Sinais que você está bebendo pouca água

  • A importância do consumo adequado de água
  • Sinais que você está bebendo pouca água
  • Importância da hidratação

Com a chegada do inverno e o tempo frio, deixamos de consumir a quantia necessária de água que o nosso corpo necessita. Por isso, é extremamente importante saber interpretar os sinais que você está bebendo pouca água.

Leia mais

O que a sua língua diz sobre a sua saúde?

Muita birra pode ser sinal de transtorno infantil, entenda

Manter-se hidratado é extremamente importante para regular o funcionamento do organismo. É través da água que é feito o controle da temperatura, lubrificação das mucosas, transporte de nutrientes até os órgãos e tecidos, além de ajudar a eliminar toxinas.

A quantia de água que uma pessoa adulta deve consumir varia de acordo com sua idade, tamanho e peso, estilo de vida, entre outros aspectos. Mas normalmente este valor fica em torno dos dois litros diários. Confira agora seis sintomas que podem ser de sinais de desidratação.

Sinais que você está bebendo pouca água: boca e pele seca

Além de ajudar na produção de saliva e lubrificação das mucosas, a água também auxilia na hidratação da pele. Por isso, quando há o baixo consumo de líquidos, estes locais ficarão secos e desidratados.

Na pele isso pode causar descamações e rachaduras, por isso não basta abusar dos hidratantes em épocas de frio, mas também é preciso estar atento à quantia de água que é consumida.

Mau hálito

Sinais que você está bebendo pouca água

Uma das funções da saliva é a de limpar e evitar a proliferação de colônias de bactérias em nossa boca e garganta. Portanto, ao não consumir a quantia de água necessária e a produção de saliva diminuir, a pessoa começará a desenvolver o mau hálito, causado por estas bactérias que irão se reproduzir.

Cor e quantia de urina

Sinais que você está bebendo pouca água

Como já relatado, a água é responsável também por filtrar e eliminar as toxinas de nosso organismo. Isso é feito através do xixi. Se o consumo de líquidos estiver baixo, além de ir poucas vezes ao banheiro, a quantia de urina eliminada também diminuirá.

Outra coisa a ser observada é a cor do xixi, pois em uma pessoa que tem um consumo de água constante, ela sairá praticamente transparente e não amarelada. Por isso quanto mais clara for a cor da urina, mais hidratado o corpo estará.

Tonturas

Sinais que você está bebendo pouca água

Com a falta de líquido no corpo, algumas pessoas podem sentir tonturas e até mesmo náuseas. Isso é muito comum durante ou após exercícios físicos de alta intensidade, por isso é essencial manter uma garrafinha com água ou isotônico por perto, para repor aquilo que o corpo eliminar através do suor.

Prisão de ventre

Sem a água consumida em sua forma mais pura, o organismo irá tentar obtê-la através dos alimentos que ingerimos. Com isso as fezes passam a ficar mais ressecadas, o que irá dificultar e diminuir as idas ao banheiro.

Fadiga

Mesmo sem estar fazendo um exercício de alta intensidade, uma pessoa que está sofrendo com sintomas de desidratação poderá sofrer com fadiga. Com isso, ela sentirá dificuldade e cansaço para realizar pequenas tarefas do cotidiano, como ir ao supermercado ou limpar a casa.

Importância da hidratação

A hidratação do corpo é essencial para qualquer pessoa levar uma vida saudável. Sentir sede já é um sinal do seu próprio organismo, alertando que precisa repor o líquido, porém o certo não é esperar esta vontade para beber água.

Procure ter sempre em mãos uma garrafinha com água mineral ou filtrada, para ir dando goles durante os exercícios, tarefas de casa, estudos ou até mesmo quando está assistindo televisão.

Outra dica é incluir em sua dieta frutas com alta concentração de água. A melancia e o abacate são grandes aliados neste momento, e devem ser consumidos in natura, para que além de repor os líquidos do organismo, também possa aproveitar todos os nutrientes e minerais vindos da fruta.

Por fim, em épocas de frio, uma boa pedida para auxiliar no consumo de líquidos é através de bebidas e alimentos quentes como os chás e sopas. Além deles, é possível encontrar também uma grande concentração de água em legumes e sobretudo em vegetais cozidos.