Casa mais sustentável: veja dicas de como obter

  • Atitudes simples também fazem toda a diferença
  • Casa mais sustentável com dicas simples
  • Aparelhos eletrônicos devem ficar desconectados da tomada, saiba porquê

Ter uma casa mais sustentável não é uma coisa de outro mundo, pelo contrário. Com a adoção de alguns hábitos simples você e toda a sua família poderão se tornar mais amigos do meio ambiente. Quer descobrir como? Vem com a gente.

Leia mais

Benefícios do boldo: conheça como usar essa planta

Tratamento caseiro para pontas duplas; diga adeus ao problema

Ao contrário do que muita gente pensa, preservar o meio ambiente e ser amigo da natureza não envolve grandes atos. Você pode ser amigo do meio ambiente e ajudar em sua conservação com atitudes simples, mas que ajudam bastante e fazem toda a diferença.

Você já ouviu que toda grande mudança começa com um pequeno gesto? Ou ainda que você deve ser a transformação que você quer ver no mundo?

Essa é a ideia aqui, pequenas atitudes que você pode colocar em prática para ajudar na preservação do meio ambiente e principalmente na preservação dos recursos naturais.

Casa mais sustentável: use lâmpadas led

Como são as lâmpadas da sua casa? Já são lâmpadas led?

As lâmpadas led apresentam economia de até oitenta por cento em relação as lâmpadas tradicionais que estamos acostumados. O melhor é que essa economia não compromete a luminosidade apresentada pela lâmpada. Ou seja, além de gastar menos energia do que as lâmpadas tradicionais as lâmpadas de led garantem a mesma capacidade de iluminar.

Além de ser mais durável e sobretudo gastar menos energia essas lâmpadas possuem menos componentes que quando descartadas acabam por trazer problemas para o meio ambiente. As lâmpadas de led possuem menos filamentos de fios metálicos e menos mercúrio em sua composição.

Separação do lixo

Casa mais sustentável

Muita gente pensa em realizar a separação do lixo, mas, na prática, não o faz seja por preguiça ou simplesmente por acreditar que não ajuda muito. Mas ambos os pensamentos estão errados. Você pode separar o lixo orgânico do reciclável apenas colocando uma segunda lixeira na cozinha e isso ajuda e muito o meio ambiente e ajuda a tornar a sua casa mais sustentável.

Segundo dados da cidade de São Paulo, houve um aumento em 2020, de cerca de trinta e cinco por cento de pessoas separando o lixo e isso reduz significativamente a quantidade de lixo que vai principalmente para o aterro sanitário. Você pode contribuir começando a fazer a separação do seu lixo em casa. Você nem vai gastar muito para fazer isso, pelo contrário. É tão simples quanto fácil. Você separa o lixo no próprio momento do descarte.

Para o lixo orgânico, se você tem tempo, pode investir na compostagem, que consiste em um aproveitamento dos nutrientes do lixo orgânico para transformação em adubo para plantas.

Reutilize a água da máquina de lavar

A água é um bem escasso, sabemos bem disso, e aproveitar de meios para reutilizá-la é excelente. Como o processo de lavagem de roupas gasta uma quantidade considerável de água, viabilizar meios de reaproveitá-la acaba sendo uma alternativa importante. A água da máquina pode ter aproveitamento para lavar principalmente o quintal ou ainda para lavar a própria lavanderia.

Casa mais sustentável: cuidado com os aparelhos eletrônicos a noite

Casa mais sustentável

Tem gastado muita energia elétrica e gostaria de economizar? Os aparelhos eletrônicos mesmo desligados, quando conectados na tomada consomem energia elétrica. Assim sendo, a recomendação é que todos sejam desconectados durante a noite para reduzir o consumo. Isso afetará não somente o seu bolso, mas o meio ambiente também, tornando a sua casa mais sustentável.

Se for sair de casa também acaba sendo interessante sobretudo desconectá-los da tomada para reduzir os custos e cuidar do meio ambiente.