Veja os benefícios do magnésio para a saúde

  • Conhecendo os benefícios do magnésio para a saúde
  • Alimentos ricos em magnésio
  • Riscos do excesso de magnésio

Diariamente consumimos diversas vitaminas e minerais, que tem um papel importantíssimo para o funcionamento do corpo e nosso bem-estar. Uma destas substâncias que tem ganhado mais reconhecimento é o magnésio. Vamos ver os benefícios do magnésio para a saúde.

Leia mais

Sinais que você está bebendo pouca água

O que a sua língua diz sobre a sua saúde?

Por não estar tão presente principalmente nas conversas nutricionais, o magnésio não teve a sua devida importância por muito tempo. Uma das suas principais funções é sobretudo auxiliar na formação dos ossos e dentes, além de seu poder de regular a contração muscular do organismo.

Benefícios do magnésio para a saúde

Benefícios do magnésio para a saúde

Ter o magnésio incluso na rotina traz vários benefícios para diversos aspectos de nossa saúde. Confira abaixo algumas das maravilhas que este rico mineral pode fazer ao seu organismo:

Fortificação dos ossos e prevenção à osteoporose – como comentado, o primeiro benefício proporcionado pelo consumo do magnésio é de fortificar ossos e unhas, já que ele auxilia no transporte do cálcio.

Diminui a cólica durante a TPM – por controlar as contrações musculares, ter um consumo diário do magnésio também é benéfico para as mulheres durante o período pré-menstrual, já que ele pode diminuir a intensidade das cólicas.

Prevenção de problemas no coração – este mineral também pode ser um aliado na prevenção de doenças ligadas ao coração, já que alguns estudos apontam seu papel no relaxamento dos vasos sanguíneos e regulagem na frequência cardíaca.

Humor e sensação de felicidade – sim, o magnésio também pode ajudar na produção de serotonina, que é um dos hormônios responsáveis pela felicidade e diminuição da ansiedade.

Antioxidante – ele também possui efeito antioxidante, o que auxilia no controle dos radicais livres presentes no nosso corpo.

Melhora da pele – há pesquisas que também apontam uma melhora dermatológica com efeitos reparativos, hidratantes, diminuição da oleosidade e auxílio na eliminação de pequenas manchas.

Neste caso, o uso é feito através de pequenas quantias de leite de magnésio aplicadas diretamente na pele. Porém, é preciso ter cuidado, pois, em peles mais sensíveis ou com pouca oleosidade, o leite de magnésio pode causar ressecamento e escamação do tecido.

Alimentos ricos em magnésio

Benefícios do magnésio para a saúde

Segundos estudos, o consumo de magnésio diário de uma criança e adolescente fica em torno de 130 a 300 mg; já uma pessoa adulta pode ser de 350 a 420 mg. Em geral, uma alimentação saudável já é suficiente para garantir a quantia da substância necessária.

Alguns dos alimentos mais ricos em magnésio são a castanha de caju (94 mg), feijão-carioca (72 mg), sardinha (100 mg), mandioca (34 mg), leite integral (25 mg), arroz integral (50 mg) e até mesmo o chocolate meio-amargo (32 mg) é rico deste mineral.

Produtos e alimentos industrializados também podem possuir alta dosagem de magnésio em sua composição, mas a preferência deve ser sempre pelo seu consumo na forma mais natural possível.

Riscos

Benefícios do magnésio para a saúde

Como todo alimento ou produto, o magnésio deve ter o seu consumo feito de forma consciente e sobretudo sem exageros. O excesso deste mineral no sangue contudo é conhecido como hipermagnesemia. Seu diagnóstico é normalmente feito através de exames de sangue, já que os efeitos colaterais costumam ser leves.

Esta é uma situação muito rara, já que os rins são capazes de filtrar e eliminar o seu excesso do sangue, mas alguns dos sintomas podem ser dificuldade ou lentidão na respiração e fraqueza. Este é um quadro que normalmente ocorre em pessoas que possuem problemas renais.

Em situações mais graves a hipermagnesemia pode causar sobretudo paradas respiratórias ou cardíacas, e até mesmo induzir ao coma.

Quando este distúrbio surge pelo excesso de consumo do magnésio, o tratamento consiste basicamente no controle da alimentação. Elimina-se da dieta qualquer alimento, produto ou suplementação que possua o mineral, porém em pacientes mais graves podem optar pelo uso da hemodiálise.