Conheça os benefícios do açafrão da terra para sua saúde

  • Conheça o açafrão-da-terra, primo do gengibre
  • Qual a melhor maneira de consumir o composto?
  • Quais os benefícios do açafrão-da-terra?

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, gengibre amarelo, turmérico, raiz do sol, açafrão-da-terra, e cúrcuma longa é uma especiaria muito utilizada em nossa culinária. Além de muito utilizada, diversos estudos a relacionam com inúmeros benefícios interessantíssimos para o nosso organismo, os quais queremos compartilhar com você nesse post.

Leia mais

Pet envenenado: o que fazer para salvar o animal?

Sede em excesso pode indicar doenças: veja algumas

O açafrão-da-terra embora muita gente acredite que ele tenha direta relação com o açafrão verdadeiro, ou açafrão, isso não passa de um mito. Eles não possuem nada em comum, a não ser claro, serem extremamente benéficos, cada qual com suas próprias características.

A cúrcuma é parente do gengibre. Se fossemos estabelecer um grau de parentesco, como na nossa família, ambos são primos. Originários da mesma planta, advindos da raiz. Quando frescos tanto o gengibre quanto a cúrcuma são bem parecidos.

Apesar de tais proximidades, possuem cores, aroma e sabor bem distintos. O gengibre possui um tom mais claro e seu sabor é puxado para o picante. O açafrão-da-terra é mais escuro, com um sabor amadeirado, levemente amargo, o que pode fazer com que seja difícil de ser consumido.

Em relação aos benefícios que veremos aqui, apesar de ser um composto natural, o ideal é a suplementação. Isso porque os benefícios atrelados a cúrcuma estão relacionados a curcumina e para que possamos oferecer bons níveis ao nosso organismo se torna necessário o elevado consumo de cúrcuma.

Ou seja, é inviável, sem mencionarmos que ao ingerirmos um elevado volume de cúrcuma, o nosso organismo metabolizará apenas uma parte e descartará todo o restante. Com a suplementação você fornece ao seu organismo exatamente uma dose concentrada de curcumina que pode sobretudo acabar sendo totalmente aproveitada.

Mas deixemos de rodeio e vamos direto aos benefícios que o açafrão-da-terra proporciona ao nosso organismo?

Benefícios do açafrão-da-terra: anti-inflamatório

benefícios do açafrão da terra

O açafrão-da-terra possui excelentes propriedades, dentre elas ser um excelente anti-inflamatório. Há estudos que indicam, ou melhor, atestam que podem reduzir de maneira significativa quadros inflamatórios.

As inflamações de modo geral são benéficas para o nosso corpo. São a resposta do nosso sistema imunológico a uma agressão. Em outras palavras, sem as inflamações, possivelmente morreríamos. O problema é quando a inflamação se torna crônica, as inflamações crônicas podem desencadear quadros tais como a artrite.

O consumo da cúrcuma, ou melhor, a sua adição em nossa rotina, alivia não apenas os processos inflamatórios como os seus sintomas. Não atoa a cúrcuma tem se mostrado excelente para o tratamento da artrite.

Benefícios do açafrão-da-terra: regula o colesterol

benefícios do açafrão da terra

Por incrível que possa parecer, a cúrcuma tem a capacidade de atuar sobre o colesterol. Ao adicioná-la em sua rotina é possível obter o controle do colesterol e mais do que isso, também dos níveis de açúcar e a resistência a insulina.

Ao consumir a cúrcuma, você consegue controlar os níveis de colesterol e também sobretudo a resistência a insulina que é um quadro propício para o surgimento do diabetes.

Turbina o sistema imunológico com o açafrão-da-terra

benefícios do açafrão da terra

Mais um surpreendente benefício da cúrcuma quando adicionada a nossa rotina. O composto tem a propriedade de dar aquele gás em nosso sistema imunológico, o que melhora significativamente a resposta do corpo a entrada de microrganismos que podem ser nocivos.

Com um sistema imunológico em alta, o corpo se torna mais resistente e principalmente mais saudável também.

Ainda sobre os benefícios da cúrcuma a mesma pode acabar sendo utilizada sobretudo como um tipo de tônico cerebral, melhorando as funções mentais.