Mitos sobre o pão: será que ele realmente é esse vilão?

  • Mitos sobre o pão: ele é ou não o vilão da dieta?
  • Quem está de dieta pode comer pão?
  • Pão lowcarb ou sem glúten?

Hoje queremos falar com você especialmente sobre os mitos sobre o pão. Há quem passe longe de qualquer tipo de dieta ou regime porque acredita que terá de deixar de comer o sagrado pãozinho de cada dia, mas será que é mesmo assim?

Leia mais

Dor ciática: o que é, como evitar e tratamentos indicados?

Dicas para casa: não deixe estes itens no banheiro

Assim que as dietas de emagrecimento acabaram se popularizando, ditando comportamentos que deveriam ser adotados pelos seus adeptos, muitos acabaram ou abandonando o pãozinho, ou abandonando a dieta. O fato é, será que o pão é de fato tão prejudicial assim como fez se crer ao longo dos últimos anos?

A grande maioria das pessoas consome, pelo menos, diariamente, um pão. Alguns acabam consumindo um pouco mais do que isso, outros acabam tentando evitar o seu consumo ao máximo. O fato é que o pão nosso de cada dia é realmente popular e há diferentes receitas e maneiras de consumir o alimento.

Para quem vive de dieta ou de mal com a balança acaba sendo comum que não seja de seu consumo corriqueiro a ingestão de pão. Mas hoje em mitos sobre o pão veremos se de fato ele pode prejudicar a sua dieta.

Abaixo você encontra as principais informações sobre o consumo de pão e como você pode fazê-lo sem ter que se preocupar tanto. Aliás, esse é o sonho de uma grande parcelas das pessoas que buscam emagrecer. Perder peso sem sofrimento comendo tudo o aquilo que gosta.

Mitos sobre o pão: quem está de dieta pode comer pão?

As pessoas têm a impressão que por estarem de dieta vão viver apenas de alface, rúcula e tomate. Mas isso não é verdade. Aliás, se estando de dieta você consumir apenas isso acabará comprometendo a sua saúde, sua disposição, rendimento e ademais.

Essa regra vale para o consumo de pão também. Mesmo estando de dieta você pode consumir pão. Veja, o segredo para o emagrecimento consiste em gastar mais calorias do que se consome. Aquela velha matemática que você deve estar cansada de saber.

Idealmente os alimentos consumidos devem ser de alto valor nutricional para garantir que você tenha qualidade de vida e saúde, mas o que vai te levar a emagrecer ou a engordar de fato diz respeito a quantidade de calorias consumidas e de calorias gastas.

O recomendado aqui é que você escolha opções de pães integrais que apresentem alto valor nutricional e razoável valor calórico. Dessa forma é possível que você continue a consumir naturalmente o pão. Pães que não são integrais apresentam valor energético elevado e em compensação apresentam baixo valor nutricional mas vez ou outra pode ser uma opção.

Nem todo pão integral, é integral

mitos sobre o pão

É importante mencionar isso sobretudo após o tópico anterior. Isso porque muitas opções disponíveis no mercado se colocam como integrais mas não o são de fato, apresentando apenas por vezes farinha enriquecida na composição.

O que acontece é que algumas empresas adicionam a farinha de trigo convencional, ácido fólico e ferro e menciona que o produto é integral quando na verdade não é e a sua farinha foi apenas enriquecida. Assim, para ter certeza que o produto é integral o primeiro ingrediente do mesmo deve ser a farinha integral.

Além disso, é preciso que a cada cinquenta gramas de pão se tenha pelo menos três gramas de fibras. Do contrário você não estará efetivamente consumindo um produto integral.

Pão low carb e pão sem glúten

mitos sobre o pão

É possível que um pão seja sem glúten sem necessariamente ser um pão low carb, ou seja, com baixa caloria. Assim como o inverso da sentença também é verdadeiro. Ou seja, é possível que um pão seja low carb tendo a presença de glúten normalmente.

É um erro comum essa confusão que pode inclusive acabar fazendo você consumir opções menos saudáveis.

Pão como fonte de energia

O pão é uma grande fonte de energia. Pensar que não é um grande mito. O pão é uma fonte de energia sobretudo porque é um carboidrato e os carboidratos são os principais meios de obtermos energia para nossas atividades diárias.

Por isso inclusive, é preciso tomar cuidado quanto aos alimentos tradicionais, não integrais. Eles fornecem rapidamente energia para o nosso corpo através dos picos de energia e depois a energia se esvai, decaindo. Esse é o chamado pico de energia. Prefira sempre os alimentos que não produzam esse pico.

Mitos sobre o pão: pão engorda

mitos sobre o pão

Essa é com toda certeza um mito que você já deve ter acreditado. Mas o fato é que o pão não tem essa capacidade de te fazer engordar nem mesmo de emagrecer. O que acontece aqui é exatamente o que vimos anteriormente sobre o consumo de calorias em detrimento ao gasto calórico que o indivíduo.

Se com o consumo de pão ou não você consumir mais calorias do que está gastando você vai consequentemente engordar. Agora se você consumir menos calorias do que está gastando você emagrecerá. É mais uma questão matemática do que qualquer outra coisa.

Mesmo sendo uma questão matemática, o ideal é investir no consumo de alimentos integrais visto que estes apresentam menos calorias do que os alimentos tradicionais, não integrais. Além disso, estes alimentos, os integrais, apresentam maior concentração de fibras, o que vai retardar a sensação de fome e reduzir o consumo alimentar.