Pet envenenado: o que fazer para salvar o animal?

  • Pet envenenado: alguns produtos de casa apresentam riscos
  • O que fazer em caso de envenenamento?
  • O que não fazer?

Para a maioria das pessoas, os pets deixaram de ser meros animais de estimação e passaram a ser verdadeiros membros da família. E um dos maiores temores e dúvidas surgem é o de saber o que fazer em caso de pet  envenenado.

Leia mais

Sede em excesso pode indicar doenças: veja algumas

Shots matinais funcionam? Mitos e verdades sobre

Mesmo os animais que não tem acesso à rua, correm o risco de em algum momento sofrerem uma tentativa ou envenenamento acidental. Isso ocorre, pois os animais podem ingerir plantas e produtos químicos que causam este tipo problema.

Muitas flores e vegetações que a maioria das casas brasileiras costumam ter oferecem verdadeiros riscos para nossos queridos bichinhos. A samambaia, espada de São Jorge, azaleia, babosa, comigo-ninguém-pode e a tulipa são alguns exemplos que, se ingeridos, podem causar o envenenamento.

Os animais (principalmente os cães) são extremamente curiosos e gostam de explorar cada canto da casa, o que pode fazer com que eles esbarrem em produtos que ofereçam algum risco para a vida deles.

Além de pesticidas e venenos para controle de pragas como ratos e formigas, há também substâncias perigosas em produtos de limpeza (água sanitária e desinfetante), cosméticos (água oxigenada), remédios e até mesmo alimentos (como o chocolate) que podem ser facilmente ingeridos e são tóxicos para animais.

Portanto, a melhor maneira de evitar um pet envenenado dentro da própria casa é a precaução. Mantenha tanto plantas como produtos químicos fora do alcance dos animais. Mantenha-os principalmente em locais altos ou fechados dentro de armários.

Pet envenenado: sintomas de envenenamento

Pet envenenado

Mesmo evitando o contato ao máximo dos pets com produtos e plantas tóxicas, todo tutor deve saber identificar sobretudo os sinais e sintomas de intoxicação e envenenamento. Para que assim possa rapidamente providenciar os primeiros socorros e solicitar ajuda.

Os sintomas podem variar muito de acordo com o tipo de animal e até mesmo o porte. Além de variar também dependendo do que ele pode ter ingerido. Mas alguns sintomas comuns em casos de envenenamento são:

– salivação em excesso;

– febre;

– fadiga;

– dificuldade para respirar;

– diarreia;

– vômito;

– problemas ou falta de coordenação;

– desorientação.

O que fazer?

Pet envenenado

Como comentado, a melhor coisa a se fazer caso suspeite que o animal esteja envenenado ou intoxicado é levá-lo imediatamente a um veterinário ou pronto-socorro pet.

A observação também é essencial neste momento. É sempre bom que o dono desconfie de qualquer coisa que apareça mastigada, seja uma planta ou embalagem. Os sintomas podem aparecer horas depois da ingestão. Então é essencial estar sempre de olho em qualquer comportamento estranho.

Se desconfiar de algo, tente verificar a boca do animal para tentar identificar ou extrair qualquer coisa que possa estar causando o envenenamento. Se for o caso, tente fazer a lavagem da boca do pet. Isso para retirar qualquer resquício daquilo que foi ingerido, mas de uma forma que a água não seja engolida.

O que NÃO fazer em caso de pet envenenado?

Pet envenenado

Na hora do desespero, ao vermos nossos animais de estimação em sofrimento, podemos querer fazer algo para ajudar. Porém, apenas o rápido atendimento de um médico veterinário pode salvar primordialmente a vida de nossos bichinhos.

Portanto, nunca tente fazer o diagnóstico e  automedicação de um animal com o que você possua em sua casa. Evite dar algo para o animal tomar. Desde água ou leite, pois isso pode causar o vômito e agravar o seu estado, ou até mesmo provocar o sufocamento.

Denuncie

Em caso de envenenamento proposital de animais, não deixe de denunciar o ocorrido. Isso pode ser feito diretamente em uma delegacia. Através de um Boletim de Ocorrência (BO) bem como pelo Disque Denúncia (181).

Procure se informar também sobre a legislação de seu município, pois nos últimos anos, diversas cidades brasileiras vêm adotando medidas próprias para lidar e punir casos de maus tratos contra animais domésticos e silvestres.