Coluna saudável: dicas essenciais para cuidar da sua

  • Coluna saudável: conheça as dores comuns que afetam a sua coluna
  • Exercícios físicos auxiliam a reduzir a dor e a manter a sua coluna saudável
  • O seu peso também pode interferir sistematicamente na coluna

As dores nas costas podem ser sintomas de diversos problemas e exigem atenção, algo que nem sempre fazemos. Você pode não saber, mas existem diversos hábitos simples, mas eficientes, que podem ser praticados para manter uma coluna saudável e você vai ver aqui uma pequena relação com os melhores.

Leia mais

Sinovite: o que é, causas e tratamento

Fome excessiva pode indicar problemas de saúde

Antes de mostrar para você as dicas que reunimos aqui, é válido comentar um pouco sobre as dores mais comuns que afligem a população. Mas lembre-se que o melhor é sempre manter as consultas médicas em dia, para que se identifique suas causas e o melhor tratamento especialmente para o seu caso.

É importante colocar isso porque veja bem, por mais que a sintomatologia seja parecida, há diferentes problemas que podem acometer a sua coluna e trazer dor. Dessa forma, somente um médico pode de fato avaliar qual a causa da sua dor e o que pode ser feito para combatê-la.

Lembre-se que aqui você verá exercícios e gestos que deixarão a sua coluna mais saudável. Ou seja, não curarão nenhum quadro clínico preexistente.

Dores comuns que afetam a sua coluna e quadros clínicos

coluna saudável

Escoliose nossa coluna, ao ser olhada de frente ou costas é retilínea, podendo ter variações de até 10°. Quando esta variação forma uma curva maior que os 10°, esta é diagnosticada com escoliose.

Aproximadamente 80% dos casos não há uma causa definida para seu surgimento, mas em todos os casos o acompanhamento médico é essencial para seu tratamento, e sobretudo o alívio da dor. Seja acompanhamento por meio de medicamentos e fisioterapia, ou em casos mais graves com a cirurgia de correção.

Dor lombar a dor na coluna lombar é, provavelmente, a mais comum entre as pessoas, principalmente adultos e que costumam trabalhar com esforço repetitivo ou sentados em frente a um computador.

Isto se deve, pois este tipo de problema está comumente associado à postura e costuma melhorar em poucos dias. Porém, se a sua causa não receber tratamento, pode acarretar em problemas maiores.

Torcicolo muitas pessoas esquecem, mas o pescoço (também conhecido como coluna cervical) também requer atenção. As dores neste local, os famosos torcicolos, podem surgir devido a diversos fatores como stress, sedentarismo, postura, entre outras coisas.

Sabendo disso, confira algumas práticas que irão auxiliar você a manter um estilo de vida com saúde e, consequentemente, uma coluna mais saudável.

Atividades físicas podem auxiliar de maneira significativa

Isso pode parecer repetitivo, mas se exercitar é benéfico para a vida de qualquer pessoa e isso inclui a nossa coluna, já que o sedentarismo é a causa de diversas doenças e desconfortos do nosso corpo e organismo.

A melhor coisa neste caso é encontrar uma atividade que seja feita de forma prazerosa, não como uma obrigação.

Isto pode ser feito através da musculação com o fortalecimento da musculatura, com a dança e o seu fortalecimento e flexibilidade de todo o corpo, ou pela natação que além de tudo isso ainda proporciona o alinhamento da postura.

Independente da prática ou esporte escolhido, o mais indicado sempre é que haja o acompanhamento e indicação de um profissional a área, para que esta atividade seja feita da forma correta e que não prejudique o praticante.

Peso corporal: atenção quanto ao seu peso

coluna saudável

Além do fortalecimento da musculatura de todo o corpo, as atividades físicas podem ajudar no controle do peso corporal. O excesso de peso, principalmente na área abdominal, pode causar uma tensão muito grande na coluna lombar.

Em contrapartida, uma pessoa que esteja abaixo do peso também irá sofrer com problemas de postura, além do agravante de colaborar com a baixa massa óssea que pode aumentar o risco de desenvolver osteoporose.

Por isso, mais uma vez, ter o acompanhamento de um especialista é essencial para o controle do peso corporal, que deve estar de acordo com diversos fatores que vão muito além e uma simples questão estética.

Cálcio e a sua ingestão de vitamina D

Este combo de nutrientes é essencial para o fortalecimento de nossos ossos, pois a vitamina D irá auxiliar na absorção do cálcio, e depois a depositá-lo com o fosfato no esqueleto.

Por isso, o ideal é que se tome pelo menos 20 minutos de sol por dia. Pois ele é o responsável pela produção de até 80% da vitamina D necessária para o nosso corpo. O melhor horário é antes das 10h e depois das 16h, quando o sol não está tão forte.

Em relação ao cálcio, ele pode ser ofertado de maneira significativa através da alimentação. Como exemplos de alimentos com cálcio temos o tofu, o grão-de-bico, e o brócolis.

Levantar e carregar peso corretamente

coluna saudável

O simples ato de levantar e transportar uma caixa ou sacola de compras, de forma incorreta, pode levar a problemas e dores nas costas. Ao fazermos um esforço físico, nunca devemos colocar o seu peso ou força na coluna.

A forma correta de se levantar um objeto é dobrar os joelhos e utilizar as pernas para levantar, e não as costas. A coluna deve estar em uma posição confortável e reta na hora de transportar. Se necessário peça ajuda para não sobrecarregar o corpo com uma carga excessiva demais para o que você suporta.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Coluna saudável: dicas essenciais para cuidar da sua

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: