Dicas para casa: não deixe estes itens no banheiro

  • Dicas para sua casa; veja itens para não deixar no banheiro
  • Não deixe toalhas no banheiro
  • Bactérias e fungos perigosos para a nossa saúde

Um dos maiores prazeres de se morar sozinho, é que podemos organizar nossa casa da maneira que quisermos. Porém, é bom estar atento há algumas dicas para casa, principalmente no que diz respeito ao que podemos ou não ter no nosso banheiro.

Leia mais

Queratose pilar: você sabe o que é?

Sensibilidade mamária: como reduzi-la?

Como você deve saber, o banheiro é um cômodo de nossa casa que mais precisa de atenção quando se fala de limpeza e higiene. Por mais que se higienize o ambiente, ele é muito mais propício para a proliferação de fungos e bactérias do que qualquer outro.

Sabendo disso, é preciso estar de olho sobre alguns itens que devemos evitar deixar no banheiro, ou até mesmo a maneira correta de se armazenar aqueles utilizados para a nossa higiene pessoal, como escovas de dente e barbeadores que naturalmente acabam sendo deixados no banheiro.

Dicas para casa: o que não deixar no banheiro: seus remédios

Muitas pessoas tem o costume de deixar medicamentos de uso diário nos seus banheiros, ou até mesmo reservar um espaço no armário, ou gaveta exclusivo para armazenar remédios, o que é um erro. E veja só porquê.

Isso porque o banheiro é naturalmente um local mais úmido, e esta umidade tem grandes chances de acabar passando para os medicamentos, principalmente aqueles que não possuem uma embalagem bem vedada ou que ficam em caixas de papelão.

Além desta umidade poder alterar e até mesmo estragar estes remédios, há ainda o risco deles serem contaminados com fungos, bactérias ou até mesmo coliformes fecais.

Ou seja, os medicamentos devem de fato ficarem bem longes dos banheiros até mesmo para manterem suas características originais.

Jogo de banheiro

dicas para casa

Sabe aquele conjunto de proteção de tampa de vaso sanitário, porta papel higiênico e tapetinho de crochê fofos que você provavelmente ganhou ou irá ganhar?  Também são grandes acumuladores de fungos em um banheiro e não devem ser mantidos no cômodo por isso.

Isso ocorre principalmente por conta da umidade que irão reter, tornando um local propício para o desenvolvimento de colônias de bactérias, principalmente as capas de tampa de vaso sanitário.

Portanto, há não ser que vocês troquem e lavem estes itens toda semana, o melhor é evitar o seu uso.

Maquiagem

dicas para casa

O banheiro é o local preferido para muitas pessoas fazerem a sua make, já que muitas das vezes é o local que tem a melhor iluminação e um bom espelho. Não há problema nenhum em fazer a sua maquiagem no banheiro, o que devemos evitar é deixar os produtos nele.

Além de a umidade poder estragar alguns itens como sombras e batons, criando até mesmo bolor, pincéis e lápis de olho que acabarem ficando desprotegidos podem acabar criando fungos, por isso o recomendado é sempre guardá-los em outro local longe da umidade.

Outra dica é que se tenha alguma toalha exclusivamente para forrar a pia na hora de fazer a maquiagem, assim você poderá descansar pincéis e os produtos em cima dela, evitando o contato direto com a pia. Depois é só lavar a toalha para o próximo uso.

Dicas para casa: por falar em toalhas…

Todo banheiro precisa ter toalhas, afinal como iremos nos secar após o banho ou lavar as mãos? O que devemos evitar a todo custo é deixar ali aquelas que não estão em uso, principalmente se for um espaço sem proteção.

Mais uma vez o maior problema é a contaminação através de fungos e coliformes fecais, que podem acabar sendo depositados nestes locais.

Além disso, evite deixar que toalhas e tapetes molhados em uso fiquem secando dentro do próprio banheiro. O melhor sempre é que logo após utilizá-los eles sejam levados para secar em local arejado, e de preferência que peguem bastante luz do sol.

Roupas

dicas para casa

As roupas também são um grande depósito de bactérias quando ficam guardadas no banheiro. O melhor sempre é que depois do banho, elas sejam levadas de volta para o quarto.

No caso das roupas sujas, caso não haja espaço na lavanderia procure por cestos de roupas que sejam fechados com tampa.

Informações adicionais sobre objetos no banheiro

O principal motivo para se evitar deixar itens no banheiro diz respeito aos riscos que estamos desnecessariamente nos expondo. Por exemplo, mesmo tendo mencionado apenas estes objetos, o ideal é que não se deixe nada que não seja necessário no banheiro.

Isso porque estes objetos estão expostos a bactérias e fungos perigosos que podem se desenvolver nesse ambiente que é mais do que extremamente propício.

A partir desse bate-papo deve ficar a questão do que então pode ficar no banheiro, considerando que é um cômodo que utilizamos e precisamos de alguns objetos.

Dentre os itens que não apresentam demasiado risco em permanecerem no banheiro temos, o shampoo e o condicionador, assim como o sabonete e a bucha. Estes dever ser acondicionados em suportes específicos para no box.

Outros itens tais como cotonete, algodão, escova de dente e similares também podem permanecer no banheiro, adequadamente organizados na pia. O ideal nesse caso é que sejam acondicionados em potes ou recipientes que permitam a vedação. O que os protege do contato como ambiente externo.

Há inúmeras opções de porta escovas e igualmente porta algodão e cotonete. São itens essenciais para deixar tais artigos no banheiro sem riscos.