Café da manhã ideal: mito ou verdade que existe?

  • Existe café da manhã ideal?
  • Se não existir café da manhã ideal, o que é possível comer?
  • Dicas de alimentos para o café da manhã

Você já se perguntou se existe café da manhã ideal? Para quem vive brigando com a balança ou ainda para quem busca um estilo de vida mais saudável essa pode ser uma pergunta que paira a cabeça vez ou outra. Logo de cara a resposta é que não, não existe o café da manhã ideal. Mas há opções que sim, são melhores que outras e podem ser incorporadas aos seus hábitos alimentares para mais qualidade de vida.

Leia mais

Selfie elbow: conheça e entenda essa nova patologia

Rugas: dicas para evitar essas marcas no seu rosto

Se você está de dieta, ou está apenas querendo ter hábitos alimentares mais saudáveis é possível incorporar certos padrões alimentares que são mais saudáveis que outros, isso é fato. Mas não existe uma fórmula padrão de como o café da manhã deve ser.

Você certamente já deve ter ouvido algo como o café ser a refeição mais importante do dia. Tanto é que nos Estados Unidos, por exemplo, eles consomem logo pela manhã uma alta quantidade de calorias de modo a se sentirem saciados por mais tempo. Ao contrário do que acontece no Brasil eles não têm uma longa pausa para o almoço e dessa forma o almoço se transforma em um breve lanche.

Mas então o que seria um café da manhã ideal? Ou melhor?

O café da manhã ideal: o que comer?

Como mencionado anteriormente, não existe um padrão ideal de café da manhã, um exemplo é justamente o caso dos Estados Unidos que é, seguindo a cultura do país, totalmente diferente do nosso.

A escolha do café da manhã ideal deve ser feita de maneira totalmente individual, considerando as necessidades do indivíduo. Assim como a sua rotina, e também a sua cultura.

Ou seja, se você costuma comer um pãozinho no café da manhã não há nada de errado. Isso não vai prejudicar a sua saúde. As mudanças nos padrões alimentares devem ser adotados somente quando há um desequilíbrio, um exagero. Assim sendo, se você come apenas um pão, não há nada de errado, mas se há o exagero é preciso rever e incorporar hábitos mais saudáveis.

Existem alimentos que são mais indicados de acordo com os seus valores nutricionais e também com as calorias apresentadas. Para a escolha leve em consideração as necessidades que você terá ao longo do dia e também as próximas refeições, os nutrientes que serão ingeridos e correlatos.

Isso é fundamental para que você consiga ter uma alimentação inicial nutritiva e saudável.

Abaixo separamos algumas dicas de alimentos que podem compor o seu café da manhã de maneira a deixa-lo nutritivo e saudável. Mas claro que para isso é preciso considerar todas as refeições que você terá ao longo do dia.

Frutas inteiras

As frutas inteiras são excelentes opções uma vez que são ricas em vitaminas e minerais. São alimentos altamente nutritivos e são igualmente pouco calóricas. Para tanto opte sempre que possível pelas frutas inteiras, os sucos não são tão nutritivos. Somente as frutas inteiras conseguem manter bem os níveis de fibras e igualmente controlam os níveis de glicose no sangue, o que evita os picos.

O que não falta são opções de frutas, desde banana, maçã, melão, goiaba, a lista é bem ampla.

Proteínas

café da manhã ideal

Por falarmos em lista ampla, as proteínas também trazem uma ampla variedade também. É possível consumir ovos, semente de chia ou de linhaça, iogurte branco, assim como opções de queijos brancos que são bem apetitosos.

As fontes de proteína ajudam a começar o dia bem, com mais energia e disposição. Além disso, proteínas ajudam na saciedade, o que pode ser uma ótima estratégia para quem está tentando emagrecer, visto que a próxima refeição será postergada. Nesse sentido, o ovo tem ainda mais efeito sobre a saciedade, prolongando-a por mais tempo.

Toma café pela manhã? Cuidado

café da manhã ideal

Você adora o cafezinho pela manhã? É uma ótima bebida de fato, mas antes de tomar a sua típica xícara de café, prefira comer algo com consistência, algo sólido. Ao tomar a xícara de café, você estará com mais energia e disposição, mas pela alta acidez do café, poderá sofrer com problemas estomacais dos mais diversos tais como gastrite, refluxo e até mesmo úlceras.

Antes do cafezinho coma algo, pode ser um lanchinho leve, uma fruta ou proteína, opção não faltam para que você monte um lanche saudável para o seu café da manhã.

Carboidratos

café da manhã ideal

Não poderíamos deixar de falar dos carboidratos, os carboidratos estão presentes em praticamente todas as refeições e são o que nos dão energia. Consistem na principal fonte de energia para o nosso corpo e precisam dessa forma estarem presentes em nossa alimentação.

Os carboidratos se transformam em energia e a partir deles podemos fazer nossas atividades. As frutas podem ser fonte de carboidratos mas aqui entram outras opções de alimentos, tais como os pães e prefira sempre que possível os integrais. A tapioca também consiste em um exemplo.

Evite a todo custo os carboidratos refinados, como justamente o pão tradicional e outros alimentos feitos com farinha branca. Estes são alimentos com carboidrato simples que ao entrarem no nosso organismo elevam os níveis de açúcar no sangue e resultam no chamado pico de glicose, algo extremamente prejudicial.

Além disso, estes alimentos favorecem a fome que rapidamente reaparece ao consumi-los, por isso prefira sempre os alimentos integrais aos alimentos refinados.