Pare de perder tempo: dicas de organização

  • Pare de perder tempo hoje mesmo
  • Você pode se tornar mais produtivo com melhor planejamento
  • Descanso não é procrastinação

Temos a sensação às vezes de que os dias estão “cada vez menores”, que antigamente o tempo passava mais devagar. Com uma rotina cada vez mais cheia e prazos mais apertados, você pode ter a impressão de que chegará um momento que não dará mais conta de tudo o que precisa ser feito. Para lidar com isso, pare de perder tempo.

Leia mais

Dicas para limpeza das lentes de óculos de grau e de sol

Dicas para secar roupas em dias de chuva

Falta de tempo para realizar todas as tarefas consiste um problema mais comum do que se imagina, e a solução se faz mais simples do que se imagina: organização. Sim, estar sobrecarregado no dia a dia pode advir de uma vida pessoal bagunçada.

Mas não se preocupe, com algumas atitudes simples e mudanças de hábito, você é capaz de contornar este problema e se organizar para nunca mais “ficar sem tempo”.

Pare de perder tempo: planejamento

Tudo deve iniciar a partir do planejamento de uma agenda pessoal, de preferência semanal. Para isso, tire algumas horinhas para separar todas as tarefas e compromissos que terá nos próximos dias. Esse é o primeiro passo para que você parede de perder tempo.

Escolha o dia da semana que você considera que começa sua rotina, o que para a maioria das pessoas é na segunda-feira. Com isso, no domingo que é o dia anterior, faça o levantamento de tudo que irá acontecer até o próximo final de semana.

Classificando suas atividades

Pare de perder tempo

Sabendo aquilo que será feito, está na hora de organizar tudo e para isso, escolha uma ferramenta que você possa facilmente manipular as informações e que não deixe nada de fora. Pode ser desde uma daquelas agendas anuais ou se achar mais cômodo e prático, uma planilha Excel ou virtual para ser acessada em seu computador ou celular.

Com uma delas em mãos, você poderá organizar e reorganizar as informações a qualquer momento caso haja alterações em sua rotina ou apareça uma nova tarefa que precise ser realizada com urgência durante a semana.

Organização e prioridade

Toda esta preparação é feita para que agora você consiga se organizar de forma fácil e eficiente.

A primeira dica para isso é que você observe todas as tarefas que exigem prazo para início e fim. São elas que irão nortear todo o restante da distribuição de outros assuntos menos urgentes.

Após isso, coloque os compromissos e encontros que estejam marcados com outras pessoas, para que as datas e horários não entrem em conflito com outras tarefas de sua agenda e gere atrasos que te façam perder tempo por causa de esquecimento.

Após isso, encaixe nos dias e horários restantes as demais tarefas e trabalhos que só dependem de você, mas que não são tão urgentes ao ponto de ditarem o caminho da semana, como limpeza da casa ou compras da dispensa.

Outra dica que parece simples, mas pode ser muito valiosa, é tentar observar atividades que possam ser feitas “juntas”. Por exemplo, você possui uma consulta médica na quarta-feira e aproveita que estará fora de casa, para passar no supermercado ou pagar algumas contas.

Pare de perder tempo: preveja imprevistos

Pare de perder tempo

Dificilmente você conseguirá seguir sua agenda à risca durante a semana toda, pois imprevistos são inevitáveis. Para evitar que eles desorganizem todos seus horários e compromissos, deixe espaços “em branco” em seu dia a dia que possam servir de escape para estas tarefas ou probleminhas de última hora.

Para que sua agenda semanal não fique confusa demais, utilize cores diferentes de marcadores para anotar e filtrar suas tarefas. Utilize um padrão que seja familiar a você, como as cores representantes de um semáforo: a cor vermelha pode ser utilizada para destacar as atividades mais urgentes, amarelas para compromissos e verde para aquilo que não exija prioridade.

Descanso não é procrastinação!

Pare de perder tempo

Por fim, não se esqueça de incluir em sua organização semanal algumas pausas e intervalos para descanso. Pode ser uma parada para um café, a ida para a academia ou até mesmo um cochilo à tarde. Isso vai te ajudar a parar de perder tempo.

Pensar em cuidar de si mesmo e no bem-estar, tanto na parte física quanto na mental, não consiste em problema algum. Igualmente nem deve acabar sendo encarado como procrastinação ou preguiça. Estes intervalos servem para que você consiga recarregar as energias, e assim consiga encarar todas as tarefas com maestria.