Benefícios do boldo: conheça como usar essa planta

  • Conhecendo um pouco dessa importante planta medicinal
  • Benefícios do boldo que você precisa conhecer
  • O boldo na intolerância alimentar

O boldo é uma planta medicinal muito conhecida em algumas regiões do nosso país e apresenta benefícios muito interessantes que gostaríamos de apresentar a você hoje. Os benefícios do boldo vão muito além do que você pode imaginar, está preparada para descobrir?

Leia mais

Tratamento caseiro para pontas duplas; diga adeus ao problema

Box do banheiro: cuidados para evitar acidentes

O boldo consiste em uma planta medicinal que possui ativos tais como o ácido rosmarínico e a boldina que acaba sendo muito utilizada em remédios caseiros para o fígado, mas as suas propriedades vão muito além disso.

Possui além de suas propriedades hepáticas e digestivas, propriedades anti-inflamatórias e ainda sobretudo capacidade antioxidante, o que nos faz olhar para essa planta com outros olhos dada a sua incrível capacidade de ser usada como remédio caseiro.

Há dois tipos comuns de boldo que você pode encontrar. Um deles se faz o boldo verdadeiro ou boldo do Chile que você adquire em lojas de produtos naturais. Ele pode vir a ser comprado tanto em natura desidratado, em folhas secas ou em sachê e o boldo falso ou brasileiro. No caso deste segundo ele está sendo amplamente cultivado no Brasil sendo dessa maneira mais facilmente encontrado.

Apesar dos benefícios que mencionaremos abaixo se faz necessário destacar que o boldo pode apresentar efeitos negativos substanciais quando usado em excesso sobretudo por tempo superior a vinte dias. Isso independe da variação escolhida para administração.

Outra importante contraindicação do boldo diz respeito ao seu uso por mulheres grávidas. Ele não deve ser administrado por mulheres grávidas e igualmente por pessoas com pedras na vesícula ou com hepatite crônica.

Sem mais rodeios vamos conhecer alguns dos principais benefícios do boldo e porque você deveria incluir um chazinho dessa planta em sua rotina.

Benefícios do boldo: estimular o melhor funcionamento do fígado

5216cb1c03a6e5cb46a0504d71b195f7

Como mencionamos no início um dos benefícios do boldo acaba sendo justamente sobre o fígado e você pode optar tanto pelo boldo do Chile quanto pelo boldo brasileiro. Quando consumido ele auxilia na produção de bile que por sua vez estimula o funcionamento do fígado.

Por conta dessas propriedades ambos os tipos de boldo acabam sendo comumente utilizados em casos onde há problemas no fígado. Desde que haja a manifestação de sintomas como dor, mal-estar e suor frio.

Melhora o processo digestivo

pexels-karolina-grabowska-4498174

Quando consumido como chá antes das refeições o boldo tem a capacidade de melhorar todo o processo digestivo do indivíduo, podendo ser um importante alívio para quem sofre costumeiramente com problemas digestivos.

Por conta da boldina presente em sua composição o boldo estimula a produção de bile que por sua vez atua no processo de digestão de gorduras.

Benefícios do boldo: interação na intolerância alimentar

pexels-andrea-piacquadio-3771115

Viver com intolerância alimentar não acaba sendo nada fácil. Mas você sabia que um dos benefícios do boldo pode melhorar os efeitos colaterais advindos de um episódio de intolerância alimentar? Com o consumo do chá de boldo se faz possível aliviar as cólicas intestinais, gases e má digestão desde que sejam desencadeados pelo consumo de algum alimento que você seja alérgico.

Efeito calmante

pexels-tatiana-syrikova-3975580

O boldo também possui propriedade calmante sendo uma excelente opção para quem eventualmente não goste de chás como o chá de camomila ou de melissa, por exemplo.

O boldo é uma planta aromática com cheiro que se assemelha bastante ao do hortelã com capacidade de promover o relaxamento e o efeito calmante.

Se mesmo assim você ainda não se sentir à vontade para consumir um chá de boldo você pode optar pelo banho de imersão. Ele possui os mesmos efeitos.