Chuveiro pingando? Descubra o motivo aqui

  • O seu chuveiro está pingando? Gotejamento do chuveiro pode trazer riscos a saúde
  • Descubra o que pode deixar o chuveiro pingando
  • Sujeira no chuveiro pode estar fazendo-o pingar

Quem nunca deitou em sua cama e logo em seguida teve que se levantar, pois ouviu o chuveiro pingando? Normalmente isto é causado apenas por um registro mal fechado, o problema é quando mesmo assim ele continua a vazar.

Leia mais

Dicas para casa: não deixe estes itens no banheiro

Queratose pilar: você sabe o que é?

Pode não parecer, mas um chuveiro pingando tem um impacto muito grande no bolso das famílias. Segundo estimativas, um gotejamento pode desperdiçar em média 50 litros de água em um único dia.

Além de causar problemas de gastos com a conta de água, um chuveiro pingando também é ruim para a saúde. Além de deixar o chão molhado, o banheiro começa a juntar umidade além do comum, o que facilita a proliferação de fungos e bactérias.

Como todo equipamento de nossa casa, há muito mais que uma única causa para o chuveiro pingando, e é preciso analisar caso a caso. Mas existem algumas situações que são mais cotidianas e, normalmente, os problemas mais comuns em chuveiro pingando.

Chuveiro pingando: registro

chuveiro pingando

Em primeiro lugar temos o registro, mas não apenas aqueles que estão fechados incorretamente, mas sim daqueles que pelo desgaste do uso passam a deixar a água vazar, e por isso tanto o chuveiro como o próprio registro acabam pingando.

Outra situação relacionada é a instalação errada. Além de ter sido mal encaixado, pode acontecer da pessoa que o instalou deixar de usar veda-rosca, que é uma fita especial utilizada em roscas para dar mais firmeza e não deixar água passar.

Ainda falando em registros, alguns modelos podem ter entre um encaixe e outro das peças um anel de borracha que serve para impedir a passagem de água. Esta borracha com o passar do tempo pode ressecar e se quebrar, o que exige a sua troca.

Esse consiste em um dos problemas mais comuns que podem levar o seu chuveiro a pingar. Mas, todavia, pode ser um dos mais difíceis de ser resolvido porque o registro fica na parede, não visível aos nossos olhos. Então é preciso primeiramente quebrar a parede para que o serviço de reparo seja realizado.

Nesse caso, até para evitar gastos desnecessários é recomendado que se avalie as demais opções que podem estar ocasionando vazamento antes de partir especialmente para o conserto do registro. Além dos custos, trará principalmente sujeira para a casa.

Chuveirinho

chuveiro pingando

Um item nos chuveiros que pode causar o gotejamento, e muitas pessoas não sabem, é o famoso chuveirinho ou duchinha.

Isso é muito comum nos chuveiros elétricos, e a pressão da água acumulada no chuveirinho acaba empurrando a água pelo chuveiro principal, o que causa o vazamento.

A solução neste caso é bem simples: após o banho e já com o registro fechado, acione o chuveirinho e deixe aquele resto de água que acumulou na sua mangueira sair.

Com a eliminação dessa água que se acumulou não haverá retorno de água para o chuveiro principal e o vazamento acabará resolvido.

Sujeira

Normalmente nas casas não há nenhum sistema de filtragem da água que vai para o chuveiro, assim sendo todas as impurezas e resíduos que se acumulam na caixa d’água ou encanamento irão passar pelos furos do chuveiro.

Com o tempo, esta sujeira pode ir se acumulando assim como surgir uma espécie de limo que irá entupir os furos, o que além de diminuir a quantia e pressão da água que saem do chuveiro, podem causar o gotejamento após o fechamento.

A maioria dos chuveiros permite que se retire a parte de baixo dele para fazer uma limpeza, que pode ser com sabão e uma escova pequena. Caso o equipamento de você possui não desencaixe esta parte, a limpeza com água sanitária e uma escova de dentes já será suficiente. E tenderá a resolver o problema de vazamento. Isso se o mesmo foi principalmente desencadeado por esse motivo.

Vazamento

chuveiro pingando

Se mesmo após verificar todos os itens acima o chuveiro continua pingando, chegou a hora de analisar o equipamento em si. Primeiramente verifique se o chuveiro está devidamente preso ao encanamento.

Em alguns casos, na hora de encaixar e enroscar o chuveiro na tubulação, ele pode ficar torto ou mais uma vez não terem utilizado a fita veda rosca, o que irá causar o vazamento.

Alguns chuveiros também podem ser equipamentos com mais de uma parte para encaixe, isso é mais comum nos elétricos que realizam o aquecimento da água através principalmente de uma resistência. Verifique se na hora da montagem, não ficou nenhuma parte frouxa.

Verificar se há vazamentos no próprio chuveiro é importantíssimo porque evita novamente que se chegue no registro sem verificar todas as opções anteriores. Por vezes o vazamento pode estar ocorrendo apenas por um pequeno desencaixe em uma das suas peças. Ou a mesma não teve a aplicação de veda rosca.

O veda rosca é um componente fundamental para instalação de equipamentos hidráulicos, evitando assim o vazamento de água que pode comumente ocorrer.

Vale lembrar que, tanto na manutenção do chuveiro quanto do registro, antes de desencaixar ou mexer em qualquer peça, deve-se primeiro fechar o registro principal do banheiro. E também desligar a energia do cômodo (no caso dos chuveiros elétricos). Isso evita acidentes tais como choques elétricos.

E na dúvida, para evitar acidentes mais graves, chame sempre antes de tudo um encanador ou profissional de manutenções.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

Chuveiro pingando? Descubra o motivo aqui

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: