Vontade de comer doce toda hora: o que pode ser?

  • Você sabia que a vontade de comer doce toda hora pode indicar problema?
  • Alterações na flora intestinal podem causar a alteração
  • Veja como driblar a vontade de comer doce toda hora

Quem nunca sentiu aquela vontade incontrolável de comer uma barra inteira de chocolate no meio do dia? Isso é algo totalmente comum. Mas a vontade de comer doce toda hora pode ser indicação de algo que não está certo com você.

Leia mais

Doenças identificadas pelos pés – veja listagem

Baixar a glicose com dicas simples é possível

Os riscos do consumo exagerado de doces vão muito além da aparência. E podem sobretudo afetar drasticamente nossa saúde. Além da obesidade, outras doenças podem ser desenvolvidas como problemas no coração e principalmente a diabetes.

Muitas das vezes, isto pode estar relacionado a um desequilíbrio nutricional do seu organismo. Quando isso ocorre, seu corpo irá mandar sinais e estímulos para o seu cérebro. O que te incentivará a suprir esta necessidade.

Nas mulheres isso também ocorre principalmente nos períodos de TPM. Nesse período há um descontrole hormonal no corpo além da diminuição da serotonina, que é a substância responsável pelo prazer. Neste caso, a açúcar faria este papel.

A vontade excessiva de consumir açúcar também poder ser indicação principalmente de pré-diabetes. Neste estágio, é possível reverter. Por isso é importante estar com os exames de rotina em dia, e principalmente manter uma dieta equilibrada.

A flora intestinal também tem forte ligação com a ingestão de glicose. Imagine que existem diversas colônias diferentes de bactérias no seu intestino, cada uma responsável por um processo de digestão.

Caso haja quantia maior de um tipo de bactéria do que das outras, elas irão “pedir” que você ingira alimentos dos quais elas são responsáveis pela digestão, e com isso você passa a ter vontade de consumir açúcar o tempo todo.

Além de todos estes quadros envolvendo substância e o funcionamento do nosso corpo, a vontade descontrolada de comer doces também está associada ao nosso estado emocional e saúde mental.

Situações como o estresse no trabalho, problemas familiares, traumas, entre outros gatilhos, podem desencadear uma válvula de escape no seu cérebro. Essa válvula de escape pode ter sobretudo como saída o prazer através do açúcar e glicose.

Como driblar a vontade de comer doces toda hora

Antes de passarmos as sugestões, é sempre bom frisar que qualquer mudança ou problema que identificarmos em nosso corpo ou saúde mental, a primeira coisa que devemos fazer é procurar por ajuda especializada.

É apenas o médico ou profissional da saúde que consegue diagnosticar com precisão aquilo que está acontecendo conosco. Devemos evitar, dessa forma, qualquer tipo de automedicação ou tratamento.

Dica para evitar comer doce toda hora

Vontade de comer doce

A primeira dica para evitar o consumo excessivo de doces é a mais básica de todos: não facilite o acesso a guloseimas. O simples ato de guardar chocolates ou principalmente bolachas na gaveta do trabalho, por exemplo, faz com que o estímulo visual e praticidade daquele doce te dê vontade de comê-lo.

Ter uma rotina também é essencial para evitar a ingestão descontrolada de açúcar. Ao criar o hábito de comer em horários específicos, seu organismo se acostuma e adapta a estes horários. Isso fará com que ele não te estimule a beliscar coisinhas durante o dia.

Neste ponto, é válido dizer também que você não deve se privar de comer os doces. Se blindar totalmente da presença deles fará com que a compulsão se torne cada vez maior. Na primeira oportunidade você irá comer sem controle.

Para isso, procure substitutos menos calóricos. Mas que te forneçam todas as necessidades nutricionais e de glicose que você está precisando. Frutas naturais ou desidratadas, castanhas e fibras ou o chocolate 70% cacau, por exemplo, consistem sobretudo em grandes aliados neste momento.

Consumir quantias menores de açúcar também é algo que deve entrar nos hábitos alimentares. Ao invés de um pacote inteiro de bolachas, coma sobretudo apenas três e em um ritmo mais devagar. Com isso seu cérebro terá as doses de serotonina que ele precisa. A sensação de prazer durará por mais tempo.

Por fim, procure buscar o prazer proporcionado pelos doces em outras coisas. Hobbies e exercícios físicos também liberam o hormônio do prazer em nosso organismo. Portanto, cogite incluir esportes, caminhadas ou corridas em seu dia a dia.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: