Como manter a saúde mental na pandemia?

  • Como está a sua saúde mental?
  • Cuidado com o excesso de informação
  • Fortaleça seus vínculos sociais

A Covid-19 pegou todos de surpresa, e o que começou como uma nota em portais de notícias sobre um novo vírus logo se tornou algo mundial. Desde então, procuramos maneiras de manter nossa saúde mental na pandemia.

Leia mais

Dicas de alimentos para combater a celulite

Doenças comuns no outono e como se prevenir

Cuidar de nossa saúde mental deveria ser algo constante, independente de estarmos ou não em um momento de crise. Com o acompanhamento profissional, é possível tornar-se mais resiliente e lidar melhor com as adversidades.

Sendo assim, em momentos mais urgentes como estamos vivendo, existem algumas ações que podem aliviar nossa mente, diminuindo o estresse e um pouco deste “peso” que pode se abater em nossas cabeças.

Saúde mental na pandemia: cuidado com o excesso e fontes de informações

saúde mental na pandemia

Em situações de crises mundiais como esta, somos bombardeados com notícias a todo o momento sobre seus desdobramentos e consequências.

Não devemos nos alienar sobre a situação e fingir que nada está acontecendo, porém, este excesso de informações, principalmente as mais preocupantes e pessimistas, podem fazer muito mal para o nosso psicológico.

Para evitar cair em um poço de sentimentos negativos, que irão refletir em sua saúde mental e até física, ao perceber que está consumindo muito deste tipo de conteúdo tente dar uma afastada de tudo que esteja relacionado.

Temos que nos manter informados, mas não devemos nos sobrecarregar com aquilo que está fora do nosso controle.

Outro ponto de grande importância é saber a onde estamos buscando tais informações, principalmente em uma época que com tanta circulação de notícias falsas, as famosas Fake News.

Procure sempre consumir aquilo que venha de veículos de comunicação sérios e com ética, de fontes oficiais ou especialistas. Além disso, evite compartilhar notícias, vídeos e “correntes” que você não conheça a procedência ou que pareçam duvidosas.

Tenha uma rotina

saúde mental na pandemia

Com a quarentena e o distanciamento social, é fácil acabar perdendo o ritmo que costumávamos ter. Algo que inconscientemente fazemos é nos apegar às rotinas que nos tragam sentimentos de normalidade, conforto e segurança.

Por isso, procure resgatar sua antiga agenda ou organize novas tarefas para o seu dia a dia, estabelecendo horários e atividades que ocupem suas horas e distraiam sua mente. Dê preferência com coisas que costumava fazer antes da pandemia (e que continuem sendo possíveis de serem feitas dentro das limitações atuais).

Ter horários regulares para dormir e levantar, manter uma alimentação saudável e nos horários certos e fazer pequenas pausas caso esteja em trabalho remoto, são essenciais para sobretudo manter uma rotina mais leve e benéfica.

Tenha um hobbie

Ainda pensando em distrair sua mente um pouco da realidade atual, tente resgatar ou desenvolva um hobbie durante a pandemia. Ao praticar uma atividade ou criar algo que lhe dê prazer, isso auxiliará a clarear a mente de pensamentos e sentimentos pessimistas.

Pode ser qualquer coisa que você goste de fazer como ler um livro, praticar um exercício físico, desenhar, escrever, fazer uma “hora de cinema” e assistir uma série ou filme. Não importa a escolha, desde que seja algo que você goste e que consiga encaixar em sua rotina como uma válvula de escape.

Fortaleça laços sociais

saúde mental na pandemia

Mesmo que o contato físico ou próximo tenha que ser ao máximo evitado, isso não quer dizer que você precisa se isolar do mundo e principalmente das pessoas. A mesma tecnologia que nos informa também nos aproxima.

Portanto, mantenha contato com parentes, amigos e pessoas queridas através de redes sociais, telefonemas e outros meios de comunicação. Ou aproveite sobretudo este momento e estabeleça novos relacionamentos. O importante é se manter conectado afetivamente com aqueles que nos fazem bem.

Saúde mental na pandemia: procure ajuda se precisar!

O que estamos passando não é um momento fácil e você não deve lidar com tudo isso sozinho. Se sentir que está precisando de ajuda, procure por pessoas próximas ou até mesmo auxílio médico.

Se estiver com pensamentos ruins sobre você mesmo ou precisando de ajuda, fale com um dos atendentes do Centro de Valorização da Vida (CVV).

O CVV oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, com atendimento gratuito para todos que necessitam conversar em total sigilo, seja pelo telefone 188 ou pelo chat e e-mail através do site https://www.cvv.org.br/.