Erros ao lavar roupa íntima: veja como evitar doenças

  • Calcinhas limpas estavam contaminadas por erros na lavagem
  • Veja os principais erros ao lavar roupa íntima
  • Não passar as calcinhas

Com toda a certeza você se importa com a limpeza e também com a aparência das suas roupas íntimas, não é mesmo? Por isso, veja aqui alguns erros ao lavar roupa íntima que talvez você esteja cometendo diariamente e nem mesmo perceba.

Leia mais

Gengibre para o cabelo: veja alguns benefícios da raiz

Cansaço crônico: você sabe o que é e como identificar?

Para nós mulheres que possuímos um sistema reprodutor mais complexo e igualmente mais sensível também é fundamental conhecer e sobretudo evitar esses erros. Isso porque estes erros podem levar a infecções e doenças diversas assim como podem prejudicar o tempo de vida útil de nossas peças íntimas.

Para que você tenha uma ideia da seriedade disso, segundo pesquisa realizada pela Faculdade Metrocamp, noventa e dois por cento das calcinhas limpas coletadas apresentavam contaminação por um vasto número de microrganismos diferentes. O risco desse resultado? A entrada desses microrganismos no corpo sobretudo das mulheres e o desenvolvimento de alguma patologia.

Ao todo foram identificados mais de dez mil diferentes tipos de microrganismos nas calcinhas limpas. Esse risco de contaminação pode ser reduzido ao evitar os erros ao lavar roupa íntima. Veja abaixo os principais e como evitar.

Erros ao lavar roupa íntima: ciclo normal

A roupa íntima é uma roupa que a maioria das pessoas as quais convivemos não terá contato, não as verá. Dessa forma muitas pessoas não têm cuidado quanto ao processo de lavagem dessas peças. O ideal é que sejam lavadas em um ciclo específico para roupas íntimas que está identificado na maior parte das máquinas de lavar atualmente.

É contraindicado manter a lavagem das peças íntimas junto a das roupas comuns. Se você faz parte do grupo de pessoas que gosta de manter as roupas de baixo, como por vezes chamamos, sempre novas, e com melhor tempo de vida útil, lave-as de maneira delicada.

Se for lavar as peças íntimas junto com outras não delicadas, coloque-as ao menos dentro dos sacos de lavagem, isso evita que elas enrosquem ou se enrolem com outras peças.

Suas calcinhas secam no banheiro?

Até pela questão da praticidade é comum que grande parte das mulheres e até mesmo alguns homens deixem as peças íntimas secarem no próprio banheiro. Mas esse é um erro terrível que pode comprometer a saúde. É fundamental que as peças sejam secas ao sol em um local bem arejado e livre de qualquer tipo de umidade.

Em condições diferentes destas é possível que microrganismos se proliferem nas peças e possam até mesmo entrarem no organismo, acarretando desde pequenas alergias até mesmo infecções e outros possíveis quadros.

Banheiro é um local propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Não passar as calcinhas: erros ao lavar roupa íntima

Mesmo sendo um erro pós lavagem, é preciso mencioná-lo. Muitas mulheres acabam tendo o hábito de passar suas calcinhas e isso é ótimo, mas grande parte não vê a menor necessidade de fazer isso. Se você faz parte desse grupo, cuidado.

Acaba sendo fundamental passar, pelo menos o forro das peças antes de guardá-las. Isso acaba sendo importante para matar eventuais fungos, bactérias, microrganismos de modo geral que do contrário acabarão entrando no seu organismo.

Então, se você ainda não passa as suas calcinhas está na hora de começar a passá-las.

Periodicidade de troca

erros ao lavar roupa íntima

Esse também não é um erro relativo especialmente a lavagem, mas qual é a periodicidade com a qual você troca a calcinha ou cueca? É preciso que a troca seja feita regularmente, mais especificamente todos os dias. Isso mesmo, se faz necessário que a troca da peça íntima seja feita todos os dias. Isso é importante para evitar infecções e está diretamente relacionado com a higiene.

Mesmo que a peça aparente estar limpa, ela não está. Durante em todo o dia o nosso corpo vai liberando fluídos que vão sendo depositados no tecido e deixam a peça suja. Mesmo que não aparente estar suja a peça está e precisa trocar.

Pode ser que não aconteça nada além do mau odor, mas é possível que você desenvolva alguma infecção ou mesmo alergia pela contaminação. Em pessoas com problemas de imunidade os desdobramentos podem ser ainda mais graves.

Lavar as peças com sabonete

erros ao lavar roupa íntima

Como você regularmente lava as peças íntimas? Como a maioria costuma lavar durante o banho acaba sendo normal que se lave com o próprio sabonete usado. Mas esse consiste em um erro comum que não deve ocorrer.

Assim como não é recomendado deixar as peças secando no banheiro na unidade do local, não é indicado que se lave com sabonete durante o banho. Para uma boa limpeza das peças o ideal é recorrer ao sabão ou ao detergente. O sabonete, para as roupas, dá uma falsa sensação de limpeza quando na verdade não está de fato limpando as suas peças.

Conclusão

erros ao lavar roupa íntima

Com essas dicas você terá peças íntimas que durarão muito mais mas mais do que isso você terá peças íntimas que trarão conforto e segurança para você em seu uso diário. Como vimos no início, segundo pesquisa realizada pela Universidade Metrocamp noventa e dois por cento das calcinhas tidas como limpadas estavam contaminadas com diferentes tipos de microrganismos. O total surpreendeu e chegou a mais de dez mil diferentes tipos de microrganismos. Ou seja, os riscos que você está se expondo com erros na lavagem pode comprometer a sua saúde.