Dicas para aliviar a rinite rápido e fácil

  • Dados sobre pessoas com rinite
  • O que é e o que causa a rinite?
  • Dicas para aliviar a rinite rápido e fácil

Qualquer mudança brusca no tempo ou até quando o clima está muito seco, é tiro e queda: quem tem rinite sofre muito com os sintomas desagradáveis. Veja aqui algumas dicas para aliviar a rinite rápido.

Leia mais

TV por assinatura ou streaming: qual a melhor opção?

Não Olhe para Cima: o que é verdade no filme?

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) cerca de 10 e 25% da população sofre com rinite alérgica. Os que geralmente sofrem com a rinite alérgica são aqueles que normalmente sofrem de uma crise ao ter contato com alguma substância suspensa, como pólen, poeira, ácaros, entre outros agentes considerados alérgenos.

A rinite nada mais é do que uma inflamação, que pode ser “aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal”, segundo informações do Ministério da Saúde. Os principais sintomas são: coceira, olhos e nariz vermelhos, coriza, espirros, podendo causar até sangramentos no nariz, em casos mais graves ou se o ar estiver muito seco.

É uma doença que pode surgir através de um vírus, em casos agudos – ou seja, pontuais – ou surgir derivado de alergias, o que acontece em casos crônicos, ou seja, em casos congênitos. A rinite é uma inflamação da mucosa da área interna do nariz. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), entre 10 e 25% das pessoas sofrem com a rinite alérgica que normalmente acontece devido a alguma substância presente no ar, como as mencionadas acima.

Independentemente se a causa é aguda ou crônica, quem sofre com a rinite quer aliviar os sintomas o mais rápido possível. Mas como fazer isso de forma prática? É isso que vamos te mostrar.

Quais as dicas para aliviar a rinite rápido?

Se o seu caso for de rinite alérgica, a coisa mais rápida a se fazer é acima de tudo se afastar daquele que desencadeou a crise alérgica. A rinite pode ter início em algum ambiente da casa por conta da poeira acumulada em tecidos, tapetes, colchões, pelos dos pets e até por conta de plantas.

As reações a essas crises são muito individuais, no entanto, a dica comum é lavar bem o rosto além de fazer a limpeza nasal constante. Essa limpeza além de favorecer a higienização das vias aéreas também umidifica o muco nasal, facilitando a respiração.

A recomendação é que a lavagem seja feita diariamente com soro fisiológico, encontrado facilmente em qualquer farmácia e até em algumas redes de supermercados.

Outra dica

Dicas para aliviar a rinite

A outra dica caseira para aliviar os sintomas de rinite de forma mais rápida é vaporizar camomila. Além de umedecer, a camomila acalma a região interna do nariz, dessa forma alivia o desconforto. Para isso, é muito fácil e rápido: basta fazer um chá bem concentrado: um litro de água para uma xícara da erva desidratada. Cubra o rosto com uma toalha, a uma distância segura que você não se queime ao se curvar próximo à panela.

Para essa vaporização, lembre-se de fechar bem as janelas e portas, para que não entre vento que dissipará a fumaça rapidamente.

Há outras dicas caseiras, como por exemplo: utilizar óleo de eucalipto essencial durante a inalação e há diversas receitas de chás que ajudam reduzir os sintomas.

O chá de gengibre com alho auxilia sobretudo no fortalecimento do sistema imune e diminuição da duração dos sintomas de crise de rinite.

O preparo é simples e você vai precisar de 3 dentes de alho cortados ao meio e já sem casca; 1 cm de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó; 3 xícs. de água. O mel para adoçar é opcional. Para prepará-lo você deve ferver a água com o alho e após retirar do fogo, acrescente o gengibre e o mel e sirva após coar.

Dicas para aliviar a rinite: chá de hortelã-pimenta

Dicas para aliviar a rinite

Esse chá tem boas propriedades, dentre as mais importantes nesse caso, anti-inflamatórias. O que auxilia na redução da inflamação do sistema respiratório, que acaba sendo o mais afetado pela rinite. Para esse chá você vai precisar de algumas folhas picadas de hortelã-pimenta (aproximadamente seis) bem como de 150 mL de água fervente.

O preparo é tão simples quanto os ingredientes: coloque na xícara a água sobre as folhas de hortelã e deixe em infusão entre 5 a 7 minutos. Assim como o chá de gengibre, beba após coar.

Junto a essas receitinhas, você deve ficar de olho no ambiente.

Quais dicas podemos usar nos ambientes para melhorar a rinite?

Dicas para aliviar a rinite

Sabemos que não é só o alívio dos sintomas que é necessário fazer. Há algumas dicas que também ajudam e você pode aplicar primordialmente em casa para evitar as crises. Veja aqui:

Manter as portas e janelas abertas durante boa parte do tempo: manter o ar circulando é extremamente importante.

Aspirar a casa: um dos agentes que causam alergia é principalmente a poeira, então, o mais indicado é aspirar o ambiente ao invés de varrer, o que faz com a poeira fique suspensa mais tempo, irritando as vias aéreas.

Uso de produtos sem cheiro: todo mundo adora um cheirinho de casa limpa, não é mesmo? Mas alguns produtos podem irritar a mucosa de quem sofre de rinite, então, produtos sem cheiro são uma boa aposta.

Trocar a roupa de cama com frequência: a cama sempre acumula um pouco de poeira, além de bichinhos que podem desencadear alergias, como os ácaros. Então, realizar a troca da roupa de cama pode aliviar rapidamente alguns sintomas de rinite.

Limpeza de mofo: fique atento ao mofo sobretudo no banheiro, que geralmente é o ambiente mais úmido da casa. A limpeza pode ser com água sanitária diluída em água, ou até mesmo com vinagre. Cubra o nariz para não irritar ainda mais as mucosas.

Tem mais dicas para melhorar rápido a rinite? Deixa aqui nos comentários.