Dicas para secar roupas em dias de chuva

  • Dias chuvosos são sempre bem-vindos mas…
  • Como você seca as suas roupas em dias com chuvas?
  • Veja dicas úteis para secar roupas em dias de chuva

Dias de chuva são sempre bem vindos, principalmente em países tropicais como nosso. Além de diminuir aquela sensação de abafamento que sentimos, a chuva contribui para a limpeza do solo e do ar. Mas e as roupas, como podemos secá-las em dias chuvosos? Por isso reunimos dicas para secar roupas em dicas de chuva.

Leia mais

Veja os perigos do uso da soda cáustica

Dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo

A chuva pode ser um empecilho para algumas pessoas, principalmente se você acabou de tirar as roupas da lavadora. Só quem já precisou secar as peças em um dia de chuva e não conta com um espaço coberto com varal, sabe o problemão que é ter uma máquina de lavar repleta de roupas molhadas esperando para serem estendidas no meio de um dia chuvoso. Veja abaixo dicas úteis para secar roupas em dias de chuva.

Cuidado com o mofo!

Além do incômodo, utilizar e guardar estas roupas molhadas ou úmidas pode causar problemas um pouco mais sérios. No caso de leva-las para o guarda-roupas ou armário, além do mau cheiro, um problema muito comum é o da aparição de mofo nos móveis e no próprio tecido.

O mofo está muito mais propenso de aparecer em locais com pouca circulação de ar, escuros e com umidade. Essas colônias de bactérias podem estragar os tecidos e outros objetos com os quais tenham contato, além de até mesmo causar doenças e crises alérgicas.

Doenças dermatológicas

secar roupas em dias de chuva

Já para quem usa as roupas molhadas ou úmidas, além do desconforto, há grandes chances de desenvolverem problemas de saúde, principalmente na pele. A umidade ao entrar em contato com o calor do corpo humano, cria um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Com isso, estes locais acabam mais propícios a desenvolverem doenças como micoses, principalmente na região íntima. Isso é prejudicial principalmente para as mulheres, que acabam ficando mais expostas ao desenvolvimento da candidíase, e nos homens há maior incidência de dermatite seborreica, que causa coceira e vermelhidão.

Mas então como evitar que as roupas fiquem úmidas ou molhadas em dias de chuva? Separamos abaixo alguns truques e dicas que poderão ajudar a resolver este problema.

Dicas úteis para secar roupas em dias de chuva

secar roupas em dias de chuva

Separação de roupas – com pouco ou quase nenhum espaço para secar as roupas dentro de casa, a primeira coisa a se fazer é separar as roupas. Dê preferência para lavar as peças que são utilizadas todos os dias. Deixe as demais para quando os tempos ensolarados voltarem.

Improvise um varal – duas cadeiras e um cabo de vassoura já são mais que suficientes para se ter um varal improvisado. Com isso, basta desocupar um espaço dentro da casa ou apartamento arejado, com boa circulação de ar para colocá-lo e deixar as roupas secarem.

Cabides – outro truque para secar as roupas em dias de chuva é aproveitar cabides para pendurar e espalhar peças de roupa como camisetas e blusas pela casa. Além de ganhar espaço e ajudar na secagem das peças, o cabide irá manter as roupas esticadas e com isso te poupar de ter que desamassar ou passar.

Ventilador – após pendurar e esticar bem as roupas procure deixar um ventilador ligado no ambiente, se possível diretamente nelas. A circulação do ar irá auxiliar sobretudo no processo de secagem, além de evitar o acúmulo de umidade no ambiente, ajudando a diminuir o mau cheiro que pode ficar no cômodo.

Toalha seca – é estranho, mas esta dica poderá te salvar em uma emergência. No caso de peças molhadas que sejam mais pesadas ou que exigem certa “urgência” na secagem, como calças jeans, camisas e uniformes, enrole a roupa em uma toalha seca e pressionando ela por um tempo. A toalha vai sugar a umidade da peça e com isso a secagem no varal ou cabide ocorrerá sobretudo mais rapidamente.

Em momentos de aperto, ou de roupa molhada, nada como deixar a imaginação rolar solta e improvisar para garantir que as peças estejam sequinhas e prontas para o uso.