Shots matinais funcionam? Mitos e verdades sobre

  • Será que os shots matinais funcionam?
  • O segredo pode estar nas misturas
  • Receitas de shots matinais que funcionam para você

A internet redescobriu nos últimos meses, uma prática que há alguns anos havia tomado o gosto das blogueiras: os famosos shots matinais. Eles prometem desde dar mais energia, até bombardear o seu sistema imunológico. Mas afinal, os shots matinais funcionam?

Se em épocas comuns a nossa rotina já pode ser uma loucura, em tempos de pandemia isso é elevado ao quadrado. Junte isso ao estresse psicológico e físico, e não é difícil entender a exaustão que você vem sentindo nos últimos meses.

Leia mais

Como manter a saúde mental na pandemia?

Dicas de alimentos para combater a celulite

Os shots matinais surgem com a promessa de trazer bem-estar para o seu dia a dia, na forma de um suco bem concentrado de vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas para o seu corpo.

Servidos em pequenas doses dizem fazer maravilhas para o seu organismo, por unir diversos alimentos funcionais. Normalmente são consumidos em jejum, e a combinação varia de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Ajuda, mas não faz milagre

Como qualquer suco ou alimento natural, quando consumido nas medidas certas, os shots podem sim trazer benefícios para o organismo. Porém, quando a promessa de mudanças é extremamente radical, é melhor desconfiar.

Muitas pessoas começaram a substituir refeições completas apenas pelos shots matinais, o que segundo especialistas é algo extremamente perigoso. Eles devem atuar apenas como suplementos sobretudo para uma dieta equilibrada, pois sozinhos não possuem todas as vitaminas que necessitamos.

Portanto, aquela famosa receita de shot matinal que promete eliminar medidas e gordura em poucas semanas, não passa de mito. Ele pode entrar como aliado em uma dieta de emagrecimento, desde que orientado de forma correta por um nutricionista e combinado com exercícios físicos.

O segredo dos shots matinais está nas misturas

shots matinais

Apesar de o shot matinal não ser a maior descoberta dos últimos tempos, ele pode sim ter um bom uso, principalmente quando entendemos sua funcionalidade e as possíveis combinações de alimentos, que trazem benefícios ao nosso organismo.

Entre as combinações mais famosas e interessantes de alimentos, estão principalmente aquelas com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicos. Alguns dos ingredientes mais utilizados são o limão, gengibre, pimenta e até o própolis e o vinagre.

Os shots podem acabar sendo ingeridos, por exemplo, antes de alguma das refeições para agirem como estimuladores de apetite e de enzimas gástricas.

Outros podem ter propriedades diuréticas e auxiliarem na redução da retenção de líquido, porem em todos os casos devem estar associados a hábitos de vida saudáveis. Por isso, antes de adotar o shot matinal procure pela orientação de um médico.

4 receitas para você experimentar

shots matinais

Se você ficou curiosa ou sobretudo interessada em experimentar os shots matinais em sua dieta, existem algumas receitas que trazem combinações que podem ser benéficas para o organismo.

Shot anti-inflamatório – misture 100 ml de água filtrada, com o suco de um limão inteiro e uma colher de chá de gengibre ralado ou cúrcuma;

Shot digestivo – esquente 1/4 de xícara de água e misture com o suco de um limão inteiro e uma pitada de canela. Algumas pessoas substituem o suco de limão por uma colher de sopa de vinagre de maçã, que além de digestivo, pode trazer uma sensação maior de saciedade nas refeições;

Shot de imunidade – esprema o suco de um limão e misture com uma colher de sopa de água, dez gotas de própolis alcoólica, uma colher de chá cúrcuma e uma colher de chá de gengibre ralado. Algumas receitas acrescentam uma pitada de canela em pó, porém é opcional;

Shot termogênico – misture em 100ml de água com uma colher de chá de matchá em pó, uma colher de chá de vinagre de maçã, uma colher de gengibre ralado e canela em pó a gosto. O matchá consiste em um ingrediente pouco conhecido. Mas é como se chamada o broto do chá-verde moído, sendo muito utilizado também como corante natural.