Doenças comuns no outono e como se prevenir

  • Veja doenças comuns no outono
  • Otite também é um quadro comum nesse período
  • Gripes e resfriados são doenças comuns no outono e podem ser evitadas

No outono chegou e começamos a sentir as primeiras mudanças no clima, com o calor indo embora e começando a dar espaço para um clima mais frio. Com esta troca de estações, muitas doenças comuns no outono começam a aparecer.

Leia mais

Inchaço do corpo: dicas para diminuir o problema

Cuidados para quem lava o cabelo a noite

Neste período as mais comuns são as respiratórias, mas existem outras como as alérgicas que costumam surgir.

Rinite

A rinite alérgica pode advir por um fator genético ou até mesmo de ambiente, e é um dos males mais comuns nesta época. Os sintomas mais comuns são tosse e espirros, sensação e congestionamento nasal, coriza, olhos irritados e lacrimejando, entre outros.

Além do clima frio, que costuma potencializar os seus sintomas, a rinite alérgica pode ser causada por poeira, pólen e cheiros mais fortes. Portanto, ela pode ser agravada no outono por causa daqueles casacos e cobertas que estavam a muito tempo guardados e acabam indo para uso nesta época.

A melhor forma de tratar ou diminuir os sintomas é com uma limpeza nasal utilizando soro fisiológico, ou outros produtos próprios, além da pessoa utilizar um antialérgico. Para prevenir deve-se evitar locais fechados, limpar bem os móveis para retirar o pó e bater cobertas em local aberto e no sol.

Doenças comuns no outono: sinusite

doenças comuns no outono

A sinusite tem sintomas bem-parecidos com a rinite, sendo que a diferença entre elas é que a rinite ataca a mucosa do nariz, enquanto a sinusite causa a inflamação das mucosas da face.

Além dos sintomas causados pela rinite alérgica, as pessoas que sofrem com a sinusite podem ter dores de cabeça, irritação na garganta e até mesmo febre. Em ambos os casos, se os sintomas forem muito fortes ou persistirem por mais de cinco dias, você deve passar imediatamente por um médico.

Otite

Esta consiste em uma doença muito comum em crianças e pode ter sua causa por bactéria ou vírus após machucar o ouvido, ou ainda advir desencadeada por um resfriado, ou gripe. Ela causa dor, perda parcial da audição e também secreção.

O tratamento correto deve ser passado por um médico, por isso ao identificar os sintomas deve-se levar o paciente para um especialista. Normalmente estão indicados soluções para limpeza do ouvido, além de uso de antibióticos e corticoides.

Para evitar a otite e outras inflamações nos ouvidos, deve evitar introduzir objetos na orelha, secar bem com uma toalha enrolada, além de fazer a limpeza correta durante o banho.

Asma

doenças comuns no outono

A asma tem causa por fator genético, e pode passar sobretudo de pais para filhos. Esta doença causa a inflamação da passagem de ar para os pulmões, chamados de brônquios, o que dificulta a respiração.

As pessoas que sofrem desta doença, além de falta de ar, podem sentir uma sensação de pressão nos pulmões, tosses (especialmente no período noturno) e até mesmo um chiado ao respirarem.

Uma crise asmática pode ter como causa diversos fatores como o pólen, pelos de animais, exercícios físicos que exijam esforço, estresse e mudanças climáticas. O tratamento é feito com remédios inalatórios que devem ser receitados por um médico.

A melhor forma de prevenir os ataques causados pela asma acaba sendo principalmente com o fortalecimento respiratório, tanto através de exercícios passados por um especialista ou com práticas de atividades físicas que exijam o controle da respiração, como natação.

Doenças comuns no outono: gripe e resfriado

doenças comuns no outono

A gripe e o resfriado são doenças bem diferentes. Mas compartilham alguns sintomas, o que faz com que as confundamos facilmente.

Em ambos os casos, são transmissíveis entre as pessoas e causam tosse, coriza, espirros e outros sintomas respiratórios. Porém, a gripe é uma infecção muito mais forte, que costuma ter mais complicações em idosos, crianças e bebês, mas que costuma durar menos tempo que o resfriado.

Um ponto que pode auxiliar sobretudo a distinguir estas duas doenças, é que o resfriado normalmente não causa febre. A gripe também costuma provocar dores de cabeça, indisposição e dores musculares.

Em ambos os casos um médico deve acabar sendo consultado o quanto antes, para se receber o tratamento correto. A melhor forma de prevenção se faz evitando locais fechados e com pouca circulação de ar. Além disso, lavar constantemente as mãos com água e sabão e manter a sua carteira de vacinação em dia também ajudam significativamente.