Cuidados para quem lava o cabelo a noite

  • Cuidados para quem lava o cabelo a noite
  • Dormir com os cabelos molhados tem consequências
  • Dicas para secagem dos fios adequadamente

Lavar os cabelos depois de um dia intenso além de higiênico, é praticamente uma terapia. E por isso nós trouxemos algumas dicas de cuidados para quem lava o cabelo a noite, pois acredite ou não, o horário em que fazemos isso influência na saúde dos nossos fios.

Leia mais

Vontade de comer doce toda hora: o que pode ser?

Doenças identificadas pelos pés – veja listagem

Uma das situações que mais dá prazer (e trabalho) para a maioria das mulheres são os cuidados com os cabelos. Além dos produtos que utilizamos, o horário que se lava o cabelo também exige um tratamento diferente.

Evite dormir com cabelos molhados

Primeiramente a ideia que você precisa ter em mente é que nunca se deve dormir com os cabelos molhados. O motivo disto é muito simples: ao dormir com os fios úmidos, você está facilitando o surgimento de fungos e caspa.

Em outras palavras, a tendência é que o couro cabeludo perca grande parte de seus nutrientes, aumentado a oleosidade e a formação de sebo, tornando os fios ressecados e quebradiços.

Cuidados para quem lava o cabelo a noite: secagem

Após lavar os cabelos, sempre seque eles com um secador ou toalha. Porém tenha atenção, pois o secador nunca deve passar dos 80º C, caso contrário o calor poderá queimar os fios, então se possível utilize o jato frio e sem muita potência.

No caso de secar com a toalha, prefira por utilizar aquelas bem felpudas, de microfibra ou algum outro tecido que absorva bem a água. Outra dica na hora de secar o cabelo com a toalha é de não esfregar os fios, pois isso também pode machucá-los.

Enrole a toalha em volta da cabeça e deixe que ela absorva sozinha toda a umidade. Se possível, após um tempo troque a toalha e também deixe o cabelo secar naturalmente e solto.

Pentear

cuidados para quem lava o cabelo a noite

 

Outra parte importante neste processo é pentear os cabelos antes de dormir. Isto é essencial, pois além de evitar que ele fique amassado e sem forma, ao pentear você diminui o frizz e auxilia ainda mais no processo de secagem.

De forma alguma prenda os cabelos úmidos na hora de dormir. Além de deixá-los marcados, a pressão nos fios molhados pode danificá-los e torná-los mais quebradiços.

Frequência de lavagem

cuidados para quem lava o cabelo a noite

Algo muito importante e que deve ser observado é a frequência com que se lava o cabelo. Nosso próprio organismo é responsável pela produção de grande parte dos óleos e hidratação natural da pele e cabelos.

Pensando nisso, ao lavar o cabelo em excesso você estará retirando todos estes nutrientes. Por isso, é preciso saber o ciclo correto de lavagem para não danificar os fios.

Mulheres que possuem os cabelos muito ressecados, normalmente, devem larvar eles com uma frequência menor para não retirar as proteções naturais dele. Além disso, deve-se hidratá-los frequentemente.

Já quem possui cabelos mais oleosos, precisa lavar os fios dia sim e dia não ou a cada dois dias, para remover o excesso e mantê-los limpos, evitando a formação de sebo e caspa.

Em ambas as situações, o truque é testar diversas rotinas de lavagem e ver em qual o seu cabelo melhor se adapta.

Produtos

cuidados para quem lava o cabelo a noite

É praticamente impossível falar de cabelos saudáveis e de cuidados durante a noite, sem comentar antes de tudo sobre os produtos que utilizamos. Serão eles os responsáveis pela limpeza e hidratação correta dos fios.

De modo geral, de preferência por produtos que não tenham sal em seus ingredientes e tal como nunca utilize sabonete ou sabão corporal para lavar a cabeça, pois as suas composições são totalmente diferentes.

Na hora de escolher o melhor shampoo e condicionador para você, deve-se identificar aqueles que são próprios para o seu tipo de cabelo, pois existem linhas completas focadas sobretudo em cabelos lisos ou encaracolados, ressecados ou oleosos, de couro cabeludo sensível, entre outros.

Observe também o nível de pH, ficando com aqueles que estão entre 4.5 a 5.5; e de preferência que seja do tipo neutro, pois normalmente todo produto que possui algum tipo de aroma artificial tem alta concentração de álcool, o que pode danificar o seu cabelo.

Por fim, existem diversos profissionais especializados no tratamento de cabelos, e eles podem ajudá-la a identificar a melhor forma de lidar com os seus fios.