Dicas de como lidar com a ansiedade naturalmente

  • A ansiedade é um sentimento humano normal
  • Veja dicas de como lidar com a ansiedade
  • Controle a sua respiração para vencer a ansiedade

A ansiedade já foi considerada o mal do século. E assertivamente a sua manifestação pode trazer sérios problemas. Dessa forma muitos são os indivíduos hoje que convivem com distúrbios de ansiedade dos mais variados graus. O fato é que como lidar com a ansiedade e a sua efetividade varia de acordo com o grau que o quadro se manifesta.

Leia mais

Dor desviada: o que é, por que acontece e o que fazer?

Conheça os benefícios do açafrão da terra para sua saúde

A ansiedade é uma condição inerente ao ser humano e dessa maneira a apresentaremos em menor ou maior grau em algum momento. Isso diante de alguma situação da vida, como uma entrevista de emprego, por exemplo. A ansiedade se torna prejudicial, entretanto quando começa a atrapalhar a vida do indivíduo e suas interações sociais com os outros.

A essa altura é necessário buscar atendimento médico para que as causas da ansiedade sejam identificadas e o tratamento seja iniciado. Aqui reunimos dicas para você que sofre com a ansiedade em níveis moderados, próximos de eventos ou ocasiões especiais.

Tenha sempre um tempo para você

Mesmo que você esteja concentrado demais em seu trabalho, carreira, ou estudo, ter um tempo para você é fundamental. Ninguém consegue viver a propósito de algo vinte e quatro horas ir dia. Isso não é nem mesmo saudável, nem sobretudo indicado para ninguém. Se dedicar vinte e quatro horas por dia a uma única coisa acaba sendo prejudicial para sua saúde física e também para a sua saúde mental. Reserve um tempo para você que pode ser o seu tempo livre para fazer atividades prazerosas, atividades que você goste e que te façam bem. Uma delas acaba sendo o exercício físico que veremos abaixo.

Exercite-se regularmente

Se você sofre com a ansiedade de maneira recorrente uma forma de combatê-la de modo contínuo é por meio da prática de exercícios físicos.

Os exercícios físicos tem a capacidade de retirar o foco do que você esteja fazendo e isso ajuda a controlar a ansiedade.

Nesse sentido precisamos destacar que a ansiedade ela surge sobretudo pela presença de pensamentos recorrentes sobre o futuro, principalmente. Com o exercício físico você se concentra no momento presente sem se preocupar com nada além da prática.

Como lidar com a ansiedade: concentre-se na sua respiração

Dicas de como lidar com a ansiedade

Muitas vezes quando nós sentimos ansiosos nossa respiração acaba sendo alterada. A respiração quando feita de maneira inadequada pode acelerar ainda mais os nossos pensamentos e nos deixar ainda mais ansiosos. Por isso, se você está se sentindo ansioso, concentre-se na sua respiração.

Você tem respirado de maneira adequada? A respiração quando feita de maneira adequada é lenta e profunda. Quando você estiver se sentindo ansioso pode se concentrar na respiração de modo a deixá-la mais lenta e profunda. Isso desacelerará os seus pensamentos e a ansiedade tenderá a diminuir.

Dicas de como lidar com a ansiedade: tenha uma rotina bem organizada

Dicas de como lidar com a ansiedade

Quando você tem uma rotina organizada está preparado para enfrentar a ansiedade. Aliás, a organização é a principal inimiga da ansiedade. Quando você tem organizado tudo o que você tem para fazer ao longo do dia você consegue não se sentir pressionado e ansioso com as inúmeras atividades ao longo do dia.

Ou seja, quando você tem uma ideia do que fazer e onde procurar assimila que é possível administrar as atividades do dia e não se sente ansioso por elas.

Dessa forma a melhor maneira de evitar sofrer com a ansiedade, quando se tem muitas demandas para fazer em um único dia, acaba sendo por meio de uma lista de atividades. Ela te ajudará a administrar o tempo e consequentemente a controlar a ansiedade.