Inchaço do corpo: dicas para diminuir o problema

  • Inchaço do corpo: principais causas do problema
  • Inchaço de maneira corriqueira pode ser sinal de problemas de saúde
  • Dicas para eliminar a retenção de líquidos

O inchaço do corpo pode ter diversas causas. Os principais locais onde pode ocorrer a retenção de líquido são nas pernas, pés e pode acontecer também nos braços e mãos. Existem várias maneiras de diminuir o inchaço corporal, mas é preciso ter atenção nas causas do problema.

Leia mais

Cuidados para quem lava o cabelo a noite

Baixar a glicose com dicas simples é possível

Nestas ocasiões, como o inchaço é causado pelo acúmulo de líquidos no corpo, você pode achar que a melhor maneira de solucionar o problema é diminuindo a quantia de água ingerida, certo? Pois, esta é uma ação completamente equivocada. Aliás, ela pode inclusive piorar o quadro. Isso, porque a hidratação é um processo essencial para o nosso organismo.

Algumas doenças têm o inchaço como sintoma. Estes problemas podem estar associados sobretudo a disfunções renais, cardíacas e hepáticas. O hipotireoidismo também causa a retenção de líquido. E é um mal em que a glândula da tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônios.

As mulheres também podem sofrer com o inchaço durante a sua TPM. Por isso muitas percebem que as roupas estão mais justas ou apertadas.

Outro fator que pode contribuir no aumento de acúmulo de líquidos no organismo é uma alimentação desequilibrada. Pessoas que consomem alimentos que possuam muito sal e conservantes estão mais propensas de sofrerem com o inchaço corporal.

Consumo exagerado de bebidas alcoólicas, açúcares e comidas com muito carboidrato também são grandes potencializadores para seu corpo reter líquido.

Sabendo qual é a causa do inchaço, você será capaz de direcionar o melhor tratamento para diminuí-lo. Mas é sempre bom lembrar. Caso perceba que esta seja uma situação recorrente com o seu corpo, procure ajuda médica o mais breve possível.

Só um especialista da saúde é capaz de determinar o que causa o inchaço no corpo. Isso através de exames de sangue, hormonais e até cardíacos. O que nós apresentaremos aqui são algumas dicas para diminuição daquele inchaço cotidiano.

Inchaço do corpo: alimentação

inchaço do corpo

Como dito anteriormente, uma das maneiras de diminuir o inchaço no corpo é ficar de olho com o que você se alimenta. Evite o consumo exacerbado de sódio e conservantes, carboidratos, açúcar e bebidas alcoólicas.

Não torne estes alimentos vilões. Mas saiba quando e a quantia que se pode comer sem peso na consciência. Dê preferência por reservar o consumo para ocasiões especiais. Como aquela reunião com os amigos e família nos finais de semana.

Hidratação

inchaço do corpo

Beber água é essencial para manter o pleno funcionamento e limpeza dos seus rins. Isso consequentemente fará com que você vá mais vezes ao banheiro. Manter o organismo hidratado é essencial para diminuir o acúmulo de água no corpo.

Para isso, existe uma continha fácil para descobrir quantos litros beber por dia. Este cálculo considera que seu organismo precisa de 35 ml de água. Isso para cada kilo de peso.

Sendo assim, uma pessoa que pesa 75 kg, por exemplo, deverá fazer 75 x 35 = 2.625. Ou seja, 2,625 litros de água de consumo por dia. Você pode acrescentar nessa água especiarias e alimentos termogênicos e diuréticos. Como a canela e o gengibre.

A quantia de água pode variar de acordo com o ambiente que você está. Se estiver praticando exercícios deve consumir ainda mais líquido, para repor o que for perdido.

Exercícios

Se exercitar diariamente traz sobretudo diversos benefícios para nossa saúde, e isso inclui a diminuição do inchaço. Praticar uma atividade diariamente seja caminhada, natação, dança ou musculação, incentiva a circulação sanguínea e queima de calorias.

Ela é essencial para evitar principalmente o acumulo e líquidos no corpo. Por isso se você trabalha por muito tempo em uma única posição, uma boa prática é regularmente fazer um alongamento. Isso ajuda principalmente a ativar a circulação.