Hábitos comuns de higiene que na verdade são errados

  • Mesmo cuidando da higiene pessoal você tem ao menos um destes hábitos
  • Usar cotonete para limpar os ouvidos é um hábito prejudicial
  • Onde você deixa as suas calcinhas secarem?

Certamente você deve fazer alguns destes hábitos comuns de higiene aqui, se não todos, afinal, eles estão enraizados em nossa cultura e são passados adiante sem muito questionamento. Mas o fato é que são hábitos que são errados e até mesmo prejudiciais.

Leia mais

Cuidados essenciais com a área dos olhos

Guardar cebola cortada faz mal, mito ou verdade?

Por mais limpinho que você seja, ou tente ser, descuidos na hora de manter a higiene pessoal podem ocorrer e muitas vezes são desencadeados porque repetimos comportamentos que foram passados para nós há muitos anos e nem mesmo nos perguntamos se poderia ser diferente. Isso não quer dizer necessariamente que estes hábitos comuns de higiene que você faz vão te adoecer, mas os riscos existem se você os faz com frequência.

Mas deixemos de rodeios, que muito provavelmente você deve estar tremendamente curioso nesse momento, não é mesmo?

Hábitos comuns de higiene: Usar cotonete para limpar os ouvidos

Certamente você já deve ter em algum momento da vida utilizado desse pequeno objeto para retirar o excesso de cera do ouvido. Na verdade, o hábito de usar cotonete para limpar os ouvidos acaba sendo o mais comum de todos quando o assunto consiste em higiene pessoal e, na verdade, ele está extremamente errado. Por quê?

Os médicos recomendam que a orelha tenha sua limpeza feita unicamente com a toalha de banho. Utilizar o cotonete pode resultar em danos no tímpano e isso pode provocar danos na capacidade auditiva. Um problema realmente bem sério aliás.

Usar palitos de dente

hábitos comuns de higiene

Você usa palitos de dente para eventualmente tirar uma coisa ou outra que ficou entre um dente e outro? Pois, saiba que esse consiste em mais um dos hábitos comuns de higiene que, na verdade, está errado. Os palitos vulgarmente conhecidos ou chamados como palitos de dentes Não tem essa função de limpar os dentes, eles servem unicamente para pegar um petisco ou para fechar uma carne recheada.

O ato de palitar os dentes pode parecer resolver o problema de sujeira entre os dentes, mas ele pode, na verdade, apenas empurrar o alimento para dentro da gengiva, o que pode trazer uma série de problemas. Além disso, o palito pode machucar a gengiva e gerar inflamações.

Deixar calcinha secando no banheiro

hábitos comuns de higiene

Esse costuma ser um comportamento muito comum entre as mulheres. Lavar a calcinha no chuveiro e deixar a peça secando em um varal adaptado dentro do próprio banheiro. Mas esse consiste em um dos hábitos comuns de higiene que, na verdade, está errado.

Tudo bem lavar a calcinha no chuveiro, o problema está em deixar a peça secar no próprio banheiro. Como consiste em um ambiente quente e úmido as chances de proliferação de fungos e bactérias no tecido acaba sendo extremamente elevada.

Possíveis fungos e bactérias que se desenvolvem no tecido acabam entrando no organismo e podem trazer sérios problemas de saúde. Mesmo lavando no chuveiro, coloque-a para secar em um outro local, preferencialmente seco e arejado.

Hábitos comuns de higiene: deixar a escova de dentes na pia

hábitos comuns de higiene

Após escovar os dentes onde você deixa a sua escova? Na pia? Mesmo que pareça que você está tendo uma excelente ideia para manter a sua escova arejada essa pode não ser uma boa opção.

O ideal acaba sendo que a escova de dentes fique pelo menos a dois metros de distância do vaso sanitário e longe igualmente do contato com a escova de outros moradores da casa. Deixe sua escova no armário, um local seco e arejado.