Doenças identificadas pelos pés – veja listagem

  • Você sabia que o seu pé pode manifestar sintoma de doenças?
  • Doenças identificadas pelos pés: HPV
  • Problemas renais também dão sintomas em seus pés

Nosso corpo funciona como uma máquina. Nesse sentido, cada órgão está interligado a outro, formando um organismo complexo. Por incrível que pareça, nossos pés podem apresentar sintomas que estão relacionados a outras doenças. Vamos ver doenças identificadas pelos pés?

Leia mais

Baixar a glicose com dicas simples é possível

Malefícios do óleo de rícino: mito ou verdade?

Se tudo não estiver em perfeito funcionamento, isto reflete na harmonia geral do nosso sistema. Não é incomum que quando tenhamos alguma doença em uma parte do corpo, apareçam sintomas adversos no restante dele também.

Às vezes não damos atenção a estes sinais. Esse cuidado poderia evitar sobretudo problemas maiores no futuro. Por isso, reunimos doenças que podem ser facilmente identificadas com sintomas presentes nos nossos pés.

Má circulação sanguínea – pés frios

Sentir muito frio nos pés sem motivo aparente pode ser indicação de má circulação de sangue. Pés e mãos são mais sensíveis a este tipo de problema. Por isso são os primeiros a darem os sinais de que algo não está certo.

A má circulação sanguínea pode ser causada por diversas coisas. Dentre elas temos, o vício em fumar ou doenças pulmonares crônicas. Todavia, em ambos os casos, o pulmão não consegue absorver a quantia necessária de oxigênio, o que reflete em taxas baixas de oxigênio no sangue.

Anomalias relacionadas ao coração, como problemas cardíacos ou obstrução de artérias, também podem dificultar a passagem e a circulação de sangue.

Gota – aumento ou inchaço do dedão

Doenças identificadas pelos pés

Se algum dia você perceber que seu dedão aumentou de tamanho. Ou sobretudo sentir que as juntas dos seus dedos estão maiores, inchadas e doloridas, isto pode ser um indicativo que você está com gota.

Gota é uma doença que causa o acúmulo de ácido úrico nas juntas. É um problema inflamatório, um tipo de artrite. Se torna um quadro muito comum principalmente em homens depois dos 40 anos. O seu surgimento está relacionado a uma dieta desbalanceada com muita proteína e sobretudo com sobrepeso.

Doenças identificadas pelos pés: HPV – surgimento de verrugas

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível. Ela normalmente surge na região genital, mas consiste em uma das doenças identificadas pelos pés.

Porém, se você tiver contato com estas verrugas ou mucosas de uma pessoa contaminada através de outras partes do corpo, como mãos e pés, também haverá a contaminação e desenvolvimento delas.

Por ser de fácil transmissão, ao identificar estas verrugas deve-se buscar imediatamente um médico infectologista. Ele será o responsável por fazer o tratamento adequado. Além disso, deve evitar totalmente o compartilhamento de itens como copos e talheres, e também de objetos de higiene pessoal como toalhas e sabonetes.

Diabetes tipo 2 – vermelhidão e dormência

Doenças identificadas pelos pés

Dormência, formigamento e manchas ou feridas vermelhas que não cicatrizam. Estes são sintomas sobretudo de diabetes tipo 2. Esta doença pode ter efeitos muito graves. Por conta disso precisa de extrema atenção.

Qualquer pessoa pode desenvolver a diabetes tipo 2. Mas existem alguns fatores de risco que aumentam esta taxa como idade acima de 45 anos, obesidade e sobrepeso, diabetes gestacional anterior, histórico familiar, sedentarismo, consumo elevado de álcool, entre outros.

Fungos – coceiras e descamação

O desenvolvimento de fungos na pele é muito comum em locais com acúmulo de umidade e calor. Tais como na região íntima, por exemplo. Porém, se você é uma pessoa que utiliza muito tênis e sapatos fechados e tem problemas com suor excessivo, a chance de desenvolver nos pés são maiores.

O famoso “pé de atleta” é contagioso, porém o tratamento é simples.  O mesmo utiliza medicamentos sobretudo  antifúngicos. Mas se não for identificado com antecedência, pode acabar passando para outras áreas do corpo.

Problema renal – pés inchados

Doenças identificadas pelos pés

Ficar com os pés inchados pode ser bem comum. Isso principalmente quando se utiliza algum calçado que esteja muito apertado. Porém, se este inchaço se prolonga por muitos dias, isso pode ser sinal para problemas renais.

Um dos sintomas de possíveis problemas renais são o acúmulo de líquido no corpo. Sinal que causa o inchaço em membros como mãos, pernas e os pés. Além do inchaço, uma pessoa pode perceber a diminuição da urina, fadiga, náuseas e sonolência.

Os problemas nos rins podem tanto ser crônicos, como resultados de outras doenças como a diabetes mellitus e hipertensão. Mas podem igualmente serem desenvolvidas por fatores externos como uso de medicamentos descontroladamente, drogas e álcool.