Dicas para limpeza das lentes de óculos de grau e de sol

  • Cuidados com os seus óculos
  • O que usar para a limpeza dos seus óculos?
  • Sabão neutro pode ser utilizado?

Os óculos são itens que estão presentes na vida de praticamente toda pessoa. Seja na forma de um acessório que irá compor um look, uma ferramenta de trabalho que irá proteger os olhos ou para corrigir algum grau de desvio ocular. Por isso trouxemos aqui algumas dicas para limpeza das lentes.

Leia mais

Dicas para secar roupas em dias de chuva

Veja os perigos do uso da soda cáustica

Independente do uso que você dê para os seus óculos, para garantir a conservação e durabilidade, principalmente das lentes, existem alguns cuidados que devem ser seguidos à risca.

Lentes manchadas, com pó ou detritos são um problema recorrente, principalmente para quem os utiliza a maior parte do dia. É preciso atenção com os produtos que utiliza para fazer a limpeza, pois caso utilize o item errado, poderá causar arranhões na lente que irão atrapalhar completamente a visão.

Dicas para limpeza das lentes de óculos: manuseio

Antes de cuidar das lentes, é preciso ter cuidado com o modo que se manuseia os óculos. Nunca apoie eles com as lentes viradas para baixo, pois qualquer movimento poderá riscar ou até mesmo trincar as lentes.

Evite dormir ou cochilar utilizando-os, pois além de desconfortável, você pode acabar entortando e danificando a armação.

Outra coisa que pode parecer boba, mas causa transtornos é, por incrível que pareça, utilizar os óculos na cabeça ou pegá-los apenas por uma das hastes. Em ambas as situações, além do risco de queda, ao segurá-lo por uma das “pernas”, você pode acabar afrouxando o ajuste que é feito para que ele caiba confortavelmente no seu rosto e não escorregue pela cabeça.

A limpeza também é um ponto importante para manter a conservação dos óculos. Confira a seguir algumas dicas para limpeza das lentes com produtos que são excelentes para manter as lentes em dia. São dicas tanto para os óculos de grau ou de sol.

Sabão neutro

A mais fácil e eficiente maneira de se limpar dos óculos é utilizando água e sabão. Porém, a preferência é a de que se utilize os sabonetes líquidos neutros ou sabão de coco. Isso, pois as lentes são as partes mais sensíveis, e alguns produtos químicos podem danificá-la permanentemente.

Aplique algumas gotinhas do produto na lente e com as mãos limpas, esfregue delicadamente utilizando os dedos (cuidado para não passar as unhas!). Após isso, coloque os óculos embaixo da torneira e deixe que o jato de água retire todo o sabão. Deixe secar sozinho em local arejado.

Dicas para limpeza das lentes: lenço umedecido

Dicas para limpeza das lentes de óculos

Existem lenços umedecidos próprios para a limpeza de lentes e até telas de aparelhos eletrônicos. Eles podem estar sendo facilmente encontrados em óticas e relojoarias.

O indicado é que seu uso seja feito em situações em que a água e o sabonete neutro não estejam disponíveis, como fora de casa, e podem ser carregados facilmente na bolsa ou mochila, evitando assim que você utilize suas roupas para limpar os óculos e acabe por danificá-los.

Dicas para limpeza das lentes: lenço de microfibra e spray de limpeza

Dicas para limpeza das lentes de óculos

Sempre que você compra um par óculos, seja de grau ou sol, ele vem acompanhado de um lenço de microfibra. Estes lenços sozinhos, além de evitar que o produto risque no transporte dentro da caixinha, também é a melhor opção na hora de realizar a limpeza.

Mas caso a lente esteja muito suja com manchas mais difíceis de sair do que o pó (marcas de dedo, por exemplo), só o lenço a seco pode não resolver o problema.

Para isso, utilize um spray de limpeza que é vendido nas óticas, pois ele é um excelente desengordurante e não irá danificar as lentes. Basta uma espirrada do produto em cada lente e isso será suficiente para eliminar as manchas com o lenço.

Por fim, um cuidado extra que se pode ter é evitar deixar os óculos sujos por muito tempo. Após fazer ou utilizar maquiagens no rosto, por exemplo, faça a limpeza imediatamente, pois além do pó e detritos da maquiagem que podem sujar as lentes, eles podem cair nos olhos e causar irritações ou alergias.