Sinal de esperança: vacina é a palavra do ano

  • Vacina foi sinal de esperança e é eleita a palavra do ano
  • Processo de escolha da palavra do ano
  • Conheça a palavra eleita nos anos anteriores

Desde já, você escolheria outra palavra para representar o seu ano de 2021 que não vacina? Todo ano temos o hábito de realizar retrospectivas e um balanço sobre o ano que chega ao fim, sobre o que aconteceu, o que passamos. É comum definirmos o ano com uma palavra-chave. Isso também acontece com as expectativas que depositamos sobre o ano que está por vir, esperamos que seja o ano da prosperidade, dos estudos, das realizações pessoais, da saúde.

Leia mais

Dicas para aliviar a rinite rápido e fácil

TV por assinatura ou streaming: qual a melhor opção?

De acordo com um estudo elaborado pela consultoria Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia com cerca de 1.200 brasileiros, de 6 a 9 de dezembro, a palavra que define o ano dos entrevistados foi “vacina”, representando cerca de 22% dos respondentes. Nesta pesquisa a margem de erro aceitável foi abaixo dos 3%, ficando em 2.85 pontos percentuais, sendo esse valor para mais ou para menos.

Para a palavra do ano seja escolhida, as empresas e institutos envolvidas estabeleceram um processo de três fases:

Na primeira delas, 15 especialistas de formações variadas, entre eles jornalistas, profissionais relacionados ao meio acadêmico, publicitários e alguns pesquisadores, que apresentam sugestões de termos e palavras que podem representar o ano. Entre estes especialistas estão profissionais renomados, como o conhecido antropólogo Roberto DaMatta, a psicóloga e líder de recursos humanos Mafoane Odara, ou ainda o jornalista Sérgio Rodrigues.

Após as sugestões, os responsáveis pela gestão estratégica da Cause juntamente com os sócios do instituto, fazem uma combinação dos conceitos mais mencionados pelos especialistas juntamente com citações mencionadas em ferramentas de buscas na internet. Depois dessas duas fases, é o momento em que as entrevistas são realizadas.

A palavra do ano nas regiões do Brasil

Sabe-se a Região Norte brasileira foi uma das mais sofreu impacto da pandemia e também é a região onde o número de vacinados é menor. Com isso, 27% dos moradores da região indicaram “vacina” como a palavra que definiu 2021. Seguido pela região Norte, “vacina” apareceu para 23% dos entrevistados da região Nordeste, 22% para os da região Sudeste, 21% para os da região Sul e 18% para os que moram no Centro-Oeste.

Mas, não foi só essa palavra que apareceu na pesquisa. Palavras como: esperança, desemprego ou isolamento estavam entre as finalistas juntamente com outras opções. É depois disso que a votação popular acontece.

Essa pesquisa, que já foi feita em outras cinco edições, tinha como objetivo compreender como estava o espírito de final de ano da época em questão. Também buscava entender o sentimento de cada cidadão entrevistado referente ao novo ciclo que está se encerrando e ao que vai começar em breve. Diante da realidade que vivenciamos desde março de 2020 com a pandemia de coronavírus, é natural a escolha por um grande número de brasileiros.

Sinal de esperança em tempos difíceis

vacina

A palavra “vacina” é totalmente compreensível, conforme cita a diretora da Cause, Mônica Gregori. Para ela a palavra não surpreendeu sobretudo pelo que representou ao longo do ano de 2021. Foi por meio da chegada da vacina que se começou a pensar na retomada de atividades simples, e na aproximação das pessoas novamente.

Além disso, menções à vacina também aparecem em outras pesquisas, como, por exemplo: o dicionário Oxford, ele registrou o uso da palavra “vax” (que é um termo abreviado para vacina), cerca de setenta e duas vezes mais em 2021 do que em 2020.

Em segundo, terceiro e quarto lugar ficaram as palavras esperança, saúde e recomeçar. O que podemos considerar como escolhas interessantes, pois denota uma expectativa em dias melhores e mais positivos, o que contrasta com a situação atual de diversas pessoas.

Todos nós sabemos que o brasileiro é um povo naturalmente esperançoso e em momentos tão difíceis como o que temos vivido nestes últimos dois anos, essa palavra é importante estar em evidência.

Vacina em 2021: quais foram as palavras dos últimos anos?

vacina

Diferente da última pesquisa, as palavras escolhidas pelos entrevistados nos últimos anos não foram todas com conotação positiva, fato bastante esperado e principalmente compreensível. Em 2020, por exemplo, o primeiro lugar ficou com a palavra “luto”. Contudo acaba sendo esperado, visto que foi o ano com muitas mortes pelo coronavírus e muitas pessoas estavam lamentando a perda de amigos e familiares.

Ainda nos anos anteriores, temos a palavra “dificuldade” escolha de 2019. A palavra “esperança” eleita em 2018 e, curiosamente, a palavra “corrupção” levando o primeiro lugar em 2017. É interessante notar a diferença entre a escolha das palavras no final do ano, que mostra a percepção do que foi aquele período; e a escolha da palavra no início do ano, onde geralmente estamos recarregados de esperança.

Se observamos sobretudo os grandes fatos desses anos é possível compreender de antemão a escolha de cada uma delas. Por exemplo, o ano de 2017 foi marcado por grandes fatos políticos relacionados à Operação Lava-Jato. Operação essa que denunciou um esquema bilionário de corrupção no país. Assim, é natural que as pessoas relacionem todo o ano com algo marcante.

Assim, com as novas perspectivas que temos com a população vacinada, escolher a palavra “vacina” para ser a que define o ano de 2021 é totalmente natural. Primeiramente pois é só com a vacinação em massa das pessoas e maiores taxas de imunização, que a esperança, saúde e o recomeço se tornarão possíveis. E isso sobretudo não só aos brasileiros, mas a toda população mundial.