O que a sua língua diz sobre a sua saúde?

  • Você sabia que a sua língua pode mostrar como está sua saúde?
  • O que a sua língua diz sobre a sua saúde?
  • Língua esbranquiçada pode ser sinal de candidíase oral

Para que não tenhamos doenças das mais diversas é fundamental a manutenção de uma boa saúde bucal. Mas você sabe o que a sua língua diz sobre a sua saúde? Não? Vamos bater um papo sobre isso?

Cada pessoa apresenta características diferentes em sua língua, assim como em qualquer outra parte do corpo.

Leia mais

Muita birra pode ser sinal de transtorno infantil, entenda

Dor desviada: o que é, por que acontece e o que fazer?

Cada qual tem a língua com um formato e coloração diferentes, isso é algo extremamente normal. Mas apesar dessas diferenciações há padrões que determinam se a língua está ou não saudável. Da mesma forma há pistas que a língua dá sobre a sua saúde geral e é sobre isso que queremos conversar com você nesse momento.

Veja o que a sua língua diz sobre a sua saúde. Caso haja qualquer tipo de dúvida é fundamental que você consulte um médico de sua confiança para que ele possa avaliar o quadro.

O que a sua língua diz sobre a sua saúde? Língua rosada

O que a sua língua diz sobre a sua saúde

Uma língua com um tom cor de rosa-claro, em toda a sua superfície, sem placas brancas ou marrons representa uma língua saudável. Além de expressar que a língua está saudável também denota que não há problemas de saúde que estão dando sinais através da sua língua.

Língua com pontos avermelhados

O que a sua língua diz sobre a sua saúde

Quando a língua apresenta pontos avermelhados isso indica que o indivíduo pode estar com algum tipo de infecção como, por exemplo, a escarlatina ou a doença de Kawasaki. Além disso, pode indicar também a falta de algum nutriente e o quadro de anemia, sobretudo desencadeado pela baixa de vitamina B6 e ou B12.

Esse quadro de anemia acaba sendo comum principalmente em veganos, visto que as principais fontes de B12 são de origem animal. Mas também é um quadro presente em pessoas com anorexia e que passaram pela cirurgia bariátrica.

Lingua com manchas vermelhas

O que a sua língua diz sobre a sua saúde

Quando falamos sobre as manchas vermelhas elas são maiores que os pontos avermelhados que mencionamos no tópico anterior. As manchas vermelhas que a língua podem apresentar são irregulares e lembram bem o formato de um mapa quando olhado mais atentamente.

Não indica que há algum tipo de problema com o qual se preocupar. Mas pode ser que o indivíduo apresente dor ou incomodo após consumir alguns alimentos. Dentre os alimentos que acabam irritando a língua estão os alimentos quentes, ácidos e às vezes até mesmo salgado. Essa condição é denominada de língua geográfica, visto que como mencionado, as manchas lembram verdadeiros mapas.

Língua pálida

Ao contrário do tom rosado que a língua saudável tem, a língua pálida pode indicar a carência de ferro, por exemplo, caracterizando uma anemia ferro privativa. A língua pálida também pode estar relacionada a outras condições tais como insuficiência renal, lúpus, câncer e miomas uterinos com sangramento excessivo.

Sim, a língua pálida demanda atenção e demanda de uma consulta com um médico de sua confiança para um check up.

A língua pálida também pode estar relacionada a uma hemorragia. Isso porque quando há um quadro de hemorragia a língua deixa de receber a quantidade adequada de sangue e perde sua coloração natural.

O que a sua língua diz sobre a sua saúde: língua esbranquiçada

O que a sua língua diz sobre a sua saúde

A língua esbranquiçada difere da língua pálida. Nesse caso a cor esbranquiçada é mais forte, mais acentuada. A língua esbranquiçada pode apresentar manchas bem espessas. Pode indicar tanto que a pessoa não tem uma boa higiene bucal, visto que não escova sempre a língua, ou pode ser sinal de algo mais grave. A candidíase oral bem como um tumor na região podem favorecer o aparecimento de tais manchas.