Acetona: truques de limpeza com o produto

  • Os usos da acetona vão muito além de remover o esmalte
  • Remoção de manchas de tinta na madeira e no vidro
  • Limpando cabos de eletrônicos (USB e fone de ouvido)

Certamente você tem um frasco de acetona em casa, sobretudo se utiliza esmalte, mas você sabia que há inúmeros outros usos que podem ser feitos com o produto? Não? Descubra aqui alguns dos principais truques de limpeza que podem ser feitos com a acetona.

Leia mais

Ingredientes caseiros para vencer a caspa

Hábitos comuns de higiene que na verdade são errados

Se você só usa a sua acetona para remover o esmalte vai acabar se surpreendendo e muito com os usos que pode dar ao produto e como a mesma pode auxiliar nas limpezas do dia a dia.

De maneira prática, a acetona consiste em um produto inflamável e orgânico, solúvel em água com rápida capacidade de evaporação. Se você já derrubou um frasco de acetona sabe bem do que estamos falando.

Embora seja realmente vendida sobretudo para a remoção do esmalte a mesma possui uma série de outras utilizações que queremos compartilhar com você nesse momento.

A única recomendação em relação ao uso da acetona acaba sendo justamente não se aproximar do fogo uma vez que a mesma é inflamável.

Acetona: truques de limpeza com o produto – remoção de tinta em madeira ou vidro

Acetona truques de limpeza

Essa acaba sendo uma das mais corriqueiras atribuições do uso da acetona, remoção de manchas de tinta em madeiras e igualmente em vidro.

Se você realizou a pintura de um determinado espaço e acabou sem querer pintando o batente ou o vidro da janela, com a aplicação de um pouco de acetona com algodão pode ajuda a eliminar a mancha completamente. Essa dica ajuda e muito sobretudo se você não tíner por perto.

No caso da madeira, após a remoção da tinta, caso a aplicação do produto o material fique levemente esbranquiçado aplique um pouco de lustra móveis ou óleo de peroba.

Removendo cola adesiva com acetona

Quem diria não é mesmo? A acetona pode te ajudar em inúmeras coisas que vão muito além da remoção do esmalte.

Sabe quando você decide aproveitar um frasco de embalagem, mas o mesmo fica cheio de cola do rótulo? A acetona pode ajudar a retirar o restinho da cola que fica. Para isso basta unicamente aplicar um pouco de acetona no algodão e esfregar delicadamente principalmente na região com resíduos de cola.

Desencardir fone ou cabo USB

Acetona

Cabos USB e fones de ouvido ficam bem encardidos ao longo do tempo, não é mesmo? Aliás, se você os utiliza diariamente eles ficam encardidos com muita facilidade, mas a acetona truques de limpeza pode te ajudar a limpá-los de maneira adequada.

Para isso basta aplicar sobretudo um pouco da solução no algodão e deslizar pelos cabos delicadamente para não forçá-los. Você terá cabos brancos novamente. Para cabos pretos também acaba sendo uma alternativa para deixá-los mais limpos.

Acetona: truques de limpeza – remoção de Super Bonder

Acetona truques de limpeza

Você já utilizou a super cola Super Bonder e acabou com os dedos com resíduos de cola? Ou pior ainda, utilizou a super cola a acabou colando a pele? Para ambas as situações a acetona vai te ajudar. No caso dos resíduos acaba sendo bem mais fácil a remoção. Basta aplicar um pouco de acetona no local e delicadamente ir esfregando para que descole sem tanto atrito.

Para ocorrências em que os dedos possam estar colados, o ideal é aplicar um pouco de acetona no ponto de união entre os dedo e igualmente realizar movimentos suaves para tentar separá-los. Pode ser que não ocorra de imediato e seja necessário a aplicação de mais acetona. Lembre-se sempre de concentrá-la sobretudo na região onde os dedos estão unidos.