Box do banheiro: cuidados para evitar acidentes

  • O tipo do vidro faz toda a diferença
  • A abertura do box é importante para garantir mais segurança
  • Escolha a espessura atentamente

O box do banheiro dá um charme sem igual para o banheiro, mas o que pouca gente sabe é que se faz necessário a adoção de alguns cuidados especiais quanto a manutenção dos vidros para evitar acidentes.

Leia mais

Artrite e artrose: diferenças e tratamentos indicados

Mindful eating: o que é, quais os benefícios e como praticar?

O box de vidro presente nos banheiros tem uma grande aceitação nos lares brasileiros. Com tal o número de casos que o tem instalado acaba sendo bem elevado. Eles são realmente muito bonitos e garantem praticidade na hora da limpeza, sem contar que com os devidos cuidados são altamente duráveis.

Mas justamente quando falamos de cuidados, é preciso que tenhamos atenção redobrada para evitarmos acidentes, inclusive acidentes graves, envolvendo ferimentos. Para evitar que tais ocorrências ocorram se faz necessário que saibamos como de fato nos prevenir com a adoção dos melhores procolos. Por isso, para te ajudar resolvemos trazer os cuidados que você deve ter com o box do banheiro.

Box do banheiro: cuidado ao escolher o produto

Você sabia que o box do banheiro conta com diferentes vidros que podem servir de base para a confecção dele? Determinados materiais podem apresentar maior resistência enquanto outros podem apresentar uma resistência e consequentemente durabilidade menor.

Os materiais mais comuns para a confecção do box acabam sendo o vidro temperado, o não temperado e também o vidro laminando. No caso do vidro temperado ele consiste no material mais utilizado em todo o país. Em caso de acidentes ele tende a se quebrar em partes muito pequenas que podem acabar ferindo a pele.

As partes são menores que as partes do vidro não temperado quando se parte.

Por falarmos nele, o vidro não temperado ele não é indicado para ser utilizado, embora seja possível de ser encontrado. Ele não está aprovado pelos padrões da ABNT sendo extremamente perigoso, podendo causar muitos riscos a sua família.

Temos ainda o vidro laminado que acaba sendo o material mais seguro que você pode escolher para o box do banheiro. Consiste em duas placas de vidro unidas por uma lâmina bem resistente. É também mais caro.

Escolha a melhor abertura para o box do banheiro

box do banheiro

A abertura para o box do banheiro também garante ou não segurança para todos. Por exemplo, você pode optar tanto pela abertura de correr quanto pela abertura de empurrar.

Se você não tem muito espaço a opção de correr acaba sendo a melhor alternativa. Isso evita que o vidro eventualmente venha a bater em alguma coisa e se parta.

A quebra do box pode vir a ocasionar muitos acidentes com grau de gravidade diferenciados.

Atenção a espessura do box

Muitas pessoas não dão a devida atenção a espessura do box. Essa escolha acaba passando despercebida, mas ela afeta diretamente a segurança do box e também o preço e o seu peso.

Por exemplo, um box com espessura mais larga acaba sendo mais seguro, mas em compensação se faz igualmente mais pesado e mais caro.

Se a pessoa que for manuseá-lo for fraca por ser jovem, idosa ou ter qualquer outra limitação, acaba sendo indicado optar por uma espessura mediana.

Aumente ainda mais a sua segurança

box do banheiro

Se você optou pela utilização do vidro temperado para elaboração do box do seu banheiro você pode aumentar ainda mais a sua segurança.

Uma dica de ouro acaba sendo aplicar uma película nos dois lados do box. A aplicação dessa película garante que caso o vidro venha a se partir ele não se quebre em pedaços cortantes que possam ferir.

Essa película tem por obrigação a troca anualmente principalmente para melhor segurança.