Erros na decoração de natal? Veja como evitar os mais comuns

  • Veja aqui dicas para evitar erros na decoração de Natal
  • Dicas para uma decoração bonita e agradável
  • Escolha do pisca-pisca

Vamos te ajudar a não errar na decoração natalina para você garantir uma noite agradável e cheia de estilo. Veja aqui como evitar erros na decoração de natal, ou melhor, dicas para as melhores opções para compor a sua decoração especial.

Leia mais

Excesso de açúcar: riscos de níveis elevados no sangue

Crianças mentindo: por que acontece e como lidar?

Todo mundo adora um espaço com uma decoração que traga aquele clima que remete à magia do natal, além de trazer um aconchego, sensação de união, harmonia e paz.

Não queremos aqui ditar regras de que todo natal deve ter isso ou aquilo, mas sim, trazer dicas que podem se enquadrar em qualquer estilo natalino.

Ao buscar harmonizar a decoração natalina com a decoração da sua casa, as chances de acerto tendem a aumentar significativamente. E é isso que todo mundo quer, não é mesmo? Mas, ninguém quer ter um trabalho extra, ainda mais nesta época. Então é importante também pensar em uma decoração funcional, de forma que não gere ainda mais trabalho no dia a dia.

Acompanhe as nossas dicas, pois vamos te mostrar como colocar ainda mais magia nesse momento único do ano.

Tapete embaixo da árvore? Pode apostar nessa ideia

erros na decoração de natal

Considerando que a árvore que você escolheu é daquelas mais tradicionais, vamos te dar duas razões para apostar nesta opção: os enfeites mais leves podem cair na árvore e se perder pela casa, prejudicando um pouco a decoração feita anteriormente. A segunda ração é que alguns enfeites possuem aqueles festilhos, detalhes e glitters que podem sujar o chão.

Vale destacar igualmente que caso você deseje colocar presentes na árvore, sejam eles decorativos ou os presentes das crianças, ou da família, o tapete dá um melhor efeito visual.

Como no Brasil o Natal acontece no início do verão, aposte em uma versão mais fininha de tapete para compor a sua decoração, sobretudo se optar por um pinheiro de verdade.

Queremos que o ambiente fique agradável e torná-lo mais quente não é algo que desejamos, afinal, queremos ficar à vontade com nossos convidados, não é mesmo?

Quanto mais, melhor na decoração? Nem sempre

erros na decoração de natal

A gente sabe que a variedade e estilos de enfeites decorativos é cada vez maior e dá vontade de colocar todos em casa, ao menos um de cada. Mas calma: exagerar nas opções acaba deixando o ambiente pesado e pouco elegante, onde nenhum item vai ser visto como deveria. Escolher muitos artigos para a sua decoração fará com que nenhum deles consiga se destacar adequadamente.

Mesmo os artigos mais bonitos que você possa imaginar acabarão sendo ofuscado pelo excesso.

Por isso, leve em conta o espaço a ser decorado. Em espaços menores, o conselho é ter uma decoração mais leve. Outra opção, independente do espaço, é escolher um item especial para ter um destaque maior, enquanto os outros enfeites se tornam apenas coadjuvantes da decoração.

Essa dica também vale para quem pretende mesclar os estilos dos enfeites escolhidos: a gente sabe que dá vontade de ter um pouquinho de cada estilo novo que aparece todo ano. Mas, preste bastante atenção para que o ambiente não fique confuso e sem foco. Além disso, a mistura dos estilos pode gerar uma grande poluição visual no espaço.

Tenha cautela na hora de compor a decoração e caso adquira artigos novos, não pense que deve usar todos os artigos antigos na decoração. Tenha em mente o equilíbrio.

Vale tudo na hora de economizar?

erros na decoração de natal

A gente sabe que a situação não está fácil para ninguém e que a decoração natalina pode não ser uma prioridade de investimento financeiro. Porém, isso não precisa ser um problema para que o Natal tenha uma decoração bonita.

Além de aproveitar promoções em épocas específicas, uma dica é manter os cuidados necessários dos itens (árvores, enfeites, toalhas, guirlandas) para que elas estejam conservadas no ano seguinte.

Vale destacar aqui que é possível começar a cobra da decoração de natal logo após o natal, quando as lojas passam a dar promoções sobre os itens não vendidos. Ou mesmo durante todo o ano. Outra opção é cuida especialmente da conservação dos itens já adquiridos para que eles durem por alguns bons anos.

Posso colocar um pisca-pisca de cada tipo?

erros na decoração de natal

Sabemos que o pisca-pisca é um item quase tão obrigatório quanto a árvore-de-natal nesta época. E com razão: ele é um item simples, geralmente barato e que traz um clima diferente para o momento. Hoje em dia encontramos este item em diversas cores, modelos e formatos, assim a tentação por comprar um de cada tipo é gigantesca, e por quê não?

Se você está pensando em colocar um pisca-pisca de cada cor, cuidado! Colocar um de cada tipo vai deixar o ambiente com muitas informações e, assim como o exagero dos enfeites, pode deixar tudo confuso e visualmente poluído. O que seria um atrativo extremamente agradável na sua decoração pode acabar sendo exatamente o elemento que vai acabar arruinando o equilíbrio da mesma.

Além de não ficar muito elegante, a combinação de muitos pisca-pisca pode soar agressivo na árvore, além de ser muito informativo para quem olha para a árvore, o que acaba tornando um aspecto pouco agradável. Dessa forma, ao pensar no pisca-pisca escolha um modelo e um estilo, e aposte nele para compor toda a sua decoração.