na cicatrização das lesões cutâneas, melhora o aspecto da pele que possui estrias e melhora a vermelhidão causada pela rosácea.

Fora esses benefícios, os níveis elevados de ácidos graxos, como vitamina A, ácido linoleico e oleico e o ácido palmítico atuam na recuperação do epitélio da pele, agindo de dentro para fora, o que primeiramente reflete na firmeza e elasticidade da pele.

Para homens que apresentam queda de cabelo, utilizar o óleo de semente de abóbora também pode ser um aliado sobretudo nesse aspecto.

Em homens, altos índices do hormônio diidrotestosterona – DHT – faz com que a queda de cabelo seja mais propensa. O óleo de semente de abóbora possui beta delta 7-esterina e sitosterol, o que auxilia na diminuição desses efeitos. Alguns estudos demonstram que utilizar o óleo estimula o crescimento, deixa o cabelo mais volumoso além de melhorar a espessura dos fios.

Além de todos esses benefícios, o óleo de abóbora ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Propriedades da substância

O óleo de semente de abóbora é uma substância que contém altos níveis de ácidos graxos insaturados, sendo os poli-insaturados encontrados em maior quantidade. Esses ácidos fazem parte principalmente de compostos que geram efeitos positivos no organismo.

Um dos tipos de ácidos graxos essenciais para o metabolismo é o Ômega 6, muito obtido através do consumo de alguns tipos de peixes na alimentação. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o óleo de abóbora possui mais ou menos 40% de Ômega 6 na sua composição. O que pode auxiliar na obtenção dessa substância importante.

O óleo de abóbora também apresenta taxas elevadas de compostos antioxidantes, como por exemplo vitamina E, especialmente a gama-tocoferol.

Como consumir?

Até o momento, não há registros de reações adversas ou contraindicação da utilização do óleo de semente de abóbora. No entanto, como qualquer tratamento com foco na melhora da saúde, a recomendação consiste em sempre procurar um profissional especializado. Ele poderá orientá-lo da forma mais adequada.

A maneira mais prática de incluir no dia a dia o consumo do óleo de semente de abóbora é através da utilização de cápsulas. As cápsulas devem estar armazenadas em local seco e fresco, com uma temperatura ambiente até no máximo 30°C.

As cápsulas desse óleo apresentam uma textura mais mole de gelatina. A cor é um pouco amarelada com um cheio bastante característico.

Nada impede a utilização sobretudo em receitas no cotidiano, porém é importantíssimo saber que esse óleo não pode ser aquecido ou cozido. Ele precisa estar incorporado a receitas frias ou, no máximo, mornas.

Independente da utilização, a recomendação é a utilização do óleo prensado a frio, pois essa forma de extração é a mais indicada.